quinta-feira, 26 de julho de 2018

Aves nativas recebem sua liberdade


Aves nativas recebem sua liberdade

Na tarde de terça-feira, dia 24, na Usina Rio Vermelho de Energia - URVE, 59 espécies de aves nativas receberam sua liberdade. A APA Rio Vermelho Humboldt, no Rio Natal, local onde foi realizada a soltura das aves, será o novo habitat dos animais silvestres.
O Departamento de Meio Ambiente de São Bento do Sul, através de uma parceria com a Polícia Militar Ambiental do estado e a Associação R3 Animal de Joinville, contemplou todo o processo para que o evento de soltura das espécies fosse realizado.



A Associação R3 ANIMAL, sem fins lucrativos, é responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS localizado no Parque Florestal Rio Vermelho em Florianópolis, com apoio do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA e Polícia Militar Ambiental, esta recebe os animais apreendidos ou resgatados, que são tratados e reabilitados para soltura.
Apenas os que não são mais aptos a vida na natureza são direcionados para zoológicos. “Este trabalho chamou a atenção do Departamento de Meio Ambiente, que iniciou o contato com a R3 ANIMAL, visualizando a oportunidade da soltura de animais na Unidade de Conservação do município de São Bento do Sul, na APA Rio Vermelho Humbold”, disse o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.
O empresário e proprietário da Usina de Rio Vermelho de Energia, Frank Bollmann, parabenizou todo o trabalho e a iniciativa do Departamento de Meio Ambiente.
Dando ênfase aos trabalhos realizados, o médico-veterinário da R3 Animal, João Vitor Roeder, enfatizou todo o trabalho em conjunto para que os animais fossem cuidados e reabilitados para voltar à natureza. “É um processo que fazemos com todo o cuidado para que as aves possam voltar ao seu habitat saudáveis”, disse.
Soltura de Tirivas - Marcelo Hübel
O subtenente da Polícia Militar Ambiental, Marcelo Duarte, explicou como as iniciativas são importantes para que as aves sejam soltas. “As mesmas foram apreendidas, recolhidas e ficaram muito tempo fora do seu habitat, por isso a importância de todo o cuidado de reabilitação”, completou.
O prefeito Magno Bollmann destacou que toda a iniciativa tem um carinho especial das pessoas que trabalham e fazem acontecer, pois não se trata de um trabalho fácil. “Queremos realizar mais vezes esta ação. É importante para nós, para a natureza e principalmente para as aves que serão soltas”, completou o prefeito. Magno aproveitou a oportunidade e também presenteou com quadros alguns representantes que contemplaram a iniciativa do trabalho.
No total, foram 59 espécies de aves nativas soltas e entregues a natureza, sendo: 14 Ramphastos dicolorus - tucano-de-bico-verde; 3 Psittacara leucophtalmus – periquitão-maracanã; 4 Brotogeris tirica – periquito -verde; 24 Pyrrhura frontalis – tiriba-de-testa-vermelha; e 14 Pionus maximiliani – maitava -verde.
Estiveram presentes no local, patrocinadores do evento, representantes da Associação de Transporte do Planalto Norte - ASTRAN, Corpo de Bombeiros Militar de São Bento do Sul, Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA, Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente - FUJAMA, Grupo de Escoteiros de São Bento do Sul, Consórcio Intermunicipal Quiriri e demais autoridades do município.

Soltura de Tucanos - Marcelo Hübel


Jonei Marcos Schritki