domingo, 18 de setembro de 2011

Inauguração do Viveiro Imigrante August König

Equipe do Departamento de Meio Ambiente Marcelo Hübel; Danieli Veronezi, Carlos Arakaki, Mariane Rank Muchalski , Kelly e Jonas Fernando Engel

Estufa de Germinação


Pedro Füsrt

Sistema de Automação de Irrigação



Vive Prefeito Flavio Schumacher, Diretor Marcelo Hübel, Vereadora Nilva Larsen, Secretário Edimar Salomon, Prefeito Magno Bollmann e Presidente do SAMAE Geraldo Weihermann

Prefeito Magno Bollmann assindo a Lei Municipal de criação do Viveiro (Projeto lei Vereadora Nilva Larsen)



Diretor Presidente do SAMAE Geraldo Weihermann; Secretário Edimar Salomonn, Diretor  Marcelo Hübel, Vereadora e Presidente da Câmara  Nilva Larsen e Prefeito Magno Bollmann


Prefeito Magno Bollmann



Área de Rustificação seguido de Estufa de Sombrite e Estufa de Filme Plástico




Marcelo Hübel



20/09/2011

Com produção de 200 mil mudas, Viveiro Municipal é inaugurado

Localizado no Parque Florestal do Samae, na Avenida dos Imigrantes, o Viveiro tem como objetivos atender as demandas de consumo de mudas nativas para áreas de recomposição, recuperação de outras áreas degradadas no município, arborização urbana e distribuição de mudas ao produtor rural e em datas comemorativas.
Com a presença de diversas autoridades e da comunidade em geral, a Prefeitura de São Bento do Sul, inaugurou domingo, dia 18, o Viveiro Municipal Imigrante August König. Localizado no Parque Florestal do Samae, na Avenida dos Imigrantes, sendo de domínio e gestão da autarquia, o Viveiro tem como objetivos atender as demandas de consumo de mudas nativas para áreas de recomposição, recuperação de outras áreas degradadas no município, arborização urbana e distribuição de mudas ao produtor rural e em datas comemorativas.

Presente ao evento, o prefeito Magno Bollmann enalteceu o trabalho de todos que contribuíram para a entrega de mais uma benfeitoria à comunidade. “Esse viveiro é um antigo sonho que hoje tornou realidade. Agradeço ao empenho de todos. É um orgulho estar inaugurando algo que serve de exemplo para outros municípios”, disse.

O sistema de irrigação utilizado no viveiro é um dos mais modernos. “Através do computador é possível determinar a data, hora e a quantidade de água a ser jogada nas mudas. Realizamos um projeto com o que existe de melhor no mercado e utilizamos a melhor tecnologia do segmento”, explicou o presidente do Samae, Geraldo Weihermann.


O Viveiro

O Viveiro Municipal Imigrante August König, localizado no Parque Florestal do Samae, apresenta capacidade de área para 250 mil mudas e deve iniciar com a produção de 200 mil mudas. Os investimentos foram de R$ 106.385,00, sendo recursos do Estado e contrapartida do município

A infraestrutura envolve um sistema moderno para atender as 4 etapas: Semeadura, germinação, crescimento e rustificação. A estufa de plástico com estrutura de aço galvanizado garante uma aclimatação para as mudas com controle de temperatura e umidade. Fornece também condições apropriadas para proteção no inverno e a exposição intensa do sol, garantindo a germinação das sementes. A segunda estufa é em aço galvanizado coberto por sombrite, permitindo o crescimento adequado nos primeiros meses das mudas.

No final do processo as mudas são colocadas na área de rustificação em pátio aberto, com sistema de irrigação, mas diminuição da oferta de nutrientes, para se adaptarem as condições de campo. Todo sistema de estufas e área de rustificação são cobertos por brita. O viveiro também apresenta bandejas vazadas para colocar tubetes, tendo pelo menos dois tamanhos, sendo um sistema ideal para poda aérea da raiz e condução do sistema radicular.

Viveiro Municipal Imigrante August König

O nome foi dado para homenagear um dos primeiros imigrantes que chegaram em São Bento do Sul, em 1873. “August König foi um dos primeiros 70 imigrantes que chegaram no município, sendo reconhecido como justa homenagem aos imigrantes, justamente no mês de aniversário da cidade”, contou o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.

FONTE: Prefeitura de São Bento do Sul – Viviane Miranda
47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br



Placa de Inauguração Viveiro Imigrante August König