sexta-feira, 4 de outubro de 2013

CENTRO DE ESTUDOS INICIA VISITAÇÃO ESCOLAR NA USINA RIO VERMELHO


CENTRO DE ESTUDOS INICIA VISITAÇÃO
ESCOLAR NA USINA RIO VERMELHO



Para criar oportunidades dos estudantes vivenciarem a responsabilidade ambiental, o Centro de Estudos e Pesquisas Hidrológicos e Ambientais Rio Vermelho está iniciando o projeto de visitação à Urve - Usina Rio Vermelho de Energia. Na extensa área de 7,4 milhões de metros quadrados em Rio Natal, onde 88% são destinadas à preservação e estudos da fauna, flora e recursos naturais, funcionam atualmente uma CGH - Central Geradora de Energia e uma PCH - Pequena Central Hidrelétrica.
Para iniciar o programa, o Centro de Estudos está realizando visitas com os professores da rede municipal de ensino. Nesta terça-feira um grupo de mais de 30 professores de história e geografia visitaram o local. A primeira visita aconteceu na semana passada, envolvendo 20 professores de ciências. A programação da visita permite conhecer as estruturas físicas e a estação meteorológica.
Durante uma palestra, foi apresentado o “Programa de Educação Ambiental”, a importância da geração de energia limpa, a descrição de cada estrutura de uma PCH, os recursos hídricos, a fauna e flora da região e o histórico de ações socioambientais. O programa segue as premissas da Confederação das Nações Unidas, quando em 1972 tratou do tema como fundamental para todas as classes sociais, seguindo com conceitos da legislação federal de 1999 que trata a Educação Ambiental como disciplina transversal. Os professores receberam material do professor e folder orientativo da visitação.


Visitas de estudantes

O agendamento é de uma turma por semana monitorada pelo biólogo da Usina Rio Vermelho, que abordará com os estudantes diferentes módulos de ensino. A visita inicia com breve palestra e atividades no Centro de Estudos, dinâmicas externas com interação de mente e corpo físico, com atividades criadas pelo naturalista Joseph Cornel em 1979. Outro núcleo de aprendizado é a trilha com portal em eucalipto tratado e placas de identificação da fauna e flora da região de ecótono entre Floresta Ombrófila Densa e Floresta Ombrófila Mista.
As placas que identificam a fauna são com fotos da própria URVE, capturadas com armadilhas fotográficas, disparadas com sensor de presença, metodologia que está sendo ampliada na forma de pesquisa e monitoramento da fauna. O término da visita ocorre na barragem Ambursem da PCH Rio Vermelho, com observação da estação pluviométrica e limnimétrica, garra de limpeza, tomada d’água e conduto adutor. As outras estruturas são visualizadas na apresentação, como a chaminé de equilíbrio, o  conduto forçado e a casa de máquinas com duas turbinas tipo Francis.

Fonte: Jornal Tribuna e Jornal Evolução