segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Viveiro produzirá 200 mil mudas

12/09/2011

Viveiro produzirá 200 mil mudas

Arborização urbana, distribuição de mudas ao produtor rural e em datas comemorativas. São esses os objetivos do viveiro de mudas que inaugura dia 18 de setembro, na Avenida dos Imigrantes.
Atender as demandas de consumo de mudas nativas para áreas de recomposição como as do projeto municipal de Pagamento de Serviços Ambientais, localizadas no Rio Vermelho. Recuperação de outras áreas degradadas no município. Arborização urbana, distribuição de mudas ao produtor rural e em datas comemorativas. São esses os objetivos do viveiro de mudas que inaugura dia 18 de setembro, na Avenida dos Imigrantes.

O viveiro, localizado no Parque Florestal do Samae, sendo de domínio e gestão da autarquia, apresenta capacidade de área para 250 mil mudas e deve iniciar com a produção de 200 mil mudas. Os investimentos foram de R$ 106.385,00, sendo recursos do Estado e contrapartida do município

A infraestrutura envolve um sistema moderno para atender as 4 etapas: Semeadura, germinação, crescimento e rustificação. Entre as principais instalações podemos citar a construção de alvenaria com escritório, uma ala para depósito de insumos, banheiro e uma área semiaberta para fazer a semeadura.

A estufa de plástico com estrutura de aço galvanizado garante uma aclimatação para as mudas com controle de temperatura e umidade. Fornece também condições apropriadas para proteção no inverno e a exposição intensa do sol, garantindo a germinação das sementes. A segunda estufa é em aço galvanizado coberto por sombrite, permitindo o crescimento adequado nos primeiros meses das mudas.

No final do processo as mudas são colocadas na área de rustificação em pátio aberto, com sistema de irrigação, mas diminuição da oferta de nutrientes, para se adaptarem as condições de campo. Todo sistema de estufas e área de rustificação são cobertos por brita. “Realizamos um projeto com o que existe de melhor no mercado e utilizamos a melhor tecnologia do segmento”, explica o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.

O viveiro também apresenta bandejas vazadas para colocar tubetes, tendo pelo menos dois tamanhos, sendo um sistema ideal para poda aérea da raiz e condução do sistema radicular. Já constam no depósito substrato de casca de pinus, fertilizantes e sementes de 5 espécies arbóreas nativas.



O projeto

O Departamento de Meio Ambiente desenvolveu o projeto para o viveiro de mudas contemplando uma área com cerca de 1000m². Os recursos são provenientes do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, do então Secretário Onofre Agostini, que confirmou ao prefeito Magno Bollmann a liberação dos recursos.

O convênio foi prorrogado e teve modificação do plano de trabalho, sendo aceito pela Secretaria de Desenvolvimento Regional. “Passamos por um processo demorado de trabalho, mas necessário para a concretização do projeto. Devemos agradecer pelo empenho de todas as pessoas envolvidas”, disse Hübel.

Marcelo destaca ainda que tramita na Câmara de Vereadores, projeto que define o viveiro como Viveiro Municipal Imigrante August König. “Ele foi um dos primeiros 70 imigrantes que chegaram em São Bento do Sul em 1873, sendo reconhecido como justa homenagem aos imigrantes, justamente no mês de aniversário da cidade”, explica o diretor.



FONTE: Prefeitura de São Bento do Sul – Viviane Miranda
47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br