terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann inaugura nesta sexta

15/12/2011

Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann inaugura nesta sexta

Em breve São Bento do Sul terá um espaço reservado à pesquisa e estudo ambiental. O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann inaugura nesta sexta-feira, dia 16. A solenidade tem início às 19h e contará com a presença de autoridades, apoiadores do projeto, estudantes e comunidade em geral.

Localizado no prédio do departamento de Meio Ambiente, na SC 301, esquina da Rodovia dos Móveis, conhecido como trevo do Mato Preto, o Museu Natural abrigará diferentes espécies de animais, insetos, plantas, minerais, entre outros. O acervo também será composto por mais de 450 fotografias da Área de Preservação Permanente – APA, imagens resultante do último concurso fotográfico realizado pelo departamento.


Proporcionar à população a oportunidade de conhecer detalhes sobre insetos, plantas e demais animais é um dos objetivos do projeto. “A criação do Museu Natural além de contribuir com pesquisadores e estudantes também terá função importante junto da comunidade gerando conhecimento e ampliando a visão favorecendo também a preservação”, ressalta o prefeito Magno Bollmann destacando ainda que o local será um atrativo turístico.

O espaço contará ainda com material de apoio ao estudante e interessados, através de artigos e publicações fornecidas por universidades e demais parceiros do projeto. “A intenção é agregar pesquisa e manter a universidade próxima do museu de forma que os estudantes possam deixar seus trabalhos de pesquisa para que sirva de apoio aos demais interessados que buscarem informações sobre o mesmo assunto”, explica o diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel.

Marcelo aposta no envolvimento das escolas de ensino fundamental e médio. “O museu terá função importante para complementar as pesquisas, os trabalhos de campo e principalmente por possibilitar o contato mais próximo dos estudantes com o meio ambiente”, frisa Marcelo. Através das parcerias o Museu Ornith Bollmann terá parte do acervo de forma itinerante, tendo suas peças expostas em outras cidades e recebendo parte do acervo de outros museus. “Este é mais um motivo para que as pessoas visitem o museu”, reforça Hübel.

Os visitantes poderão apreciar já na entrada do museu painéis em serigrafia que contém a história, tradição e cultura das borboletas e demais insetos. Uma sala climatizada está reservada aos lepidópteros. Nesta são mais de 2000 borboletas de diversas regiões do país. O museu conta ainda com sala de animais vertebrados, exposição de plantas secas, coleção de madeiras de espécies nativas da região, conchas e minerais.

Posto Avançado da Polícia Ambiental

Durante a solenidade de inauguração do Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann o prefeito Magno Bollmann assina o termo de cooperação com a polícia Militar Ambiental e Astran para atendimento e uso do posto avançado na unidade de conservação, localizada em Rio Natal.

Horário

O Museu Natural Ornith Bollmann terá atendimento ao público de segunda à sexta-feira no horário das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h, e nos sábados das 8h às 12h.
Fonte: Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski–MTB/SC 3902-JP

47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br