sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Dois anos do programa interno da Prefeitura denominado ECOATITUDE




PREFEITURA DE SÃO BENTO DO SUL

Prefeito: Magno Bollmann
Vice-Prefeito: Flávio Schuhmacher

Secretaria de Planejamento e Urbanismo
Secretário: Mauro Osowsky
Departamento de Meio Ambiente
Diretor: Marcelo Hübel

Dezembro de 2009





APRESENTAÇÃO
As premissas de desenvolvimento sustentável são trabalhadas em todos os setores e classes sociais, não é possível crescer economicamente ou socialmente sem considerar as devidas atenções de mitigação e minimização dos impactos causados pelas atividades produtivas ou até mesmo das ações antrópicas inerentes do cotidiano. As forças de interferência no meio ambiente ocorrem em todas as formas de manifestação, sendo na vida pessoal nas residências, no convívio social, pelos orgão públicos e pelo crescimento da economia das indústrias e comércio. Não existe desenvolvimento sem impacto ambiental, mas estes devem ser analisados periodicamente visando a melhoria contínua no sentido de implementação ações para reduzir o impacto e ainda gerar benefícios ambientais. Após a ECO 92 ficou registrado no entendimento de todos que devemos: “Pensar global mar agir local”, neste evento foi muito discutido o desenvolvimento sustentável a inclusão social e os problemas atuais de degradação do meio ambiente. Atualmente colhemos os frutos deste evento que marcou a sensibilização das pessoas de entenderem o ser humano como integrante do meio ambiente. Situações óbvias que até então não tinham percepção de entendimento coletivo, hoje são trabalhadas de forma natural. O meio ambiente precisa de resultados concretos na soma de diferente atribuições para no somatório das atitudes corretas fazerem a diferença na preservação dos recursos naturais, solo, ar, água, fauna e flora e do próprio ser humano.


JUSTIFICATIVA
O setor público deve ser parte integrante das proposições de redução do impacto ao meio ambiente e da preservação dos recursos naturais. Deve adotar ações de responsabilidade social, econômica e ambiental.


OBJETIVO
A Prefeitura de São Bento do Sul deve motivar e disseminar entre os colaboradores do orgão público, a conscientização das práticas ecoeficientes, na adoção de bons princípios e valores, evitando o desperdício e o consumo exagerado, buscando a melhoria contínua na preservação do meio .


EIXO TEMÁTICO
As atividades serão direcionadas na forma de conscientização e valoração do engajamento das pessoas integradas ao programa.

Serão trabalhados dois eixos sendo:

1- Gestão de Resíduos

Os escritórios terão orientação em separar os resíduos adequadamente para adequar a disposição final, observando a utilização destes para a reciclagem. Também deve ser considerado que em muitos casos antes do processo de reciclagem deve-se preferir a redução e reutilização do resíduo.

2 - Uso Sustentável dos Recursos Naturais

O uso da energia elétrica e água ou ainda a emissão de gá carbônico, devem ser analisados e mitigados. A redução do consumo ou geração de perdas, transformadas em alternativas de ganho na melhoria da qualidade de vida devem ser valorizadas.

METODOLOGIA
Para o programa ser eficiente e eficaz, os colaboradores serão envolvidos com a problemática e a viabilidade de melhorar, na construção participativa de ações e atitudes que somam resultados e formam culturalmente a necessidade de mudar para melhorar. Contudo serão desenvolvidas diferentes linhas de trabalho visando o repasse de informações e premiações. As atividades de divulgação serão aplicadas na:

  • Coleta seletiva nos setores e intensificação da identificação dos resíduos
  • Valoração da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de São Bento do Sul.
  • Sensibilização de diretores e secretários
  • Utilização de lixeiras para carros.
  • Estimular e motivar continuamente as boas práticas ambientais em ações ecoeficientes.
  • Utilização de xícaras de cerâmica.
  • Utilização de lixeiras para separação de resíduos em pontos de referência.
  • Adquirir ou estimular, motivar e envolver os colaboradores pela valoração da inserção de produtos, fornecedores e serviços, envolvidos na adoção de praticas ecoeficientes.
  • Identificação das lixeiras por setor.
  • Isentivo na redução do consumo de combustíveis fósseis.
  • Folha de pagamento dos colaboradores com mensagens relacionas a preservação do meio ambiente.
  • Cartazes e materiais informativos nos setores com dicas de melhoria.
  • Informações mensais por e-mail com incentivo de aplicação dos 3Rs e mensagens relacionadas a preservação.
  • Concurso de compromisso de redução envolvendo a família dos colaboradores ao engajamento do programa.
  • Redução do desperdícios no consumo de água com adesivos nas torneiras, sensibilizando o usuário.
  • Redução do desperdícios no consumo de energia com adesivos nos interruptores, sensibilizando o usuário.


MATERIAL DE PROMOÇÃO





Escolha interna para votação da logomarca



CAPACITAÇÃO E EFEITO MULTIPLICADOR

Capacitação interna

Efeito multiplicador do programa - Hospital SBS

Capacitação interna


ALGUNS EXEMPLOS DAS MENSAGENS

ENVIADAS POR E-MAIL

AOS COLABORADORES DA

PREFEITURA DE SÃO BENTO DO SUL