terça-feira, 29 de maio de 2012

Convite Passeio Ciclístico e Inauguração do Cicloturismo


Convite dia mundial do meio ambiente - Orquestra de Câmara de São Bento do Sul


Convite Pagamento de Serviço Ambiental PSA 2012


Convite Inauguração do Posto Avançado da Polícia Militar Ambiental


Vídeo Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann

http://www.clickric.com.br/ric.com/videos_busca_player.asp?estado=sc&id=21703&estado_sel=sc&pagina=4

domingo, 27 de maio de 2012

MÊS DE MEIO AMBIENTE PROGRAMAÇÃO


MÊS DE MEIO AMBIENTE
PROGRAMAÇÃO


1 de junho

Pedágio Meio Ambiente - “Semáforo da Rua Jorge Lacerda Distribuição de material de sensibilização no tema ambiental”

2 de Junho
9:00hs – Praça Getúlio Vargas - Passeio Ciclístico “Programa São Bento Desaquece” e Inauguração do Cicloturismo

3 junho
10:30hs – Recanto Noti - Pagamento do PSA 2012

5 Junho
19:00hs - Sociedade Ginástica. Evento cultural “Orquestra de Câmara de São Bento do Sul. Palestra sobre o Plano de Manejo da APA Rio Vermelho/Humbold. Entrega da premiação do passeio ciclístico, entrega do reconhecimento ambiental “Desempenho Ambiental”

11 Junho
Distribuição de mudas nativas no calçadão

16 de junho
9:30hs - APA Rio Vermelho Humbold. Inauguração do Posto Avançado da PMA

12 de Junho
9:00hs S.O.S Rio Limpo - Rio Banhados

18 a 22 de junho
ASTRAN DESPOLUIR “Medição de opacidade dos gazes expelidos dos motores
diesel”

23 de junho
8:00hs às 13:00hs - “São Bento Sempre Limpa” Bairros Boehmerwaldt; Colonial; Rio Negro e 1º de Maio com distribuição de mudas nativas.

DIAS 03; 10;17;24 de junho
9:00hs às 12:00hs 13:30hs às 16:30hs
Horário diferenciado do Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann






5 de Junho DIA DO MEIO AMBIENTE
Para nós e mês do meio ambiente


SÃO BENTO DO SUL
CIDADE ECOLÓGICA

TEMOS MUITO PARA COMEMORAR

Plano de Manejo APA Rio Vermelho/Humbold; 
Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann; 
PSA (Pagamento de Serviço Ambiental); 
Recuperação da APP Rio Vermelho; 
São Bento Sempre Limpa; 
Símbolos Ambientais; 
S.O.S Rio Limpo; 
Viveiro de Mudas;
 Saneamento ; 
Ecotrilha; 
Aterro Sanitário;  
                                     Arborização Urbana; 
Programa Ecoatitude; 
Vistorias e Orientação; 
Coleta do Óleo Vegetal; 
Adequação da Vila Schwartz; 
Ações em datas Comemorativas;
                       Associação de Reciclagem no Bairro; 
              Posto Avançado da Polícia Militar Ambiental ; 
             Programa de Educação Ambiental Econciência; 
             Exposição e Congresso Ambiental AMBIENTAL



sábado, 19 de maio de 2012

Estudantes visitam PSA


18/05/2012

Estudantes visitam PSA


Estudantes do 7º ano da Escola Básica Municipal Henrique Schwarz acompanhados da Coordenadora Andreia Grazek e Professora Cintia Rank e também da Engenheira Agrônoma Luciane Luiza Schmidt visitaram o manancial de água que abastece o município de São Bento do Sul na área do Pagamento de Serviço Ambiental “Produtor de Água do Rio Vermelho”.
A atividade de campo teve por objetivo principal sensibilizar os alunos em relação a importância da mata ciliar e do maciço de floresta na retenção de água na bacia e sua inter-relação com a fauna, flora, ar, solo. O Diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel passou as informações básicas sobre o PSA e as atribuições de interação ecossistêmica, para manutenção da floresta existente e recuperação de áreas degradadas, passando tópicos dos 18 itens de analise para atribuição da valoração ambiental, na palestra finalizou com a apresentação da APA Rio Vermelho/Humbold local onde está inserido o PSA.


Na ocasião foram plantadas algumas mudas de araucárias produzidas na própria escola. Momento que também a Eng. Agrônoma e professores, passaram as orientações da forma correta de plantio e a relação de solo, fertilização, e desenvolvimento da muda. O dia foi completado com visita em outros pontos da Unidade de Conservação, Área de Proteção Ambiental Rio Vermelho/Humbold, no vale do Rio Natal.






Fonte http://www.saobentodosul.sc.gov.br/novo/noticia/10840

São Bento do Sul na Rio + 20


17/05/2012

São Bento do Sul na Rio + 20

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida por ECO 92, ocorreu na cidade do Rio de Janeiro com o desafio dos países em definir estratégias de desenvolvimento sustentável, sendo socialmente justa ambientalmente correta e economicamente viável.
 O evento internacional foi de fundamental importância como de conscientização do tema principalmente aos países em desenvolvimento. As negociações diplomáticas focaram a importância do ser humano no contexto ambiental, considerando os problemas sociais como a pobreza, saneamento, poluição entre outros impactos. O slogan que marcou o evento “Pensar Global e Agir Local” definia a estratégia de ação frente às problemáticas globais.
 
Após 20 anos da ECO 92, novamente os países alinham sua discussão para as diretrizes do desenvolvimento sustentável no evento definido por Rio + 20. Nesta semana com a proximidade da conferência, ocorreu o lançamento da conversa “O Futuro que Queremos” no Palácio Itamaraty no Rio de Janeiro.

 
No intuito de reconhecer e fortalecer as ações desenvolvidas no Brasil o Ministério de Meio Ambiente promoveu a premiação das melhores práticas socioambientais no Brasil. São Bento do Sul foi destaque nacional com o Programa de Pagamento de Serviço Ambiental - PSA - “Produtor de Água do Rio Vermelho”, que atribui pagamento aos proprietários que atendem 18 requisitos de avaliação, recebendo pago conforme a pontuação que atingem. “O programa atende os moldes de pretensão da Rio + 20 que falará sobre a economia verde, falar em desenvolvimento sustentável urbano é atribuir valoração ambiental aos recursos naturais para garantir a preservação”, diz Marcelo Hübel Diretor de Meio Ambiente.
 
O PSA em São Bento do Sul é o primeiro modelo de Santa Catarina e visa a preservação do manancial de água que abastece o município de São Bento do Sul e visa a manutenção da água de forma quantitativa e qualitativa. “Não falamos apenas em recuperação de área degradada, mas de garantir a preservação da vegetação existente, quanto maior for o maciço florestal maior será a retenção de água na bacia”, afirma o prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann. O PSA em São Bento do Sul apresenta parceria com o Consórcio Quiriri, SAMAE e Fundação O Boticário, e atualmente elaboram o cadastro que deve iniciar em julho para expandir o programa.
 
Com a premiação do Ministério do Meio Ambiente, São Bento do Sul passou os direitos autorais das imagens feitas pelo Departamento de Meio Ambiente e disponibilizou o projeto, lei, decreto, artigo científico, para serem apresentados durante a Rio + 20. “O PSA apresenta um efeito multiplicador e atende aos propósitos da Conferência, já atendemos diversos municípios e estados e agora apresentaremos o projeto para o mundo”, finaliza Marcelo.



Fonte http://www.saobentodosul.sc.gov.br/novo/noticia/10835

Consórcio Intermunicipal Quiriri em livro


17/05/2012

Livro sobre o Consórcio Quiriri será lançado em junho

O livro deve ser lançado ainda no mês de Junho, estando em fase de diagramação e correção ortográfica, passando ainda pelos últimos acertos de textos com inclusão dos últimos depoimentos.

Primeira reunião do grupo coordenador  - 1997
 Leoni, Magno, João, Paulo, Cleusa e Nédia

Em 1995 ocorreu o “Curso de Planejamento Ambiental Participativo”, realizado em Florianópolis, pelo professor Pedro Hidalgo representante do CIDIAT (Centro Interamericano de Desarrollo e Investigacion Ambiental e Territorial) da Venezuela. O Chileno Pedro Hidalgo também foi ex-Ministro da Agricultura, do Governo de Salvador Allende, quando começaram as primeiras reuniões de planejamento e formação da estratégia de trabalho.
Este evento foi precursor do Curso de Planejamento Ambiental participativo em Bacias Hidrográficas com a participação de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre e foi neste evento que surgiu a ideia para a formação do Consórcio Quiriri, sendo constituído em “Ato Cultural Público” em 28 de setembro de 1997 como “Consórcio Intermunicipal de Bacias Hidrográficas do Alto Rio Negro Catarinense – Consórcio Quiriri” na forma jurídica de Associação Civil sem fins lucrativos. Instituído neste formato em 1997 em ato, durante a 5ª Expoma (Exposição Agropecuária e de Meio Ambiente).
Este é um exemplo resumido do início do livro “Consórcio Intermunicipal Quiriri – Mais que uma Gota”, escrito pelo idealizador do Consórcio e hoje prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann. A obra que apresenta a trajetória de sucesso do primeiro consórcio ambiental do estado de Santa Catarina, relatando o desenvolvimento das atividades do passado, as ações atuais e as perspectivas futuras.

 Nesta linha de apresentação o livro demonstra em seus vários capítulos: o nascimento do consórcio, a realidade ambiental da época, as primeiras ações, os fundamentos do consórcio, a estrutura organizacional, a metodologia de trabalho as ações ambientais conjuntas com os municípios, as ações individualizadas, mas com o formato de trabalho do consórcio, as premiações, os presidentes do consórcio, efeito multiplicador do modelo consorcial, a sustentabilidade jurídica e os depoimentos de pessoas que estiveram ligadas ativamente do consórcio ou que ainda atuam de forma direta e indireta.
O livro deve ser lançado ainda no mês de Junho, estando em fase de diagramação e correção ortográfica, passando ainda pelos últimos acertos de textos com inclusão dos últimos depoimentos. A fonte de pesquisa foi baseada nos arquivos do consórcio, entrevistas, publicações de trabalhos acadêmicos, vídeos e trabalhos desenvolvidos pela Fundação Getúlio Vargas e as impressões pessoais da vivência de trabalho.
O Prefeito Magno Bollmann motivador do Consórcio Quiriri e autor do livro, trata a obra como um importante registro, como forma de eternizar as ações desenvolvidas, bem como de reconhecer e valorizar as pessoas que fizeram do consórcio um sucesso de responsabilidade socioambiental, representantes que cresceram profissionalmente e atuam, em relação a área ambiental, de forma responsável nos moldes da filosofia do consórcio.










fonte http://www.saobentodosul.sc.gov.br/novo/noticia/10830

Museus são-bentenses com programação especial



16/05/2012

Museus são-bentenses com programação especial

Até o dia 20, museus e instituições de todo país participam da 10ª Semana Nacional de Museus, e São Bento do Sul não ficou de fora.
No MuseuHistórico Municipal Doutor Felippe Maria Wolff e no Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, diversas atividades prometem agradar aos visitantes. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), marca o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio.

Secretaria de Turismo, ao lado da Praça Getúlio Vargas

 
Exposições, palestras e homenagens fazem parte da programação. “Elaboramos um roteiro diferente e que toda pessoa, de qualquer idade, pode acompanhar”, conta o coordenador do Museu Municipal, Carlos Campestrini.
 
Até o dia 20, das 7h30 às 20 horas, mostra de trabalhos museológicos de São Bento do Sul ocorre no prédio da Secretaria de Turismo, ao lado da Praça Getúlio Vargas. “Para esta exposição contamos com a parceria do Museu Natural, que estará expondo algumas peças do seu acervo”, disse Carlos.
 
As escolas receberam atenção especial na edição deste ano. De 15 a 25, palestras sobre os trabalhos do Museu serão apresentadas. “Nosso objetivo é despertar nos alunos o interesse em conhecer o Museu, e, para isso, peças do acervo serão demonstradas nas apresentações”, conta o coordenador. Para participar ainda dá tempo. Basta o interessada ligar no telefone 3633-5924, e fazer sua inscrição.


 
No dia 16, às 20 horas, no Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff, ocorre a entrega do Certificado Amigo do Museu para todos que contribuíram com doações ou restaurando peças do acervo durante o ano de 2011. “Será um momento especial, uma forma que encontramos de agradecer à comunidade”, finaliza Carlos.
 

Horários

 
Durante a programação os horários de visitações nos Museus foram prolongados. O Museu Municipal, do dia 15 a 17, estará com suas portas abertas também à noite, das 18h30 às 21h30. Já o Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, localizado na SC-301, no trevo de acesso para o bairro Mato Preto, atenderá até as 20 horas. “As visitas serão guiadas por monitor”, explica o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.

 Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, localizado na SC-301, no trevo de acesso para o bairro Mato Preto


 
Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus é realizada anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio. Nesse ano, a 10ª edição ocorre entre os dias 14 e 20 de maio, com o tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações.
 
Nesta edição são mais de 5 mil participações e, aproximadamente, 15.700 eventos realizados em todo o território nacional. Em Santa Catarina, são 76 instituições museológicas participantes, de 41 municípios.
 
Prefeitura de São Bento do Sul – Viviane Miranda

fonte http://www.saobentodosul.sc.gov.br/novo/noticia/10828

domingo, 13 de maio de 2012

10ª Semana de Museus - Participe - MUSEU NATURAL ENTOMOLÓGICO ORNITH BOLLMANN - MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL DR FELIPPE MARIA WOLFF


MUSEU NATURAL ENTOMOLÓGICO
ORNITH BOLLMANN

SC – 301, ESQUINA COM A RODOVIA DOS
MÓVEIS, S/N - 300M DO VIADUTO - TREVO DE
ACESSO PARA O BAIRRO DE MATO PRETO -
OXFORD meioambiente@saobentodosul.sc.gov.br
Tel.: (47) 3626-7187 (47) 3631-6000
14/05/2012 a 20/05/2012 - 07h30 a 20h




VISITAÇÃO - Alteração do horário de visita no
Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann, com
orientação guiada por monitor das 7h30 às 12h e
das 13h30 às 20h.
16/05/2012 a 20/05/2012 - 10h às 20h











EXPOSIÇÃO Itinerante “Fauna em Alerta”. Animais
taxidermizados. Projeto da Universidade do Contestado (UnC) - Mafra, apresenta convênio com o
Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann.
Local: Prédio Manoel Tavares - Praça Getúlio Vargas
- Rua Jorge Lacerda - Centro - São Bento do Sul/SC.
Observação: Anexo ao Departamento de Turismo.




SC - SÃO BENTO DO SUL
MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL
DR FELIPPE MARIA WOLFF
AV ARGOLO, 257 - CENTRO
museu@saobentodosul.sc.gov.br
Tel.: (47) 3633-5924
14/05/2012 a 20/05/2012 - 07h30 às 20h

EXPOSIÇÃO - Para mostrar os trabalhos museoló-
gicos de São Bento do Sul faremos uma exposição
em conjunto com o Museu Natural Entomológico
Ornith Bollmann.
Local: Edifício Manoel Tavares na Praça Getúlio
Vargas, centro.
15/05/2012 a 17/05/2012 - 18h30 às 21h30

OUTROS - Museu Municipal - aberto a noite.
15/05/2012 a 25/05/2012

PALESTRA - Agendar com as escolas interessadas
uma pequena palestra sobre os trabalhos do Museu. Levando algumas peças para criar o interesse
em conhecer o Museu.
16/05/2012 - 20h às 21h

ENCONTRO - Entrega do Certificado Amigo do
Museu para todos que contribuíram com o acervo
em 2011, doando ou restaurando peças.
Local: Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff. 384
Voltar ao índice


sábado, 12 de maio de 2012

São Bento do Sul participa da limpeza da Baía da Babitonga pela AMUNESC


Mutirão de limpeza coleta quase uma 

tonelada de lixo da Baía Babitonga




O mutirão de limpeza na Baía Babitonga em São Francisco do Sul que aconteceu neste último sábado (5) conseguiu evitar que quase uma tonelada de lixo permanecesse no meio ambiente. A ação faz parte do projeto Rio Limpo, Babitonga Viva promovida pela AMUNESC (Associação dos Municípios do Norte de Santa Catarina) e reuniu voluntários que recolheram detritos em praias do entorno da Baía.
Foram recolhidos pneus, embalagens plásticas, latas e restos de móveis. Os materiais foram enviados à entidade Divina Misericórdia que dará o destino correto ao lixo. O secretário de Meio Ambiente de São Francisco do Sul, Cláudio Tureck, que também é coordenador do Colegiado de Meio Ambiente da AMUNESC, disse que mesmo sendo uma ação simbólica é uma forma de conscientização. “A partir do momento em que as pessoas reconhecerem que a grande mudança começa individualmente, poderemos unir forças para preservar o meio ambiente”. 
Outra ação do dia foi realizada por técnicos da Fundema (Fundação do Meio Ambiente) que coletaram amostras de água de quatro pontos da Baía Babitonga para análise e foi constatado que os parâmetros estão normais.  Durante a manhã foram distribuídas sacolas ecológicas com material informativo e camisetas.
O mutirão de limpeza faz parte da campanha Eco Ilha que está na sua segunda edição e conta com várias ações de educação ambiental nas escolas e comunidade.
Fonte: http://www.saofranciscodosul.ciasc.gov.br/2012/05/mutirao-de-limpeza-coleta-quase-uma-tonelada-de-lixo-da-baia-babitonga/



segunda-feira, 7 de maio de 2012

Livro ‘Aves do Quiriri’ é lançado em São Bento do Sul


07/05/2012 14:23

Livro ‘Aves do Quiriri’ é lançado em São Bento do Sul

Joberth Krause
São Bento do Sul - A noite de sexta-feira (04) em São Bento do Sul foi marcada pelo lançamento de uma obra inédita para toda a região. Na ocasião, em evento realizado no plenário da Câmara de Vereadores, foi lançada a obra “Aves do Quiriri”, guia de observação de aves.
Os responsáveis pela publicação deste estudo de 249 espécies de aves da região que abrange os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá foram os biólogos Marcelo Hübel e Thiago Alex Dreveck.
O evento contou com a presença de dezenas de convidados e representantes de entidades e escolas que foram agraciados com exemplares da obra na noite de seu lançamento. Também marcaram presença representantes das empresas que patrocinaram o projeto para impressão do livro, sendo as empresas Buddemeyer, Condor, Rudnick e Tuper.
 Na ocasião o prefeito Magno Bollmann destacou a importância deste estudo inédito inclusive retratando mais de 140 espécies com belíssimas fotos. “É muito importante para nossa história e para a pesquisa de nossos estudantes a publicação desta obra, que é inédita em nossa região”, disse Magno, que homenageou os autores pela realização e lançamento da obra.

Marcelo Hübel realizou uma apresentação sobre a estrutura e os objetivos da obra lançada, e Thiago Dreveck fez uma explanação sobre a necessidade das pessoas pararem para observar mais o que está a sua volta e viverem mais.
 Distribuição
Durante a cerimônia de lançamento da obra foram distribuídos quinhentos exemplares a instituições de ensino, bibliotecas, secretarias de Educação e entidades da região. Sobre esta distribuição Marcelo Hübel comentou que o grande objetivo do trabalho é levar estas informações a todos os estudantes e interessados no tema. “Com a distribuição para escolas e bibliotecas poderemos atingir nosso objetivo que é de divulgar ao máximo este trabalho para que as pessoas possam conhecer e preservar as aves que temos em nossa região”, concluiu Marcelo.

 Aves do Quiriri
 O livro Aves do Quiriri apresenta ao público oitenta e duas páginas de um riquíssimo trabalho preparado através de estudos e pesquisas iniciados no ano de 1999. São 78 páginas contento ilustrações sob a forma de fotografias das aves e da vegetação da região, totalizando 146 fotografias de espécies diferentes de aves e dados de 249 espécies diferentes de aves da nossa região.
A obra pode ser encontrada para comercialização nas livrarias Idea e Boulevard, Banca Gibi, RPPN Rota das Cachoeiras em Corupá, Banca Catarinense, em Rio Negrinho, e diretamente com os autores.


  • Fonte:
    Link: 

Fotos do Lançamento do Livro "Aves do Quiriri" Guia de Observação de Aves na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul




“Aves do Quiriri” Guia de Observação de Aves



Autores: Marcelo Hübel e Thiago Alex Dreveck

82 páginas

78 páginas ilustradas

250 fotos de paisagens e aves (total)

146 fotos de espécies diferentes

217 fotos de aves (macho, fêmea, imaturo e espécies repetidas)

Na lista de aves constam 249 espécies registradas



PATROCINADORES

Consórcio Intermunicipal Quiriri

Buddemeyer

Rudnick

Condor

TUPER.


Composição de Mesa (esquerda para direita)
Vice Prefeito – Flavio Schumacher
Diretor Administrativo/Financeiro da Rudnik – Sr. Fernando Gässner
Prefeito Magno Bollmann
Biólogo e escritor Marcelo Hübel
Gerente de Recursos Humanos da Condor – Cleison Adinon Alves
Gerente de Recursos Humanos da Tuper – Roberto Dobrochinski
Biólogo e escritor Thiago Alex Dreveck



Capítulos do Livro

Consórcio Intermunicipal Quiriri
A Mata Atlântica
Sobre a História da Ornitologia no Brasil
Sobre a História da Ornitologia Catarinense
            Estudos Ornitológicos Recentes em Santa Catarina
Aves Ameaçadas de Extinção no Planalto Norte Catarinense
Características do Ambiente para Observação
Em que Momento Observar as Aves?
Equipamentos e Técnicas Para Observação

            Roupas Adequadas
            Binóculos
            Lunetas
            Máquina Fotográfica
            Gravador
            Caderneta de Anotações
Classificação das Aves e Registros
Complemento Para Consultas Bibliográficas
Atração de Aves
Locais para Observar as Aves
            APA dos Campos do Quiriri
            APA do Alto Rio Turvo – 7.000ha – Campo Alegre
            APA da Bacia Hidrográfica do Rio dos Bugres
            APA Represa do Alto Rio Preto
            APA Bacia Hidrográfica do Rio Vermelho/Humbold
            Parque Ecológico Emílio F. Battistella
Imagens de Algumas Aves Observadas na Áreas de Influência do Consórcio Intermunicipal Quiriri
Lista das Aves
Ações de Melhoria Ambiental na Região
Referencias Bibliográficas


Os autores

           
Marcelo Hübel, (São Bento do Sul – Santa Catarina) é Pós-graduado em Licenciamento Ambiental pela UnC (Universidade do Contestado); Pós-graduado em Gestão e Planejamento Ambiental pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Biólogo formado pela UFPR, (Universidade Federal do Paraná) . Registro no CRBio 3ª Região (Conselho Regional de Biologia). Foi membro da SOB (Sociedade Brasileira de Ornitologia). Coordenou estudos na caracterização da fauna e flora no Planalto Norte Catarinense e Paraná. Realizou estudo específico  para a avifauna, “Levantamento e Avaliação dos Impactos do Manejo do Pinus Sobre a Avifauna da Fazenda Florestal Rio Corredeiras da Terranova-Brasil LTDA totalizando trinta meses de campo, somando pelo menos 120 dias de acampamento. Frequenta as matas da região do Planalto Norte Catarinense observando aves. Integrou a CAMCORE -  Global partners for the future o four forest no Annual Meeting   Argentina e Annual Meeting Colômbia. Participou da ACR (Associação Catarinense de Reflorestadores) e do Grupo de Silvicultores do Planalto Norte de Santa Catarina. Participou da implantação das certificações florestais FSC (Forest Stewardship Council - Conselho Brasileiro de Manejo Florestal) e da ISO 14001 (Certificação Ambiental) e ainda acompanhou a implantação do OHSAS 18001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional), ISO 9001 (Referente a Padronização de Serviços e Produtos), chegando a ser Coordenador de Responsabilidade Social e Ambiental da MASISA do Brasil LTDA, onde trabalhou por 10 anos em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Atualmente é Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul na Administração Magno Bollmann e Flavio Schuhmacher. Conselheiro e Secretário do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiental); Presidente do Comitê Gestor do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais;  Diretor ANAMMA (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente) Região Nordeste de Santa Catarina; Conselheiro do CONCIDADE (Conselho da Cidade); Conselheiro COMTUR (Conselho Municipal do Turismo); Membro da Comissão Especial de Analise e Estudos da Movimentação do Aterro Sanitário, Conselheiro da Cultura; Representante da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu); Vice-Presidente do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social – FMHIS; Delegado da CISA (Conferência Intermunicipal de Saúde Ambiental); Membro da Comissão para Avaliação de Conveniência na Aquisição de Móveis; pela AMPLANORTE (Associação  dos Municípios do Planalto Norte Catarinense; Membro do Consórcio Intermunicipal Quiriri e ao Comissão Executiva que alterou a forma consorcial; Membro do Comitê de Meio Ambiente da AMUNESC, Presidente do Comitê Gestor do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais. Na coordenação do Prefeito Magno Bollmann desenvolveu programas e/ou escreveu os projetos para implantação e acompanhamento: Plano de Manejo da APA Rio Vermelho/Humbold; Programa de Pagamento de Serviços Ambientais “Produtor de Água do Rio Vermelho”; Viveiro de Mudas Imigrante August König da Avenida dos Imigrantes; Museu Natural e Entomológico Ornith Bollmann; Programa ECOATITUDE; Programa de Educação Ambiental ECOTRILHA; Programa S.O.S Rio Limpo; Projeto Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann; Arborização Urbano; Ações relacionadas a datas comemorativas (exposições de estudos ambientais, exposições de fotos Zig Koch; distribuições de mudas; concurso de fotografia; concurso de desenho com justificativa para nominar o símbolo da fauna e flora de São Bento do Sul; palestras; passeio ciclístico; gincana ambiental); Atuação na organização da Feira e Congresso AMBIENTAL 2009; Participou na Implantação do Projeto do Consócio Intermunicipal Quiriri “Coleta do Óleo Vegetal” Implantação do Projeto de Recuperação da APP do Rio Vermelho; Participação de colaboração no “São Bento Sempre Limpa” e no Programa de Educação Ambiental ECONCIÊCIA.

Thiago Alex Dreveck, nascido em 1986 (São Bento do Sul - Santa Catarina) é Biólogo e Educador. Licenciou-se em Ciências Biológicas pela Faculdade Jangada, em Jaraguá do Sul, no ano de 2009. Seu Bacharelado em Ciências Biológicas foi obtido na mesma instituição, em 2010. Atualmente, pós-graduando em Interdisciplinaridade pela Univille, Joinville.
Participou de projetos visando à área da Ornitologia no decorrer de seu desenvolvimento acadêmico. Entre eles destacam-se o Levantamento das Espécies de Arboredo da Weg II (em Jaraguá do Sul) e o Levantamento Parcial das Aves do Morro Boa Vista (Jaraguá do Sul), ainda não publicados. Esteve presente, ainda, no XVII Congresso Brasileiro de Ornitologia, Aracruz, Espírito Santo, em 2009.A partir dos projetos em que participou, iniciou sua paixão pela observação ornitológica, o que desencadeou em muitas saídas de campo, abrangendo as regiões de Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, e na RPPN Chácara Edith, Brusque.
Desenvolveu (meados de 2009 a 2010), em seu Trabalho de Conclusão de Curso, o “Levantamento parcial das espécies da Ornitofauna do Parque Malwee, Jaraguá do Sul, Santa Catarina”. O maior destaque do levantamento foi o gavião-pombo-pequeno, espécie ameaçada de extinção, classificada como vulnerável.
            Em 2011 participou como avaliador de duas bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas, Faculdade Jangada, Jaraguá do Sul - SC): “Levantamento da avifauna em dois fragmentos florestais em diferentes estágios de conservação no município de Jaraguá do Sul, SC” (POERNER, Kátia Regina) e “Levantamento Preliminar da Avifauna do Município de Jaraguá do Sul, Santa Catarina” (DUWE, Gilberto Ademar).
Concluiu, ainda, pós-graduação (latu sensu) em Interdisciplinaridade pela Univille, Joinville. Há cinco anos atua na educação e sua experiência docente abrange os ensinos de Ciências, Biologia, Química e Física; atuando, pela Secretaria de Educação de Santa Catarina, na rede municipal de educação em São Bento do Sul, e na rede privada de ensino.


