sexta-feira, 27 de julho de 2018

Homenagem do Prefeito Magno Bollmann



quinta-feira, 26 de julho de 2018

Aves nativas recebem sua liberdade


Aves nativas recebem sua liberdade

Na tarde de terça-feira, dia 24, na Usina Rio Vermelho de Energia - URVE, 59 espécies de aves nativas receberam sua liberdade. A APA Rio Vermelho Humboldt, no Rio Natal, local onde foi realizada a soltura das aves, será o novo habitat dos animais silvestres.
O Departamento de Meio Ambiente de São Bento do Sul, através de uma parceria com a Polícia Militar Ambiental do estado e a Associação R3 Animal de Joinville, contemplou todo o processo para que o evento de soltura das espécies fosse realizado.



A Associação R3 ANIMAL, sem fins lucrativos, é responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS localizado no Parque Florestal Rio Vermelho em Florianópolis, com apoio do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA e Polícia Militar Ambiental, esta recebe os animais apreendidos ou resgatados, que são tratados e reabilitados para soltura.
Apenas os que não são mais aptos a vida na natureza são direcionados para zoológicos. “Este trabalho chamou a atenção do Departamento de Meio Ambiente, que iniciou o contato com a R3 ANIMAL, visualizando a oportunidade da soltura de animais na Unidade de Conservação do município de São Bento do Sul, na APA Rio Vermelho Humbold”, disse o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.
O empresário e proprietário da Usina de Rio Vermelho de Energia, Frank Bollmann, parabenizou todo o trabalho e a iniciativa do Departamento de Meio Ambiente.
Dando ênfase aos trabalhos realizados, o médico-veterinário da R3 Animal, João Vitor Roeder, enfatizou todo o trabalho em conjunto para que os animais fossem cuidados e reabilitados para voltar à natureza. “É um processo que fazemos com todo o cuidado para que as aves possam voltar ao seu habitat saudáveis”, disse.
Soltura de Tirivas - Marcelo Hübel
O subtenente da Polícia Militar Ambiental, Marcelo Duarte, explicou como as iniciativas são importantes para que as aves sejam soltas. “As mesmas foram apreendidas, recolhidas e ficaram muito tempo fora do seu habitat, por isso a importância de todo o cuidado de reabilitação”, completou.
O prefeito Magno Bollmann destacou que toda a iniciativa tem um carinho especial das pessoas que trabalham e fazem acontecer, pois não se trata de um trabalho fácil. “Queremos realizar mais vezes esta ação. É importante para nós, para a natureza e principalmente para as aves que serão soltas”, completou o prefeito. Magno aproveitou a oportunidade e também presenteou com quadros alguns representantes que contemplaram a iniciativa do trabalho.
No total, foram 59 espécies de aves nativas soltas e entregues a natureza, sendo: 14 Ramphastos dicolorus - tucano-de-bico-verde; 3 Psittacara leucophtalmus – periquitão-maracanã; 4 Brotogeris tirica – periquito -verde; 24 Pyrrhura frontalis – tiriba-de-testa-vermelha; e 14 Pionus maximiliani – maitava -verde.
Estiveram presentes no local, patrocinadores do evento, representantes da Associação de Transporte do Planalto Norte - ASTRAN, Corpo de Bombeiros Militar de São Bento do Sul, Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA, Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente - FUJAMA, Grupo de Escoteiros de São Bento do Sul, Consórcio Intermunicipal Quiriri e demais autoridades do município.

Soltura de Tucanos - Marcelo Hübel


Jonei Marcos Schritki

sexta-feira, 20 de julho de 2018

A origem dos Imigrantes de São Bento do Sul é Austríaca.

Grande parte da 500 primeiras famílias que colonizaram São Bento do Sul, a partir de 1873, são originárias da Boêmia das regiões do  Reichemberg e do Böhmerwald , e que pertenciam ao Império Austro-Húngaro, que existiu de 1867 a 1918.

Já neste mapa de  1648 a 1795 observamos que antes do Império Austro-Hungaro  a  Bohemia já pertencia para a Áustria (cor laranja). 
Neste mapa ainda mais antigo observamos a Boêmia pertencente para a Áustria.


Brasão Áustria Hungria

Reunindo os documentos antigos da família, não foi possível definir o momento da colonização da Boêmia pelos povos germânicos. Entretanto São Bento do Sul não tem predomínio da colonização Alemã, mas sim Austríaca de cultura germânica.



 As famílias descritas são parte da genealogia de minha família

terça-feira, 17 de julho de 2018

Liberdade para 59 aves



Mais 59 aves nativas serão soltas

A APA Rio Vermelho Humboldt, no Rio Natal, será o novo habitat para 59 espécies de aves nativas que estavam presas em gaiolas e viveiros, frutos do tráfico de animais e da consideração errônea como pet de estimação. A soltura destas aves ocorre no dia 24, às 13h30, na Usina Rio Vermelho de Energia.
Das 59 aves que receberão liberdade, 45 são psitacídeos, ou seja, que pertencem a mesma família dos papagaios. Serão soltas 14 Ramphastos dicolorus - tucano-de-bico-verde; 3 Psittacara leucophtalmus – periquitão-maracanã; 4 Brotogeris tirica – periquito -verde; 24 Pyrrhura frontalis – tiriba-de-testa-vermelha; e 14 Pionus maximiliani – maitava -verde.
As aves são, em sua maioria, resultado do serviço de apreensão da Polícia Militar Ambiental, que as encaminha para o Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS, em Florianópolis. O local é administrado pela R3 Animal, que participa de resgates, reabilitação e reintrodução de espécies nativas.
“Após tratadas e reabilitadas, a soltura das aves somente é possível em Unidades de Conservação regulamentadas. Por isso, a ação será feita na Fazenda da Usina Rio Vermelho de Energia, que apresenta uma área de 741 ha ou 7.410.000m², sendo mais de 88% preservado, com predomínio da Floresta Ombrófila Densa, de encosta de Mata Atlântica, sendo ainda uma região de transição com a Floresta Ombrófila Mista, garantindo uma maior biodiversidade, ideal para melhor adaptação das aves que encontram alimento mais facilmente. Com a conquista do território as aves poderão escolher o lugar preferido dentro dos 23.000ha ou 230.000.000m² da APA”, explica o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.
Esta é a segunda soltura de aves realizada no município. Em agosto do ano passado, 32 aves foram soltas no Parque Natural das Aves, em Rio Natal.
A ação é realizada pela R3 Animal, responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS, com apoio do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA, Polícia Militar Ambiental e Departamento de Meio Ambiente.



Viviane de Vargas Miranda
-- 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de São Bento do Sul