sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ciclo de palestras enriquecem comemoração sobre Meio Ambiente

29/05/2009

Ciclo de palestras enriquecem comemoração sobre Meio Ambiente


Na vasta programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, no mês de junho, a Prefeitura de São Bento através do Departamento do Meio Ambiente, estará promovendo um ciclo de palestras no auditório da Univille.

As palestras acontecem no dia 5 de junho, com início às 17h, e término às 22h30. A programação tem a parceria da Polícia Ambiental, Consórcio Ambiental Quiriri e Univille. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo telefone, 3631-6195, com Denise. Segue a programação.

Fernando Grison (Engenheiro Sanitarista Ambiental, Mestrado em Engenharia Ambiental da UFSC).
“Uma Visão Importante no Rio”.

Roberto Fabris Goerl (Geólogo, Mestrado em Geografia da UFSC).
“Inundação Como Desastre Ambiental”.

Joana Nery Giglio (Acadêmica de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC). “Floresta Aumenta Água no Rio? Interceptação”.

Masato Kobiyama (Professor da UFSC)
“Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: Atividades do LabHidro/UFSC na Bacia Alto Rio Negro”.

Jucelito Lopes (Sargento da Polícia Ambiental).
“Aquecimento Global. A Superação do Paradigma Ético”.

Andreas Fraz Auburger e Jean Fábio Bianconcini.
“Projeto: Separação de Resíduos Sólidos Domésticos de São Bento do Sul”.

Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Observação das aves será tema de palestra em São Bento

27/05/2009

Observação das aves será tema de palestra em São Bento


No dia 5 de junho, o biólogo Celso Seger, proprietário da Eco Mata, Pesquisa e Consultoria, irá proferir uma palestra em São Bento do Sul com o tema: “Turismo de natureza: enfoque ao segmento do turismo de observação das aves”. Essa palestra é mais uma atividade relacionada ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Para interessados, as inscrições continuam abertas. O evento que acontece no Novotel, tem por objetivo explicar e debater o turismo voltado para o “birdwatching”, que é um termo em inglês que surgiu em 1901, pelo ornitólogo Edmund Selousque, que significa observação das aves.

Essa atividade atrai cada vez mais adeptos, não só do Brasil, mas do mundo inteiro. A atração por este tipo de turismo, segundo especialistas, são as cores vibrantes, o formato das aves e o canto.

Um estudo apurado pelo governo norte–americano acusou que existem nos Estados Unidos, 46 milhões de “birdwatchers”, que são os observadores, que movimentam mais de 80 bilhões de dólares ao ano, somando obviamente compras, hospedagens,viagens e impostos. Os guias de observadores chegam a cobrar a diária entre R$ 350,00 a R$ 700,00. Mas a atividade no Brasil ainda é pouca, porém com um enorme potencial de crescimento.

O Diretor do Meio Ambiente, Marcelo Hubel, ressalta que São Bento do Sul é uma cidade com uma natureza privilegiada onde pode-se destacar duas formações florestais, sendo a Ombrófila Densa e Ombrófila Mista. E Santa Catarina é o estado mais representativo em área do bioma de mata atlântica. “A vegetação que cobre o município é a proporção destas florestas que forma um ecotone perfeito para o observador. Podemos verificar espécies no Rio Natal e conforme a época do ano, também vemos a mesma espécie nos bairros acima da serra. O curioso é que sempre será possível sair para campo e observar aves diferentes”, explicou.

A palestra irá conter quais os segmentos do turismo de natureza, técnicas de observação, equipamentos e recursos humanos, aspectos econômicos, o potencial do Brasil e a exploração deste tipo de turismo. Interessados podem se inscrever no telefone 3631-6195, com Denise, ou 3626-6669. Serão 30 vagas para pessoas vinculadas ao turismo e 40 vagas para o público em geral.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

Escolas conhecem as provas da Gincana Ambiental


quinta-feira, 21 de maio de 2009

São Bento é premiado como destaque nacional

21/05/2009

São Bento é premiado como destaque nacional



Na noite de terça-feira, dia 19, o Diretor do Meio Ambiente, Marcelo Hubel, representou o Prefeito Magno Bollmann, na premiação ocorrida na cidade do Rio de Janeiro, como município de destaque nacional em planejamento urbanístico e paisagístico. O prêmio foi concedido pelo Instituto Ambiental Biosfera.

