segunda-feira, 13 de maio de 2013

Preocupação com eventos esportivos na APA, 4X4 e motociclismo como o BANANALAMA de Corupá



Preocupação com os eventos esportivos na APA
 
Magno Bollmann afirma que eventos que percorrem região acabam degradando a natureza

Luzardo Chaves (Jornal A Gazeta 10/05/2012 número 5002)

São Bento do Sul
Uma preocupação extra para os ambientalistas de São Bento o Sul está nas competições esportivas que passam pela região de preservação da cidade. Tendo a frente o ex-prefeito Magno Bollmann, uma ação efetiva está em andamento.
Anualmente são realizadas, pelo menos, duas provas esportivas passando pelas regiões preservação de Rio Natal. Um dos eventos está entre os maiores do mundo. Trata-se do Bananalama, enduro de motocicleta que passa pelas regiões de mata de São Bento e Corupá, mas deixando um rastro que pode comprometer as áreas mantidas em preservação. Outros eventos de enduro com veículos 4x4 também preocupam a população.
Segundo Bollmann, as unidades de preservação foram criadas através do consórcio Quiriri, que conta com a participação de quatro municípios, sendo São Bento do Sul, Rio Negrinho, Corupá e Campo Alegre. Um conselho gestor foi efetivado para participar das ações de fiscalização e gestão da áreas, a fim de garantir tanto a preservação quanto a sustentação , através das regras impostas pelo plano de manejo. “Essas competições, embora positivas para a região e para o esporte, acabam trazendo algumas consequências desastrosas para o meio ambiente. O barulho exagerado espanta os bichos comuns ä região , além de causar uma série de danos tanto para as estradas quanto aos moradores, que já tiveram problemas com atropelamento de animais domésticos”, destaca o ex-prefeito.
Um trabalho visando conscientizar os prefeitos e vereadores da região ocorre através do Consórcio Quiriri. “Estamos intensificando a mobilização, através da distribuição de um folder informativo para chamar a atenção das autoridades. Existem regulamentos para asa áreas de preservação ambiental e elas precisam ser seguidas ä risca, sob pena de deixarmos correr e termos uma situação desastrosa para o meio ambiente da nossa região, destaca Magno.
MANUTENÇÃO
Dentre as preocupações dos agente ambientais, está a sequência da mão de obra manual para a manutenção das estradas do interior nas regiões de proteção. Foi estabelecido que as patrolas podem passar apenas uma vez ao ano, a fim de evitar a descaracterização das vias onde, segundo Magno Bollmann, cabe apenas um veículo por vez. “Quando acontecem esses  eventos fica difícil transitar nos locais de preservação. Infelizmente acarreta muitos prejuízos para as estradas”, lamenta.







A expectativa do ex-prefeito é que as equipes de organização desses eventos busquem outras alternativas para a sequência das provas de motocicletas e veículos 4x4. ‘entendo que o esporte é salutar para tidos, mas precisamos saber que a preservação ambiental tem uma função específica, que são as garantias da vida  de toda fauna e flora da região”, segue.
ANOS DE TRABALHO
O ambientalista destaca que o trabalho desenvolvido há 16 anos na região mostra resultados positivos, com o aumento  em algumas espécies de animais, a criação de Centro de Estudos e Pesquisas, e a viabilização de um posto avançado de Polícia ambiental para a região. São conquistas que em seu entendimento, vêm ajudando a enriquecer ainda mais a região com suas belezas naturais. “Quem quiser consultar o plano de manejo, ele está disponível em vários pontos públicos e nas universidades. Temos previsto zonas de conservação que não podem ser agredidas. Mas, para garantir que tudo isso aconteça, temos que tomar uma providência urgente quanto aos eventos esportivos”, encerrou.