terça-feira, 17 de julho de 2018

Liberdade para 59 aves



Mais 59 aves nativas serão soltas

A APA Rio Vermelho Humboldt, no Rio Natal, será o novo habitat para 59 espécies de aves nativas que estavam presas em gaiolas e viveiros, frutos do tráfico de animais e da consideração errônea como pet de estimação. A soltura destas aves ocorre no dia 24, às 13h30, na Usina Rio Vermelho de Energia.
Das 59 aves que receberão liberdade, 45 são psitacídeos, ou seja, que pertencem a mesma família dos papagaios. Serão soltas 14 Ramphastos dicolorus - tucano-de-bico-verde; 3 Psittacara leucophtalmus – periquitão-maracanã; 4 Brotogeris tirica – periquito -verde; 24 Pyrrhura frontalis – tiriba-de-testa-vermelha; e 14 Pionus maximiliani – maitava -verde.
As aves são, em sua maioria, resultado do serviço de apreensão da Polícia Militar Ambiental, que as encaminha para o Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS, em Florianópolis. O local é administrado pela R3 Animal, que participa de resgates, reabilitação e reintrodução de espécies nativas.
“Após tratadas e reabilitadas, a soltura das aves somente é possível em Unidades de Conservação regulamentadas. Por isso, a ação será feita na Fazenda da Usina Rio Vermelho de Energia, que apresenta uma área de 741 ha ou 7.410.000m², sendo mais de 88% preservado, com predomínio da Floresta Ombrófila Densa, de encosta de Mata Atlântica, sendo ainda uma região de transição com a Floresta Ombrófila Mista, garantindo uma maior biodiversidade, ideal para melhor adaptação das aves que encontram alimento mais facilmente. Com a conquista do território as aves poderão escolher o lugar preferido dentro dos 23.000ha ou 230.000.000m² da APA”, explica o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.
Esta é a segunda soltura de aves realizada no município. Em agosto do ano passado, 32 aves foram soltas no Parque Natural das Aves, em Rio Natal.
A ação é realizada pela R3 Animal, responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS, com apoio do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA, Polícia Militar Ambiental e Departamento de Meio Ambiente.



Viviane de Vargas Miranda
-- 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de São Bento do Sul