sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Coleta Seletiva inicia novo formato

28/01/2010

Coleta Seletiva inicia novo formato


Em São Bento do Sul, a coleta seletiva de materiais recicláveis acontece a vários anos. Porém, seu funcionamento não é o considerado ideal, com muito material que poderia ser reciclado indo parar no aterro sanitário. Para tentar reverter esta situação, o prefeito Magno Bollmann determinou ao Departamento de Meio Ambiente para que fizesse estudos de formas a melhorar o serviço. O resultado foi envolver a comunidade e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, trabalhando principalmente a conscientização das pessoas.

Este novo formato de coleta seletiva no município teve início na manhã desta quinta-feira, dia 28, na Vila São Paulo. No local, foi apresentado ao prefeito Magno Bollmann e à comunidade como funcionará o sistema. Conforme o diretor de Departamento de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, o propósito do encontro foi iniciar a divulgação da coleta seletiva, em novo formato de apresentação. “A coleta apresenta duas características mais representativas que diferenciam a coleta do reciclado de forma tradicional. A coleta será realizada pela Cooperativa de Catadores de Material Reciclável e também serão distribuídos os sacos plásticos apropriados para a coleta seletiva”, explicou.

Com essa iniciativa, pretende-se reforçar a atuação da Cooperativa aumentando o emprego e renda. “Os efeitos da campanha também visam a redução do impacto ambiental, com o aproveitamento de um maior volume de material reciclável, poupando com isso os recursos naturais. Contudo o novo formato ainda prevê o ganho econômico para o município, uma vez que, minimiza o uso do aterro sanitário, prolongando a vida útil deste”, afirmou Hübel..

Nesta quinta-feira mesmo uma equipe passou de casa em casa distribuindo os sacos plásticos que serão usados para o armazenamento dos materiais recicláveis. Além do saco, um folheto explicativo foi entregue. Durante o mês de fevereiro a Cooperativa deve fazer a coleta e no mesmo instante distribuir os sacos para reciclagem.

Após o término do mês será feita a analise do trabalho e a verificação dos verdadeiros ganhos para engajamento do programa com possibilidade de expansão para toda cidade. “Atualmente estão sendo coletados e pesados os resíduos reciclados recolhidos pela Transresíduos, para após serem comparados com o novo modelo e desta forma ter um indicador que quantifique as diferenças do antes e depois do novo modelo implantado. São esperados os resultados positivos deste modelo, visto o empenho de reuniões com o Grupo de Gestão de Resíduos Sólidos, com a Associação de Moradores e lideranças locais. O planejamento e estratégia de trabalho foram bem delineados, falta apenas o retorno participativo da comunidade”, observou Marcelo Hübel.

Para o prefeito Magno Bollmann, o trabalho é excelente e que certamente trará bons resultados para o município. “Com este envolvimento com a comunidade, o projeto nunca terá fim. À Prefeitura cabe instrumentalizar as pessoas, que deverão levar os bons projetos adiante. Com isso, ganhamos nós, que aumentaremos a vida útil do aterro sanitário, ganharão os catadores de material reciclável, que terão uma renda extra, e ganhará a comunidade, com a redução do uso de recursos naturais para a produção de novos produtos, que poderão ser reciclados e reutilizados”, frisou Magno.

Participaram ainda do lançamento do programa o secretário de Governo, Edimar Geraldo Salomon, o presidente do Samae, Geraldo Weihermann, integrantes das secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Comunitário, Cooperativa de Catadores, Associação de moradores, comerciantes, agentes da saúde e líderes comunitários.




Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br