terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Programa de coleta do óleo de cozinha é referência

06/12/2010

Programa de coleta do óleo de cozinha é referência





O projeto de coleta do óleo vegetal, de iniciativa da Prefeitura de São Bento do Sul em parceria com  a Cooperativa de Catadores e Consórcio Quiriri, tem expandido gradativamente no município, e com o apoio dos meios de comunicação é divulgado e reconhecido em demais cidades. Dessa forma outros municípios se conscientizam da importância do recolhimento e procuram entender os processos de funcionalidade da coleta.

Na última semana o departamento de Meio Ambiente recebeu o Secretário de Meio Ambiente Leandro Rech e o Engenheiro Ambiental Everton Moreira, da cidade de Guaramirim. Eles  receberam informações pertinentes a construção do projeto, licenciamento, etapas de implantação e resultados alcançados.

Atualmente 47 unidades escolares fazem o recolhimento do óleo vegetal, sendo então coletado pela Cooperativa de Catadores de Material Reciclável do bairro Brasília. Os moradores de São Bento do Sul, também armazenam o óleo em garrafas pet, disponibilizando na coleta seletiva, que chega até o galpão da Cooperativa, onde passa pela esteira de triagem. A parceria do programa envolve diferentes secretarias do município e também conta com a participação da iniciativa privada. Recentemente a Unimed aprovou a disponibilidade de estrutura para fazer pontos de coleta, que estarão distribuídos em locais estratégicos de maior aglomeração ou circulação de pessoas.

O óleo após beneficiado é utilizado como biocombustível, sendo um aproveitamento eficiente por não contaminar tanto quanto os combustíveis fósseis, e é o destino final adequando pois não está propenso a contaminação do solo e da água. O aproveitamento do óleo também favorece economicamente, pois um litro de óleo vegetal equivale a um litro de diesel, e o motor apresenta o mesmo rendimento.

Atualmente o biocombustível está sendo usado pela Secretaria de Obras e Cooperativa, que adiciona no diesel de 5% a 35% de óleo de cozinha. “Não inventamos nada novo, pois quando o Engenheiro alemão Rudolf Christian Karl Diesel inventou o motor a diesel, projetou visualizando a utilização de óleos vegetais. Nós apenas adequamos um problema para a solução já desenhada no passado”, relata Marcelo Hübel, Diretor de Meio Ambiente.

O projeto desenvolvido por intermédio do Consórcio Ambiental Quiriri, iniciou as atividades em São Bento do Sul pelo Departamento de Meio Ambiente, mas nos próximos dias Mauro Fernandes Bácsfalusi estará envolvendo a participação de outros municípios na integração do programa.