O prêmio oferecido a 30 municípios brasileiros, foi resultado das políticas, diretrizes e ações que proporcionaram melhoria à qualidade de vida da população. Somente três cidades de Santa Catarina receberam o prêmio, além de São Bento, Xanxerê e Pomerode.

Marcelo explica a importância da premiação. “O Prefeito Magno Bollmann, em seu histórico político administrativo, sempre foi voltado para o desenvolvimento regional nos moldes da sustentabilidade, onde a proporção de crescimento populacional é analisado e planejado com o intuito de diminuir os impactos com o meio ambiente tornando favorável o bem estar social e ambiental”.

Nestas premissas, o Diretor do Meio Ambiente ressalta algumas, das muitas ações que o Prefeito participou ou executou como: a estruturação do Consórcio Ambiental Quiriri, formação da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável, galpão de recolhimento de embalagens de produtos tóxicos, doação de terreno para construção do CEPA Rugendas, além do fortalecimento visual do município na melhor apresentação de suas características para melhor atender a harmonia da cidade e moradores.

Em relação ao desenvolvimento do município, Marcelo enfatiza que a estrutura urbana deve acompanhar a desenvoltura do crescimento populacional em equilíbrio com a preservação dos recursos naturais. “Ações municipais são intensificadas com a coleta de esgoto para tratamento e adequação do aterro sanitário entre outros projetos que objetivam a redução do impacto ambiental”, informou.

Magno ressalta que o prêmio é resultado de um trabalho que já vem sendo realizado há muito tempo. “A nossa semente foi lançada há quatro gestões aproximadamente. A questão ambiental é muito importante para nós, e esse trabalho se expandiu a nível de estado”, enfatizou.

O evento contou com a presença do Presidente do Instituto Ambiental Biosfera, Professor Dorival Correia Bruni, o Senador Francisco de Assis Moares (Mão Santa - PMDB), o Deputado Federal Eduardo Valverde (PT-RO), além de Prefeitos e representantes regionalizados como Miguel Haddad de Jundiaí e Simone Tebet de Três Lagoas.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

terça-feira, 19 de maio de 2009

Inscrições abertas para visita a trilha ecológica

19/05/2009

Inscrições abertas para visita a trilha ecológica


Junho é o mês dedicado ao Meio Ambiente, e a programação segue intensa. Uma das ações é proporcionar aos alunos uma visita à trilha ecológica na Floresta Ombrófila Mista, com o objetivo de disponibilizar a prática vivencial do aluno em contato direto com o meio ambiente e garantir ao mesmo tempo a preservação aliado a educação.
O Diretor do Meio Ambiente, Marcelo Hubel, informou que a atividade será realizada em parceria com a empresa Masisa do Brasil, que disponibilizou placas com fotos e textos dos animais da região, além de blocos de concreto com a pegada legítima de mamíferos como a capivara, puma, gato do mato entre outros.
A trilha percorre a Floresta Ombrófila Mista, que fica nas proximidades do Ginásio Annes Gualberto, com a visualização de diferentes tipos de vegetais como árvores remanescentes de floresta primária e árvores pioneiras. “A floresta apresenta espécies de interesse comercial como erva mate e ervas medicinais. As plantas epífitas como as bromélias serão alvo de apresentação, pois está associada à manutenção de muitas espécies da fauna local. Ainda existem outras apresentações na trilha que em muitos casos serão mostrados conforme a própria situação de momento”, explicou Hubel. As inscrições das escolas para visita podem ser feitas com a Denise, no Departamento de Meio Ambiente, pelo telefone 3631-6195.
Gincana
Para a gincana ecológica, já existem oito equipes participantes, mas foi prolongado a inscrição para quarta-feira, dia 20. Na quinta, dia 21, os coordenadores da equipe receberão as provas para serem desenvolvidas durante a semana, com apresentação das tarefas no Ginásio Annes Gualberto, no dia 06 de junho, onde ocorre a disputa e premiação. A gincana tem parceria com a Univille e o Departamento de Turismo. As inscrições podem ser feitas com Solange no telefone 3631-6195.
 Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Cresce a arrecadação no São Bento Sempre Limpa

