terça-feira, 7 de maio de 2019

IG da BANANA - Durante a Semana de Meio Ambiente


PALESTRAS NA APA

Garanta a sua participação nas palestras do dia 08/06 que constam na programação da semana de meio ambiente de 2019 (3307-3524 com Tatiane ou Patricia). Este workshop apresenta uma diferenciação de trabalho tendo uma presença maior na Unidade de Conservação – APA Rio Vermelho Humboldt, tendo uma valoração da Indicação Geográfica - IG da Banana, do potencial turístico, da produção orgânica, do turismo ecológico, do uso dos recursos naturais para elaboração de remédios, e ao favorecimento de desempenho local. Parece contraditório a produção agrícola e preservação ambiental, mas não para os produtores de banana e outras culturas. O cultivo da banana é uma atividade que pode ser ainda mais valorizada pela sua localização e características.

A produção da banana apresenta uma trajetória de sucesso. A região gerou muitos desafios para serem superados, como o relevo acidentado, a afloração de rochas, o fotoperíodo curto e temperaturas baixas, que são características do clima subtropical. Mas foram estas condições que geraram um produto diferenciado, tendo um fruto com maior presença de ésteres, sólidos solúveis e potássio, e o clima ainda evita muitas doenças, e por consequência menos agrotóxicos quando comparado a região tropical próximo da linha do equador. Esta qualificação da nossa região permite uma maior abrangência de mercado nacional e internacional. 

No Brasil a bananicultura representa um movimento econômico com cerca de R$ 50 milhões por ano. Já a nossa região do IG envolve aproximadamente 1087 famílias com produção diária. Como exemplo temos a Cooper Rio Novo que apresenta 25 famílias, 70 pessoas envolvidas na produção de 3 variedades que geram 200.000 caixas de 22Kg de banana por ano, conforme explica o Presidente Edgar Heil Woicekowski. A região ainda apresenta a ASBANCO (Associação dos Bananicultores de Corupá) com 417 associados, ABS (Associação de Bananicultores de Schroeder) 104 associados, ABAJAS (Associação de Bananicultores de Jaraguá do Sul) 108 associados, APROSUL (Associação de Produtores Rurais de São Bento do Sul) 40 associados. 

Portanto o IG da banana envolve os municípios de Corupá, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Schroeder, com a produção de geleia, banana passa, bala de banana, farinha de banana, chips de banana e biomassa de banana, esta última permite a complementação em diferentes alimentos. 

O sucesso da produção também está alicerçada nas parcerias e apoio técnico, como ocorreu na melhora da produtividade pelo melhoramento genético, a produção de 10 toneladas por hectare passou para 35 toneladas com melhores técnicas e escolha de uma matriz produtiva e clones semelhante a tecnologia de outras cultivares, que favorece o potencial por seleção de indivíduo de melhor desempenho. 

As atividades são abertas para todo o público, mas é direcionado para o produtor que busca pela sustentabilidade numa produção com proteção ambiental e conservação da biodiversidade. Este diferencial pode impulsionar ainda mais o comércio na valoração da unidade de conservação que é um atrativo para a segurança alimentar e uma transferência de valores para a evolução cultural das famílias.



Mapa identificando a área do IG da Banana em São Bento do Sul, Corupá, Jaraguá do Sul e Schroeder


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

03 a 09 de junho
Exposição:
- Indicação Geográfica da Banana e Histórico ASBANCO
- Expressões da Arte - ARNAP Associação Rio Negrinho de Artistas Plásticos 
Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann
-------
05 de junho, 09h
Distribuição de mudas nativas no Calçadão
Em frente ao Centro Cultural
-------
08 de junho
Workshop do Produtor Rural
08hs às 08hs30 – Abertura URVE
08h30 às 09h30 – Palestra: Ecoturismo
Palestrante: Luiza da Silva
09h30 às 10h – Coffe Break
10h às 11h30 – Palestra: IG da Banana e o Cultivo
da Banana Orgânica
Palestrante: Eliane Müller
11h30 às 13h – Intervalo para Almoço
Almoço por adesão com reservas 3059-0024 / 99115-8609
13h às 15h – Exposições: Farmácia Viva, CIQ, ASBANCO,
Dep. Meio Ambiente, Steelmast e URVE,
Cooper Rio, Grupo de Orquídeas, SAMAE.
13h30 às 14h30 - Palestra com a Epagri – Agricultura Orgânica
Palestrante: Rogério Pietzarka
14h30 às 15h30 - Palestra Práticas Ecoformativas para Desenvolvimento Local
Palestrante: Simone Caroline Piontkwicz
15h30 - Encerramento
Parque Natural das Aves
-------
ORGANIZAÇÃO: Prefeitura de São Bento do Sul, Departamento de Meio Ambiente, ARECICLA, SAMAE, Secretaria de Saúde, URVE, SteelMast, Cooper Rio Novo, Parque Natural das Aves, EPAGRI, CIQ, ASBANCO, COSABES.