APRESENTAÇÃO do livro "AVES DO QUIRIRI"


Aves do Quiriri é um guia para observadores de aves. Sendo um manual prático, de complementação para as atividades de campo, facilita a identificação com imagens e apresenta uma rica lista de aves que podem ser visualizadas na área de influência direta do Consórcio Intermunicipal Quiriri, (Campo Alegre; São Bento do Sul; Rio Negrinho e Corupá).
O livro demonstra  a classificação de vulnerabilidade das aves, quanto ao risco de extinção de acordo com a Lista Vermelha da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (vol.II, 2008).
A nomenclatura taxonômica que identifica as espécies descritas neste guia, é baseada na CBRO (Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos), que apresenta um fórum de discussão reconhecido pela SBO (Sociedade Brasileira de Ornitologia). A variação de nomenclatura é comum entre pesquisadores e as publicações seguem as alterações de época.
            Os ambientes descritos nesta obra, como sugestões para observação, apresentam  diferentes níveis de preservação e oportunizam a visualização das aves generalistas, que não são criteriosas quanto ao ambiente que ocupam, e as especialistas que são exigentes quanto a preservação de seu habitat. Estas também são bioindicadoras de ambiente, revelando, indiretamente, a conservação do ecossistema regional. Para encontrar espécies especialistas é preciso se furtar das zonas mais preservadas e para estes locais estratégicos de observação, referenciamos as APA's (Áreas de Preservação Ambiental) e RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) que apresentam em seu território zonas distintas de preservação, e algumas em excelente estágio, sendo Unidades de Conservações importantes para a manutenção da avifauna. A obra é uma publicação importante  como registro e evidência da biodiversidade que a região apresenta, com aves que também podem ser visualizadas no ambiente urbano, algumas destas frequentadores de tratadouros.
            Esta obra pode, ainda, ser requisito de consulta para o turismo rural e ecológico tornando-se uma ferramenta de auxílio para os apreciadores da observação de aves (birdwatching).  Para entendimento da avifauna, apresentamos um breve resumo sobre a história da Ornitologia Brasileira e Catarinense demostrando sucintamente alguns estudos de caráter científico. Para uma adequada observação relacionamos os equipamentos, técnicas, livros e sites de apoio.  Complementando a obra constam os avanços de melhoria ambiental que pelas ações beneficiam de forma direta ou indiretamente a conservação da avifauna em seu habitat.

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL QUIRIRI

O “Guia de Observação” dedica seu título ao Consórcio Intermunicipal Quiriri pelas ações de melhoria ambiental e principalmente em consideração ao primeiro grande feito do Consócio que ocorreu em 1998 na criação por Lei Municipal de cinco Unidades de Conservação, na categoria APA (Área de Proteção Ambiental), que atualmente oportuniza a conservação do habitat de muitas espécies da fauna e flora. Atualmente o Decreto nº 0944 20/12/2011 regulamenta a Lei Municipal de criação da APA Rio Vermelho/Humbold, em conformidade com a conclusão do Plano de Manejo, conforme critérios do IBAMA.    

O significado da palavra “QUIRIRI” é proveniente da língua dos índios da região e significa: silêncio noturno ; calada da noite;  solitário, mas também define a serra da região de Campo Alegre, local onde nasce o Rio Negro.
O Consórcio Intermunicipal Quiriri foi constituído em 28 de setembro de 1997  durante a 5ª EXPOAMA  (Exposição Agropecuária e de Meio Ambiente) em São Bento do Sul, com a coordenação do Eng. Magno Bollmann.  




FOTOS DA ENTREGA DE LIVROS 
Câmara de Vereadores de São Bento do Sul - SC

Gerente de Recursos Humanos da Condor – Cleison Adinon Alves, entregando livros.

Diretor Administrativo/Financeiro da Rudnik – Sr. Fernando Gässner entregando livros.

Gerente de Recursos Humanos da Tuper – Roberto Dobrochinski, entregando livros.

Prefeito Magno Bollmann, entregando livros.

Gerente de Recursos Humanos da Condor – Cleison Adinon Alves, entregando livros.

Gerente de Recursos Humanos da Tuper – Roberto Dobrochinski, entregando livros.

Prefeito Magno Bollmann, entregando livros.

Gerente de Recursos Humanos da Condor – Cleison Adinon Alves, entregando 100 livros para ASFA.

Diretor Administrativo/Financeiro da Rudnik – Sr. Fernando Gässner entregando 100 livros para ARECICLA

Público presente no lançamento do livro Aves do Quiriri

Público presente no lançamento do livro Aves do Quiriri

Marcelo Hübel - Lançamento do livro Aves do Quiriri - Guia de Observação de Aves

Prefeito Magno Bollmann, entregando livros.

Gerente de Recursos Humanos da Condor – Cleison Adinon Alves, entregando livros

Diretor Administrativo/Financeiro da Rudnik – Sr. Fernando Gässner, entregando livros

Gerente de Recursos Humanos da Tuper – Roberto Dobrochinski, entregando livros.