18/05/2009

Cresce a arrecadação no São Bento Sempre Limpa


O sábado de frio não intimidou a população a participar da segunda etapa do programa “São Bento Sempre Limpa”, ocorrido nos bairros Oxford, Cruzeiro, Mato Preto e Fundão, no dia 16. A separação do material ocorreu na Rodovia dos Móveis, 383. Com 70 pessoas envolvidas na organização, o saldo foi superado, tendo a arrecadação de 7,5 toneladas.
A primeira etapa do programa aconteceu em abril nos bairros Centenário, Dona Francisca, Bela Aliança, Vila São Paulo e Brasília, concentrando um montante de 6 toneladas de diversos materiais como: ferro, vidro, isopor, pneus velhos, restos de madeira, latas, óleo de cozinha, plásticos entre outros.
O Coordenador da Defesa Civil, Aluísio Moreira, explica que o programa avançou bastante em termos de organização, mas o objetivo é ir além. “Já em semanas anteriores realizamos a divulgação em escolas, colocamos faixas nos bairros que iriam participar da coleta e fizemos o trabalho de mostrar para a população o quanto é importante aderir a ideia e separar o material”.
O Diretor do Meio Ambiente, Marcelo Hubel, participante ativo no sábado, agradeceu a participação. “A população atendeu ao nosso pedido e participou fielmente, nos ajudando a salvar o meio ambiente, principalmente a poluição de rios. Essa etapa também foi diferente no sentido da divulgação nos bairros ter sido maior, e a agilidade na separação do material. A partir do momento que o caminhão estacionava no terreno, a separação já era imediata, pois sabíamos em que local colocar o material, ficou mais ágil. Isso faz com que a população também não jogue o material na rua”.
Marcelo informa que a próxima edição do “São Bento Sempre Limpa” ocorre no dia 20 de junho, atingindo os bairros Serra Alta, Vila Pielz, Sertãozinho e Lençol. “Serra Alta com aproximadamente 11 mil moradores, sendo o bairro mais populoso de São Bento, terá na minha opinião um boa arrecadação. Além disso, o evento também comemora a Semana Mundial Do Meio Ambiente”.
O Diretor explica que o mês de junho será todo dedicado para comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Além das oito equipes que estão formadas que participarão da gincana do dia seis de junho, outras atividades estão prontas como palestras, formação do grupo de gestão social, passeio para a trilha ecológica entre outros.
Entre os materiais coletados, o mais inusitado foi uma mesa de restaurante de alumínio que concentrava o buffet, além de impressora e TV. A maior arrecadação foi vidro e ferro. Às 18h, com o encerramento da separação, o material foi encaminhado para a Cooperativa de Catadores Recicláveis.
A segunda etapa contou com a participação de 70 pessoas, envolvendo a Secretaria de Obras, Diretoria do Meio Ambiente, Defesa Civil e Samae, sendo 40 da Prefeitura de São Bento do Sul, oito caminhões e 30 pessoas integrantes da Cooperativa de Catadores.
Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

terça-feira, 12 de maio de 2009

Gincana Ambiental movimenta escolas do município

12/05/2009

Gincana Ambiental movimenta escolas do município


A Prefeitura de São Bento do Sul, através do Departamento do Meio Ambiente, promoverá diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.
Uma destas ações, envolve as escolas do município. Todas serão convidadas a participar da 1ª Gincana Ambiental, que tem por objetivo integrar os alunos e promover a reflexão com temas relacionados a responsabilidade social e ambiental. “É através da competição saudável, que poderemos oportunizar o aprendizado e o convívio comunitário”, informou o Diretor do Meio Ambiente Marcelo Hübel.
A primeira semana de junho será repleta de atividades. No caso da Gincana, os vencedores serão conhecidos no sábado, dia 6 de junho, no Ginásio Annes Gualberto, quando todas as equipes estarão reunidas, juntamente com a torcida organizada para a premiação.
As inscrições são limitadas com prazo até o dia 15 de maio, próxima sexta-feira. Cada escola poderá inscrever uma equipe com no máximo 20 alunos representantes de 5ª a 8ª série, sem necessidade de proporção por série. Na apresentação da ficha de inscrição, será fornecido o regulamento e as tarefas. Maiores informações com Maria Solange Bileske, no telefone 3631-6195.
A premiação consiste para o primeiro lugar, troféu para escola, medalha individual e passeio no Vale Encantado (Cepa Rugendas; Parque Natural das Aves e Braço Esquerdo). As equipes que conquistarem segundo e terceiro lugar ganharão troféus e medalhas individuais. “Já foram elaboradas as provas que requer participação social, trabalho em equipe, conhecimento nas questões ambientais e expressão corporal. O resultado será uma grande festa, e a disputa entre as escolas revelará além do conhecimento, muita garra e determinação”, finalizou Hübel.

Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

terça-feira, 5 de maio de 2009

Segunda edição do “São Bento Sempre Limpa” prevê mais arrecadação

05/05/2009

Segunda edição do “São Bento Sempre Limpa” prevê mais arrecadação


Os preparativos seguem intensos para a segunda edição do programa “São Bento Sempre Limpa”, que acontece no dia 16 de maio. O objetivo além de envolver mais pessoas, é arrecadar mais que seis toneladas de materiais recicláveis, como aconteceu em abril.
A população dos bairros Cruzeiro, Oxford, Mato Preto e Fundão, deve ficar atenta para no dia, separarem materiais como vidro, isopor, ferro, restos de madeira e óleo de cozinha, latas, papelão, pneus velhos e plásticos. “A visitação nas escolas começa esta semana, e a distribuição do material informativo também. Queremos o envolvimento do maior número de pessoas possível, visando sempre a preservação do meio ambiente e também a conscientização”, explicou Maria Marlene Wengler, integrante da Cooperativa e uma das coordenadoras do projeto.
Interessados em fazer parte do grupo de voluntários podem ligar para 3631-6073, lembrando que toda a comunidade está convidada a participar. A concentração no dia 16 de maio, está marcada para às 8h, na Rodovia dos Móveis, 383 – Expresso Araújo. O programa conta com o apoio das Secretarias de Obras, Planejamento e Urbanismo, Samae, além de ter parceria com a Cooperativa de Catadores Recicláveis, que realiza a separação do material.
Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Inicia-se planejamento das ações para Semana do Meio Ambiente

04/05/2009

Inicia-se planejamento das ações para Semana do Meio Ambiente


Embora a semana do Meio Ambiente seja na primeira semana de junho, o planejamento para a semana já iniciou, visto a necessidade de logística para realização dos mais distintos eventos. Na manhã desta quinta-feira, dia 30, foi realizada a reunião para o delineamento das ações com participação do prefeito Magno Bollmann e o Diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel.

Na reunião foram discutidos vários temas apropriados para marcar a semana. Algumas das atividades terão permanência para o mês inteiro. “O propósito de intensificar as atividades na semana do meio ambiente é uma oportunidade de motivar as pessoas em relação ao tema. Mas o esforço em melhor suprir as necessidades relacionadas o tema devem ser consideradas durante todo ano”, diz Hübel.

Algumas das iniciativas desta semana são ferramentas para instrumentalizar outras ações futuras. “A Prefeitura vincula proposições e demonstra os caminhos fomentando a proposição de soluções nos mais distintos níveis de necessidade com atenção e respaldo em relação aos impactos ambientais na busca de soluções e resultados. É na ação da coletividade e participação da comunidade que num conjunto de idéias participativas conseguiremos atingir os propósitos de preservação”, crê o diretor de Meio Ambiente.

