segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

São Bento do Sul terá nova soltura de aves


São Bento do Sul terá nova soltura de aves

Maitacas, tirivas, trinca-ferro, sabiás, tangarás, sanhaços, canários, coleirinhos, tié sangue, azulões e tucanos-de-bico-verde. Estas são algumas espécies que serão soltas no próximo mês, em São Bento do Sul. A ação é realizada pela R3 Animal, responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS, com apoio da FATMA, Polícia Militar Ambiental e Departamento de Meio Ambiente. 
Esta será a segunda soltura de aves realizada pelo CETAS no município. A primeira ocorreu em agosto do ano passado, onde 32 aves que estavam em reabilitação no centro foram soltas no Parque Natural das Aves, em Rio Natal. “A Polícia Militar Ambiental captura as aves silvestres presas em gaiolas e as encaminha para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, localizado no Parque Florestal Rio Vermelho, em Florianópolis. A R3 Animal é uma associação sem fins lucrativos, responsável pelo centro”, comentou o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Marcelo Hübel. 

O CETAS então recebe os animais apreendidos ou resgatados, que são tratados e reabilitados para soltura. Apenas aquelas que não passaram pela reabilitação são encaminhadas para zoológicos, situação que ocorre com aves que apresentam sequelas anatômicas.
Marcelo explica que as aves que chegam ao centro passam pelo período de quarentena, com observação e tratamento quando necessário. Antes de serem soltas à natureza, um exame de fezes é realizado para conferir se existe algum patógeno que cause contaminação para outras aves na floresta. “Nesta segunda soltura a ASTRAN está patrocinando o pagamento dos exames”, conta o diretor. 
Somente após este procedimento é que as aves recebem as anilhas do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres – CEMAVE, órgão gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, envolvido na conservação de aves silvestres. “O CEMAVE faz o controle das aves, pois na anilha consta o nome CEMAVE, telefone de contato e código. Caso a ave seja encontrada morta, o órgão consegue fazer o controle e acompanhar o deslocamento, tempo de vida”, disse Marcelo. 
Data a confirmar – Aproximadamente 100 aves serão soltas nesta segunda ação no município. O local escolhido para a soltura foi a Fazenda URVE (Usina Rio Vermelho de Energia), com 741 hectares de área com fiscalização patrimonial, em local de floresta protegida e dentro da Unidade de Conservação APA Rio Vermelho Humbold. Segundo Marcelo, a data ainda será confirmada, pois as aves estão recebendo as anilhas. 

Viviane de Vargas Miranda
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul