sexta-feira, 10 de junho de 2011

Meio Ambiente distribui duas mil mudas de árvores

10/06/2011

Meio Ambiente distribui duas mil mudas de árvores


Em comemoração a Semana do Meio Ambiente a Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da secretaria de Agricultura e departamento de Meio Ambiente, distribuiu nesta quarta-feira, dia 08, cerca de 2 mil mudas de árvores. Ao todo foram quinze espécies disponibilizadas à população, dentre árvores nativas e produtoras de frutos, as quais também servem como alimentos para pássaros.

A distribuição aconteceu no Centro Cultural. Na ocasião os servidores, Carlos Henrique Reitz Arakaki e Jonas Engel do departamento de Meio Ambiente, orientavam sobre a forma correta de plantio, alguns primeiros cuidados com a muda, além de esclarecer dúvidas quanto a espécie mais interessante para cada situação. Jonas comentou que algumas pessoas querem mudas para plantar em chácaras, outras buscam para embelezar o jardim de casa, entre outros. “A maioria tem dúvida sobre qual espécie é a melhor opção”, relata.

Acompanhada da filha Rafaela, a moradora do bairro Alpino, Rosi, comentou que já plantou diversas mudas de árvores no quintal de sua casa. “Já tenho abacate, Ipê amarelo, sombreiro, entre outros”. Nesta quarta, Rosi buscou mudas que ainda não tem plantado em seu jardim. “Vou plantar uma muda de Ingá Feijão, Goiaba, Araçá amarelo e mais um Ipê amarelo”, contou.

O diretor do departamento Marcelo Hübel ressaltou que a escolha das mudas para a distribuição seguiram critérios. “Nossa intenção foi disponibilizar mudas para ornamentação no caso o Ipê, também mudas de árvores que dispõe de frutas para alimentar aves e mamíferos e algumas frutas também podendo ser consumidas pelo ser humano. Além disso entregamos mudas de árvores que estão ameaçadas de extinção, como o pinheiro, a imbuia e o sassafrás”, explicou.

Foram distribuídas mudas de Pinheiro, Ingá Feijão, Canjerana, Ipê Amarelo, Cereja, Araçá Amarelo, Imbuia, Branquilho, Sassafrás, Goiaba, Canela, entre outras. A programação da Semana do Meio Ambiente está inclusa no calendário de eventos do Festival de Outono e pode ser conferida no site do turismo http://www.turismoemsaobento.com.br/




Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski–MTB/SC 3902-JP
47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br