Conforme Hübel, é por intermédio do desenvolver de ações de ONG's, Universidades, Iniciativa Privada, Poder Público nas mais distintas entidades, que surgem resultados compensadores. “A semana de meio ambiente é mais um artifício de valorização destas ações que em parte reforça a Educação Ambiental, pilar de sustentação do contexto atual e futuro. Nessa premissa foram consideradas diferentes propostas que serão também analisadas pelas parcerias para melhor aproveitar os talentos sociais”, fiz o biólogo. A semana contará com o envolvimento do Consórcio Ambiental Quiriri, ONG's, COMDEMA, SAMAE, Empresas, Universidades, Secretarias Municipais entre outros.

Programação prevista
Para atingir os reais propósitos conservacionistas nos moldes da sustentabilidade será trabalhada a formação de opinião crítica e execução das ações propostas pela coletividade com todos atores sociais e grupos formadores de opinião. Dentro do propósito de planejamento para a semana de meio ambiente constam:

1 – Distribuição de mudas nativas da Florestas Ombrófila Mista
Objetivo: Despertar a consciência ecológica na comunidade no incentivo do plantio de mudas que no somatório de pequenas ações valorizam o bem estar da coletividade. Priorizando espécies ornamentais de floração e frutíferas que atraem a avifauna.

2 – Limpeza de Rio
Objetivo: Intensificar a importância da manutenção dos recurso hídricos e fortalecer a educação ambiental como forma prevencionista.

3 - São Bento Sempre Limpa – 3ª etapa
Objetivo: Organizar mutirões com ações de voluntariado, incentivado a comunidade local para descartar resíduos ou objetos pessoais sem utilização. O material é destinado para reciclagem, favorecendo a manutenção do meio ambiente o aspecto visual da cidade. O programa oportuniza uma ação social e ambiental com retorno econômico.

4 – Palestras sobre “Floresta Natural e Suas Associações” em escolas de ensino médio
Objetivo: Fomentar o conhecimento do ensino médio, enfatizando a Floresta Ombrófila Mista e Ombrófila Densa, e as inter-relações com a fauna; flora; ar; água e solo.

5 – Ciclo de palestras para universidades e comunidade
Objetivo: Disseminar o conhecimento científico e ou práticas adotas na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida, oportunizar o debate e favorecendo o conhecimento individual propositando a análise de caso na busca de soluções com resultados.

6 – Plantio de espécies nativas em APP, prevento a recuperação da mata ciliar
Objetivo: Sensibilizar estudantes de ensino fundamental para a importância da preservação da mata ciliar e sua relação com a preservação dos recursos hídricos e a manutenção da fauna e flora.

7 – Arborização da Conrado Liebl em toda extensão
Objetivo: Proporcionar a comunidade a arborização, valorizando o sentimento de aproximação com o meio ambiente, seja pela adoção de práticas saudáveis na adoção de caminhadas e afins.

8 – Centro Exposição de Estudos Ambientais Centro Cultural
Objetivo: Oportunizar a aproximação de ONG, empresas e universidades na exposição de estudos ambientais para a comunidade e principalmente estudantes, na demonstração de resultados na compreensão do meio ambiente.

9 – Arboreto no Parque 23 de setembro e na localidade de Rio Natal ou Ano Bom
Objetivo: Formar um plantio de espécies de importância econômica e ecológica como referência para conhecimento e base de estudo para escolas e comunidade.

10 - Visita em trilha ecológica interpretativa na Floresta Ombrófila Mista
Objetivo: Proporcionar o conhecimento da Floresta Ombrófila Mista na interpretação da transformação da floresta e suas associações.

11- Gincana Ambiental envolvendo escolas Municipais, Estaduais e Particulares de ensino fundamental
Objetivo: Despertar a consciência ecológica nas escolas com ações de motivação, integração e competição, com envolvimento da comunidade.

12 - Lançamento do Núcleo de Gestão Sócio Ambiental
Objetivo: Relacionar ações voltadas as práticas ambientalmente corretas, socialmente justas, fortalecendo as necessidades das atividades de desempenho sustentável, promovendo aproximação com órgãos de reconhecimento, fortalecendo parcerias para delinear a discussão de práticas ecoeficientes.

Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP