quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Reunião ANAMMA e CONSEMA


 


09/09/2011

Prefeito apresenta PSA e conquista espaço de representação na Anamma

A Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA, realizou a reunião de seus gestores em Jaraguá do Sul nesta semana.
A Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente – ANAMMA, realizou a reunião de seus gestores em Jaraguá do Sul nesta semana. São Bento do Sul foi convidado para apresentação do Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) - Produtor de Água do Rio Vermelho, programa que repassa valores econômicos aos proprietários de terras que preservam o manancial de água que abastece o município.

Na palestra dirigida para diferentes segmentos da sociedade organizada, o prefeito Magno Bollmann e o Diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel, relataram todas etapas do processo de implementação até o primeiro pagamento do PSA, que variou de R$ 336,00 a R$ 3020,00, conforme o desempenho da propriedade. O PSA já foi apresentado em outros eventos e atualmente é referência de boas práticas ambientais por diferentes segmentos.


Apresentação PSA  Prefeito Magno Bollmann e Marcelo Hübel
 

Em Jaraguá do Sul o PSA e outras ações ambientais foram reconhecidas por Mario Mantovani da S.O.S Mata Atlântica, Agnaldo M. De Lima presidente da ANAMMA, Aleiko e Cristiane Casini do CONSEMA e Secretária Jurídica da Anamma Nacional, entre outros entusiastas da área socioambiental que manifestavam sua opinião publicamente ou diretamente ao Prefeito.

No evento também foi montada uma estrutura de exposição com seis banners do PSA e mais de 10 banners do Consórcio Intermunicipal Quiriri, tendo ainda a distribuição de sacolas ecológicas contendo em seu interior folders de opções de turismo e vídeos: do Município, do PSA e do Consórcio. “São Bento do Sul é valorizada pelas ações ambientais e junto demonstramos o potencial turístico e econômico do Município”, disse Magno.


Na programação ocorreram outras apresentações e discussões: Política Nacional; Planos Municipais de Gestão de Resíduos Sólidos; Planos de Conservação e Preservação da Mata Atlântica; Consórcios Públicos para licenciamento ambiental e Resultado do I Seminário de Integração dos órgãos e conselhos municipais de meio ambiente do estado de Santa Catarina, entre outros assuntos de interesse da Associação.

O encontro foi finalizado com a eleição da Diretoria Anamma/SC e dos representantes dos Grupos de Trabalho. O Diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel foi nomeado em dois cargos sendo: Diretor ANAMMA da Região Nordeste/SC e integrante do GT Agroflorestal. “Temos que trazer a responsabilidade dos trabalhos para desenvolvimento da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. A ANAMMA apresenta relevante importância no cenário nacional, tendo atualmente seis cadeiras no CONAMA, e não podemos nos furtar de importantes decisões”, observou Marcelo Hübel.

Na reunião do CONSEMA o Prefeito Magno Bollmann compôs a mesa com os conselheiros e defendeu o licenciamento ambiental pelo Consórcio Intermunicipal Quiriri, reforçando a atenção no protocolo de solicitação da viabilidade da atividade, direcionando o tema para o Diretor Geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Vice-Presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA, Osmar Eduardo Santos. O assunto está em pauta na câmara técnica do CONSEMA estando em fase de analise, e deverá ter retorno em resposta direcionada ao Prefeito.

Fonte: http://www.saobentodosul.sc.gov.br/novo/noticia/10012


REUNIÃO ANAMMA E CONSEMA
Reunião dos Gestores Municipais de Meio Ambiente e da Reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente – Consema

Data : 06 de setembro de 2011
Horário : das 9h às 12h00 / das 14h às 17h00
Local : Restaurante Armalwee (2º piso)
Parque Malwee - Rua Wolfgang Weege, nº 770
Bairro Barra do Rio Cerro – Jaraguá do Sul/SC

Dentre os temas da programação destacamos os seguintes:
- Relato sobre os trabalhos realizados pelos representantes da Anamma Nacional e Anamma/SC, incluindo a apresentação da agenda nacional sobre a Política Nacional e Planos Municipais de Gestão de Resíduos Sólidos; Planos de Saneamento Básico; Planos de Conservação e Preservação da Mata Atlântica; entre outros;
- Pagamento por serviços ambientais - Regulamentação Estadual e Relato da Experiência do Município de São Bento do Sul;
- Consórcios Públicos para licenciamento ambiental - Relato de experiências, competências, constituição, dificuldades e benefícios;
- Assembleia e Eleição da Diretoria da Anamma/SC;
- Escolha dos representantes para o Consema, Fepema, Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho;
- Oficialização/Criação de Grupo de Trabalho para a Revisão da Listagem de atividades potencialmente poluidoras do Estado de Santa Catarina e elaboração de proposta de minuta de alteração/adequação da Resolução relacionada à Habilitação dos Municípios para o exercício do licenciamento ambiental de impacto local;
- Programa contínuo de capacitação e integração dos componentes dos conselhos e dos órgãos municipais de meio ambiente: apresentação da Carta de Araranguá; resultado do I Seminário de Integração dos órgãos e conselhos municipais de meio ambiente do estado de Santa Catarina; apresentação do Diagnóstico sobre os municípios catarinenses habilitados para o licenciamento de impacto local; e, entrega dos Certificados aos participantes do I Seminário.


Fonte: Convite ANAMMA




Abertura da Reunião ANAMMA - Coordenadora Jurídica da Fujama  e Secretária Jurídica da Anamma
Cristiane Casini
 - Prefeito Magno Bollmann - Secretária de Articulação do SISNAMA e representante da Anamma Nacional, Kátia Perobelli
 



Exposição PSA de São  Bento do Sul


Exposição do PSA de São Bento do Sul


Secretário de Meio Ambiente da PMSFS Dr. Claudio Tureck, Prefeito Magno Bollmann; Diretor SOS Mata Atlântica Mário Mantovani e Marcelo Hübel


Diretor de Meio Ambiente de SBS Marcelo Hübel, Secretário de Agricultura de Corupá Rubens Hafemann, Presidente do FUNDEMA de Joinville Marcos Schoenne, Presidente da ANAMMA Agnaldo M. de Lima




Público da palestra PSA - Pagamento de Serviços Ambientais "Produtor de Água do Rio Vermelho"