quinta-feira, 2 de maio de 2013

FUNDAMENTOS DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL QUIRIRI



FUNDAMENTOS DO CONSÓRCIO

            É notório que o Consórcio é responsável pela grandiosidade dos resultados de preservação do meio ambiente, pelo desenvolvimento da cultura em práticas eficientes em prol da conservação e da qualidade de vida. Com a definição do Consórcio se visualizou a necessidade de atendimento  dos caminhos para realização de projetos  numa metodologia eficiente, norteadora na adoção de quatro tópicos que delineiam a supremacia e o atendimento de ações ecoeficientes em prol da vida e manutenção do ecossistema, definida como prioridades:




1. A Bacia Hidrográfica como unidade de Planejamento Ambiental Participativo. Compreende-se que, pela formação dos acidentes de relevo e as manifestações das nascentes, que com seus afluentes drenam para rios maiores formam um grande complexo de interação e continuidade, sendo os benefícios compartilhados por diferentes comunidades, sendo a preservação dos recursos hídricos um interesse coletivo.

2. Suprapartidarismo Político. Define e compreende que  o interesse socioambiental deve estar acima de qualquer interesse exclusivamente político-partidário, e que somente a ação conjunta sem idealismos individualizados, pode garantir a sustentabilidade administrativa e as retenções conjuntas de preservação e do desenvolvimento sustentável.

3. Limites Naturais Ambientais. Define que o meio ambiente não apresenta marcação por divisas de propriedades ou municípios. E reconhece que os recursos naturais integram o ecossistema além dos limites interpretados pelo homem, sendo seus benefícios de uso e direito, ou ainda, o de proteção, um direito de todos.

4.Ações Participativas: Sociedade Civil mais Instituições Públicas. Inspira a importância de todos atores sociais estarem unidos e delineados em um único propósito, um único interesse, somados as parcerias com o  poder público. Esta integração traz um conjunto de resultados primando pela melhoria contínua do meio ambiente e a qualidade de vida.

Fonte: Livro "MAIS QUE UMA GOTA" Autor: Magno Bollmann
Colaboradores: Marcelo Hübel e Donald Malschitzky