terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Mais proprietários aderem ao programa do PSA

14/12/2011

Mais proprietários aderem ao programa do PSA

Com o objetivo de preservar as margens do Rio Vermelho/Humbold e consequentemente conservar as águas que abastecem São Bento do Sul foi criado o programa PSA – Pagamento por Serviços Ambientais.


Com o objetivo de preservar as margens do Rio Vermelho/Humbold e consequentemente conservar as águas que abastecem São Bento do Sul foi criado o programa PSA – Pagamento por Serviços Ambientais. No mês de junho os primeiros onze proprietários que aderiram ao programa receberam os valores correspondentes. Nesta quinta-feira, dia 15, mais sete inscritos assinam convênio. O pagamento acontece no auditório do Samae – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, às 10h.

Para o prefeito Magno Bollmann a concretização do programa PSA valorizando as propriedades que visam a preservação das margens do Rio Vermelho/Humbold é uma conquista de todos os São-bentenses. “É um projeto de visão a longo prazo. A preservação é necessária para garantir a qualidade e volume de água necessário para continuar abastecendo o município”, ressalta.

Desde o lançamento diversos municípios já se mostraram interessados em conhecer o projeto. “Recebemos visitas de municípios de diversos Estados que buscam informações sobre a implantação do programa. Estudantes também procuram orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos”, acrescenta o diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel.

O primeiro pagamento realizado em junho para onze proprietários totalizou R$ 8.646,37. Os valores repassados seguem uma lista de benfeitorias realizadas na propriedade, sobre as quais a propriedade recebe pontuação definindo o total a receber. “Nesta segunda etapa serão pagos mais sete proprietários inscritos no programa, o que resulta em mais de R$ 11 mil repassados através do PSA em 2011”, comemora o presidente do Samae Geraldo Weihermann.

Para 2012

O diretor de Meio Ambiente afirma que para o próximo ano o PSA ganhará novas ferramentas. “O objetivo é ampliar o programa dentro da Bacia do Rio Vermelho baseado no modelo de formulação de pontuação efetuado pela Fundação o Boticário, apoiadora do programa”, disse Marcelo acrescentando que já existem estudos para a extensão do PSA para o Rio Banhados e o Rio Negrinho 2.

Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski–MTB/SC 3902-JP
47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br