quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Meio ambiente como tema de palestra

24/11/2010

Meio ambiente como tema de palestra



O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, através de seu diretor Marcelo Hübel, proferiu palestras para a Pós-Graduação em Gestão Ambiental do IPGEX nas dependências do Colégio Cenecista São José, em Rio Negrinho, à convite da Professora Mariana Schuchovski. Na mesma semana também foi realizada palestra no Colégio Bom Jesus São José em São Bento do Sul a convite da Professora Rose Maria Tascheck.

As palestras foram direcionadas para as questões atuais sobre meio ambiente, na valorização da visão do empresariado que atua de forma socialmente justa ambientalmente correta e economicamente viável. Na ocasião foram demonstradas as evoluções de pensamento e atitude que iniciaram de forma mais representativa na década de 80, mas no Brasil a sensibilização foi mais marcante na ECO 92, Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, evento mundial que ocorreu na cidade de Rio de Janeiro.

Nesta mesma década uma empresa madeireira do Planalto Norte Catarinense, conquista a primeira certificação ISO 14.001 do estado. Neste contexto ainda foi valorizada a participação do poder público com políticas adequadas de melhoria socioambiental e citados os projetos do Departamento de Meio Ambiente.

Na mesma semana, além das palestras ocorreu uma visita no aterro sanitário da turma do Professor José Paulo Meyer com a turma de graduação, Tecnólogo Químico. A visita foi realizada com proposição de compreensão do funcionamento do aterro relacionado com os conceitos passados em sala de aula.