terça-feira, 14 de junho de 2011

Consórcio Quiriri faz exposição no Tribunal de Justiça do Estado

14/06/2011

Consórcio Quiriri faz exposição no Tribunal de Justiça do Estado


A convite da Seção de Gestão Ambiental da Diretoria de Infraestrutura do Tribunal de Justiça, O Consórcio Quiriri esteve presente na II Semana do Meio Ambiente no Poder Judiciário de Santa Catarina aconteceu na semana passada em Florianópolis. O evento fez parte do calendário de atividade que adere ao programa nacional sobre o tema, com a realização de exposições, lançamento de campanhas e atividades educativas.

Como parte da programação da II Semana do Meio Ambiente no Poder Judiciário de Santa Catarina, aconteceu, além da exposição do Consórcio Intermunicipal Quiriri, a exposição “Arte em sucata”, apresentando obras do artista plástico Vinícius Basso, com até 1,2 metro de altura, todas feitas de sucata e o Programa “Rota do Lixo do TJ”, que explica o caminho percorrido pelos materiais descartados no prédio e apresenta produtos elaborados com material reciclado.

Através de uma sequência de banners, o Consórcio Quiriri mostrou sua história e principais programas relacionados como o Circuito de Cicloturismo Caminho das Araucárias, o PSA - Pagamento por Serviços Ambientais em São Bento do Sul, o Projeto Gota de Óleo, o Programa de Unidades de Conservação com ênfase aos trabalhos de elaboração do Plano de manejo da APA rio Vermelho/Humbold, o Programa Planalto Norte Limpo de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas coordenado pela Acodeplan, e o Monitoramento da qualidade e qualidade e quantidade de água de bacias locais pelo Programa Intermunicipal da Água, PIA, dentre outros.

Para a bióloga Leoni Fuerst, Secretária Executiva do Consórcio, compreender os anseios ambientais dos diversos setores da sociedade nos municípios envolvidos para, com base nisso, formular projetos que atendam às demandas ambientais é o desafio constante do trabalho em consórcio. O Consórcio Quiriri, por seu pioneirismo vem, desde 1997, compartilhando ações e resgatando a cidadania e por sua contemporaneidade apresentando-se como uma excelente ferramenta para uma gestão pública ambiental moderna e eficaz, comenta.

Para o prefeito de São Bento do Sul e presidente do Consórcio Quiriri, Magno Bollmann, foi de suma importância esta exposição, onde foi possível mostrar o trabalho que é desenvolvido pelo Consórcio Quiriri nos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá.