quinta-feira, 2 de junho de 2011

Concurso de desenho revela espécie símbolo de São Bento do Sul

02/06/2011

Concurso de desenho revela espécie símbolo de São Bento do Sul


Cerca de 250 trabalhos de estudantes foram inscritos no Concurso de Desenho promovido pela Prefeitura de São Bento do Sul, através do departamento de Meio Ambiente. O concurso teve como objetivo escolher um representante da fauna e um representante da flora, os quais serão nominadas por decreto como símbolo da cidade de São Bento do Sul.

Os desenhos elaborados por estudantes sob orientação dos professores passaram pela observação minuciosa das juradas e Biólogas Suzana Dreveck, Mônica Airozo e das Pedagogas Márcia Sueli Weiller Pscheidt e Cristiane Machado. “Os trabalhos apresentados foram de alto nível. Os jurados conseguiram conciliar a qualidade do desenho e a justificativa selecionando os melhores desenhos”. Marcelo Hübel, diretor de Meio Ambiente.

Segundo Marcelo, com o auxílio de fichas de avaliação, as juradas fizeram um ranking dos trabalhos mais relevantes para definição em conjunto dos melhores, apresentando suas percepções em relação a fidelidade do regulamento, o texto, a escolha das espécies, considerando ainda a representatividade com o município.

Desta forma o desenho escolhido em relação a espécie símbolo da fauna foi o Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus), trabalho este de autoria da aluna da Escola São Bento, Maria Eduarda Verbinenn. Na justificativa é apresentada a distribuição da ave, sua beleza, a aproximação com residências e a necessidade de preservação, com percepções do próprio autor. Também é apresentada uma descrição da espécie com citação de fonte.

Em relação a espécie símbolo da flora foi escolhido o Xaxim (Dicksonia sellowiana), desenhado pela aluna da Escola Rodolfo Berti, Kellen Cabral Scheffer Benaci. Na justificativa é referenciada a utilização da planta na ornamentação, ocupação de sub-bosque de florestas e ainda faz menção ao passado quando existia o corte e a fabricação de vasos, sendo hoje protegido por lei.

“As espécies apresentam sua grandeza, o Tucano ocorre na Floresta Ombrófila Mista e Densa, sendo evidente a importância como dissipador de sementes, principalmente do palmito. Já o Xaxim é uma espécie ameaçada de extinção tendo um valor diferenciado” relata o diretor de Meio Ambiente.

Premiação

A entrega dos prêmios vai ocorrer na abertura da semana do Meio Ambiente na Sociedade Desportiva Bandeirantes no dia 6 de junho, às 19h. As professoras que orientaram os primeiros colocados também vão receber premiação. Durante o evento também acontece apresentações culturais da Orquestra Fundação Solidariedade de Curitiba, e da Banda Marcial da Escola Básica Municipal Denise Cristiane Harms. Neste dia também serão conhecidos os vencedores do Concurso de Fotografia APA Rio Vermelho/Humbold, além da entrega da premiação do Passeio Ciclístico e amostra da exposição de fotos “Biodiversidade Urbana” de Ricardo Zig Koch Cavalcanti fornecido pela ONG SPVS de Curitiba.

Marcelo ressalta ainda que na mesma data acontece a assinatura do Termo de Convênio do “Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann” da Universidade com a Prefeitura e a entrega do prêmio “Desempenho Ambiental”, oferecido pelo Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), o qual em sua primeira edição contempla, por reconhecimento, o Prefeito de São Bento do Sul e Presidente do Consórcio Intermunicipal Quiriri, Magno Bollmann, pelos relevantes trabalhos prestados a sociedade e a preservação do Meio Ambiente, com diferentes vertentes de atuação.

Classificação

Desenho Fauna
1º premio
Aluna: Maria Eduarda Verbinenn
Professora: Vivian H. G. Stotz
Desenho: Tucano-do-bico-verde (Ramphastos dicolorus)
Escola: EEB São Bento

2º premio
Aluna: Gabrielle Tamanini
Desenho: Borboleta Azul (Morpho sp)
Escola: EBM Emílio Engel

3º premio
Aluna: Ana Carolina Koch
Desenho: Veado Manzana sp
Escola: EBM Osny Vasconcellos

Desenho Flora
1º premio
Aluna: Kellen Cabral Scheffer Benaci
Professora: Juliana Cristine Hubl
Desenho: Xaxim ( Dicksonia sellowiana)
Escola: EBM Rodolfo Berti

2º premio
Aluna: Stephany Veiga
Desenho: Butiá (Butia sp)
Escola: EB Frederico Frendrich

3º premio
Aluna: Rafaela Bayerl de Lima
Desenho: Araucária (Araucaria angustifolia)
Escola: EEB São Bento






Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski–MTB/SC 3902-JP
47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br