terça-feira, 23 de novembro de 2010

São Bento Sempre Limpa recolhe 30,5 toneladas de recicláveis

22/11/2010

São Bento Sempre Limpa recolhe 30,5 toneladas de recicláveis



Encerrou neste sábado, dia 20, a edição 2010 do programa “São Bento Sempre Limpa” com a coleta nos bairros 25 de Julho e Schramm. Em sete etapas realizadas foram recolhidas 30,5 toneladas de materiais recicláveis. Numa promoção da Prefeitura, o programa é executado pela Defesa Civil e departamento de Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria de Obras, Emhab, Samae e em parceria com a Cooperativa de Catadores, que faz a separação dos materiais.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Aluísio Moreira, a edição 2010 conseguiu atender todos os bairros. “Foi um ano perfeito e como sempre o programa teve grande apoio da comunidade”, comenta. Aluísio considera que o total de resíduos recolhidos é um número bastante alto e que campanhas para separação do lixo devem ser intensificadas. “Conseguimos evitar que 30,5 toneladas de lixo ficassem expostas agredindo o meio ambiente e no caso de uma tempestade evitamos que esse lixo fosse parar em bueiros e rios, entre outros problemas que o acumulo de materiais proporciona”.

Daniel Batista Fragoso, 48 anos, aproveitou o “São Bento Sempre Limpa” para fazer uma faxina nas caixas e entulhos que deixou guardadas por alguns anos em sua residência. “Uma cadeira estraga a gente guarda e pensa que depois vai consertar, mas esse dia nunca chega e é mais fácil renovar do que arrumar os antigos objetos”. Ele conta que costuma colocar em caixas os materiais que não vai mais utilizar para facilitar na hora da coleta e geralmente esses materiais são entregues quando acontece a programação no bairro, ou quando o caminhão da coleta seletiva passa pelo bairro.

A edição de 2011 inicia no mês de março quando serão definidos os bairros atendidos. “Nosso principal objetivo é criar o hábito da separação do lixo reciclável, novas leis exigem que nenhum material que possa ser reutilizado vá parar no aterro e para isso é preciso que a separação seja feita em casa, e o mais importante é que esse lixo tenha o destino correto”, completa Moreira.

Parceiros

Organizadores e voluntários do programa “São Bento Sempre Limpa” agradecem os parceiros que patrocinaram a alimentação durante a realização das sete etapas de 2010. Na última etapa a parceria foi com as empresas; Indústria de Móveis Seiva, Móveis Imperial e Autobox Centro Automotivo, e o atendimento foi prestado pelo Restaurante Búfalo Branco.


Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski–MTB/SC 3902-JP

47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br