Prefeito Magno Bollmann, entregando livros



DOAÇÃO DE LIVROS


Escolas que receberão os livros:

5 Cleyde Rejane Treml Skiba
Diretora do Colégio Global
Representada pelo Sr. Fabio Zwifra

5 Eliane Morriesen
Diretora do Colégio Espaço Infantil

5 Muriel Pinto Amorim Diretor do Colégio Bom Jesus São José(Representado pela Coordenadora Disciplinar Rosangela Friedrick)

5 Irineu Barcelos (Representado por Bruna Dranka)
Diretor do Colégio Froebel de São Bento do Sul

5 Salete de Oliveira Spitzner
Colégio Cenecista São José

5 Adriana B. Wiateek
Diretora do Colégio SESI Educação Infantil


5 Vilama Süssembach Schröder
Diretor do Colégio Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho

5 Rosane Knop
Diretora da Escola Alternativa Anjo Sapeca

5 Terezinha Maria Schimitt
Diretor da Cooperativa de Educação de Professores e Especialistas COOPE


48 Alcione Teresinha Hinke
Gerente de Regional de Educação
Representada por Marlise Beatriz Conte



12 Angela Aparecida Reckziegel Hübner
Secretária de Educação de Campo Alegre

12 Airton Hartnann Muller
Secretário de Educação de Corupá

81 Noeli Novack dos Santos
Secretária de Educação de São Bento do Sul

42 Fátima Aparecida Alexandroni Masutti Secretária de Educação de Rio Negrinho (Representada pela Diretora do Departamento de Ensino Fundamental Luiza Helene Pscheidt Grossl)

5 Pedro Machado Bittencourt
Presidente da Fundação Cultural

5 Marília Maciel
Biblioteca Pública de Campo Alegre

5 Airton Hartnann Muller
Biblioteca Pública de Corupá

5 Elaine Tecla
Biblioteca Pública de Rio Negrinho

5 Agnaldo Vanderlei Arnold
Diretor do Campus UDESC São Bento do Sul

5 Marilene Terezinha Stroka
Coordenadora do Campus UnC – Rio Negrinho

5 Marcos Holz
Diretor da Escola Técnica Tupy

5 Giucélia Lourdes Spitzner Diretora da Univille do Campus São Bento do Sul (Representada pela Assessora de Direção Elizangela Sietz Treml)

5 Alex Luiz Mariano
Diretor do SENAC

5 Giucélia Lourdes Spitzner Diretora da Univille do Campus São Bento do Sul e do Colégio Univille (Representada pela Assessora de Direção Elizangela Sietz Treml)

5 Julcimar Luis Machado
Diretor do SENAI





100 Ivo Edival de Lima
Presidente da ASFA – Serra Alta

100 Anair Zielinscky
Presidente da ARECICLA – Rio Natal



07/05/2012 14:23
Livro ‘Aves do Quiriri’ é lançado em São Bento do Sul

Joberth Krause
São Bento do Sul - A noite de sexta-feira (04) em São Bento do Sul foi marcada pelo lançamento de uma obra inédita para toda a região. Na ocasião, em evento realizado no plenário da Câmara de Vereadores, foi lançada a obra “Aves do Quiriri”, guia de observação de aves.
Os responsáveis pela publicação deste estudo de 249 espécies de aves da região que abrange os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá foram os biólogos Marcelo Hübel e Thiago Alex Dreveck.
O evento contou com a presença de dezenas de convidados e representantes de entidades e escolas que foram agraciados com exemplares da obra na noite de seu lançamento. Também marcaram presença representantes das empresas que patrocinaram o projeto para impressão do livro, sendo as empresas Buddemeyer, Condor, Rudnick e Tuper.
 Na ocasião o prefeito Magno Bollmann destacou a importância deste estudo inédito inclusive retratando mais de 140 espécies com belíssimas fotos. “É muito importante para nossa história e para a pesquisa de nossos estudantes a publicação desta obra, que é inédita em nossa região”, disse Magno, que homenageou os autores pela realização e lançamento da obra.

Marcelo Hübel realizou uma apresentação sobre a estrutura e os objetivos da obra lançada, e Thiago Dreveck fez uma explanação sobre a necessidade das pessoas pararem para observar mais o que está a sua volta e viverem mais.
 Distribuição
Durante a cerimônia de lançamento da obra foram distribuídos quinhentos exemplares a instituições de ensino, bibliotecas, secretarias de Educação e entidades da região. Sobre esta distribuição Marcelo Hübel comentou que o grande objetivo do trabalho é levar estas informações a todos os estudantes e interessados no tema. “Com a distribuição para escolas e bibliotecas poderemos atingir nosso objetivo que é de divulgar ao máximo este trabalho para que as pessoas possam conhecer e preservar as aves que temos em nossa região”, concluiu Marcelo.


 Aves do Quiriri
 O livro Aves do Quiriri apresenta ao público oitenta e duas páginas de um riquíssimo trabalho preparado através de estudos e pesquisas iniciados no ano de 1999. São 78 páginas contento ilustrações sob a forma de fotografias das aves e da vegetação da região, totalizando 146 fotografias de espécies diferentes de aves e dados de 249 espécies diferentes de aves da nossa região.





Livro disponível para venda em São Bento do Sul na:

Banca Gibi (lateral do Correio no centro da cidade); 

Livraria Boulevard (Super Center Germânia); 

Livraria Fraterna (início do calçadão no centro da

cidade)