terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Meio Ambiente auxilia no transplante de palmeira

21/12/2009

Meio Ambiente auxilia no transplante de palmeira


Nesta segunda-feira, dia 21, um empreendedor que vem construindo um novo prédio em São Bento do Sul solicitou o auxílio da Prefeitura Municipal para o transplante de uma palmeira Jerivá. A ação segue os requisitos legais ao qual o empresário foi submetido para poder construir o imóvel.

Conforme o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Marcelo Hübel, o projeto de construção do prédio passou para analise, apreciação e aprovação do Comdema (Conselho Municipal do Meio Ambiente) e Concidade (Conselho da Cidade) e após os ajustes necessários, as obras iniciaram com a demolição da antiga construção que ocupara o local. No momento está sendo feita a terraplenagem. “O empreendedor, preocupado com o atendimento de todos requisitos legais aplicáveis, procurou orientação e direcionamento de todos conselhos e órgãos envolvidos com o desenvolvimento regional. A Fatma e Departamento de Meio Ambiente e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Bento do Sul, tiveram a solicitação para propor uma melhor estratégia em relação as palmeiras existentes no terreno. Devido a urgência de um processo rápido, a melhor solução administrativa e ambiental era fazer o transplante das árvores, sem com isso agredir o meio ambiente”, explicou Marcelo.





A Prefeitura disponibilizou a praça que está em construção no bairro Serra Alta como local apropriado para o destino final das palmeiras Jerivá. “Hoje [ontem] o dia foi dedicado para o transplante das árvores, para a praça que até então não apresentava nenhuma árvore plantada. Foram envolvidos o Departamento de Meio Ambiente, Secretaria de Obras, Vilain e Guindastes Marthe e Polícia Militar”, diz o diretor. A praça em Serra Alta está localizada na lateral com o terminal de passageiros. O canteiro escolhido fica de frente com o antigo terminal da ferrovia, no local da cova, dentro de um canteiro elevado por meio fio de rochas, existia apenas saibro, e uma pequena camada de 10 centímetros de solo onde foi colocado a grama.

A condição de terreno exigiu a abertura de cova para cada palmeira com cinco metros quadrados de espaço onde o Jerivá foi centralizado e cercado por terra com material orgânico, provindo do mesmo local onde foi retirada a palmeira. Nos próximos dias a secretaria de Obras deve irrigar as palmeiras garantindo a sobrevivência destas. “Serra Alta foi beneficiada com palmeiras que devem apresentar mais de 40 anos de idade, proporcionando beleza para a praça que na conclusão das obras deve se tornar referência para encontros, feiras e eventos culturais. As obras não apenas preservaram o meio ambiente, mas fomentaram o resgate histórico das palmeiras que por tantos anos permaneceram na visão da história e cultura de nossa gente”, observou Marcelo Hübel.



Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Estudante e Meio Ambiente mais próximos

16/12/2009

Estudante e Meio Ambiente mais próximos


O Departamento do Meio Ambiente juntamente com a Secretaria de Obras de São Bento do Sul, Consórcio Ambiental Quiriri e o Grupo Escoteiro Desbravador estão desenvolvendo um projeto chamado “Trilha Ecológica”.

Através de um percurso, que está sendo construído, serão realizadas diversas atividades com o objetivo de aproximar o aluno do meio ambiente, assim como conhecer as suas características.

A trilha deve atender diferentes propostas de trabalho com dinâmicas de grupo proporcionando ao visitante a troca de experiência, consciência, conhecimento, comportamento, habilidades e participação, de forma que torne a educação ambiental como forma permanente de ensino.

De acordo com o Diretor do Meio Ambiente Marcelo Hübel, a implantação da trilha só trará benefícios. “A ecotrilha é uma das ferramentas de conclusão do processo de aprendizado gerado na escola, sendo importante pelo contato ao ar livre, na integração com o meio ambiente. Nessa perspectiva é válido dizer que as ações de melhoria dependem da formação individual, pois a sociedade muda quando é possível sensibilizar a pessoa. A trilha traz ao aluno a percepção real do aprendizado, não sendo apenas uma transmissão de conhecimento”, relatou.

O Grupo Escoteiro Desbravador cedeu o espaço para a aplicação do projeto. A Secretaria de Obras atua na construção do percurso, o Consórcio Ambiental Quiriri está entalhando uma placa de imbuia com o logo da trilha, madeira que foi encontrada no programa S.O.S Rio Limpo, etapa Rio Negrinho II.

Já o colaborador Michel Fausto está elaborando o desenho do papagaio de peito roxo, como referência da trilha, pois este sofre ameaça de extinção. A entrada do percurso contempla um portal de Eucalipto com painéis de vidro. Na sequência aparece um anfiteatro ao ar livre onde é possível contemplar as características da Floresta Ombrófila Mista. A trilha em construção deve iniciar as atividades em fevereiro de 2010, conforme o andamento dos trabalhos desenvolvidos pelos parceiros do projeto.


Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Moradores da Vila São Paulo conhecem programa ambiental

14/12/2009

Moradores da Vila São Paulo conhecem programa ambiental



O grupo de "Gestão de Resíduos Sólidos" está realizando diversas reuniões, discutindo soluções para o melhor aproveitamento de material orgânico e alternativas para destinação final dos resíduos.

O destaque é a coleta seletiva de material reciclado, no qual será introduzido um projeto piloto no bairro da Vila São Paulo, para envolver a comunidade na ação, com objetivo de conscientizar o maior número de pessoas sobre a responsabilidade ambiental.

Na noite de sexta-feira, 11, aconteceu um encontro na Associação de Moradores do Bairro Brasília, com o propósito de apresentar a ideia, e envolver os líderes comunitários e profissionais do bairro. Estiveram presentes representantes do Departamento do Meio Ambiente, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Comunitário e Cooperativa de Catadores de Material Reciclado.

De acordo com o Diretor do Meio Ambiente Marcelo Hübel, a participação dos representantes é muito importante para estruturar um novo modelo na coleta, onde pelo incentivo sobre o tema, possam envolver os colaboradores, fazendo a diferença no sucesso da arrecadação e adequada separação dos resíduos, destinados para a reciclagem.

O programa prevê o desenvolvimento de material informativo para serem distribuídos nas escolas, comércio, empresa, além de ser feita uma visita em cada residência. Na véspera de implantação será feita uma palestra para toda comunidade para reforçar a participação de todos, na importância econômica, social e ambiental.

Com as pequenas ações do cotidiano, serão mostrados os valores na reciclagem, como na economia dos recursos naturais, além da minimização de uso do aterro sanitário aumentando sua vida útil.

As atividades para a implantação do projeto estão sendo aprimoradas. Rotas de coleta para definir o melhor roteiro, datas apropriadas para coleta, fornecimento de sacos plásticos, estratégia de recolhimento com eco pontos de referência, divulgação e engajamento da sociedade, estão sendo planejadas.

Logo depois, será feita uma avaliação final com a comunidade após um mês de atividades. O programa que no momento está em construção deve apresentar os resultados no primeiro trimestre de 2010.


Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Prefeitura inicia ação focada no desenvolvimento sustentável

03/12/2009

Prefeitura inicia ação focada no desenvolvimento sustentável


Desde maio, a Secretaria de Administração iniciou com os colaboradores da Prefeitura de São Bento do Sul, uma campanha para combater o desperdício de energia elétrica em locais públicos, baseado no programa do governo federal Procel, criado em 1985.

A partir de agora, o Departamento do Meio Ambiente realiza uma parceria com o mesmo objetivo, eliminação do desperdício, reutilização de materiais e principalmente a conscientização dos colaboradores. Ações de gestão ambiental e responsabilidade social serão aplicadas já este ano, para que em 2010 a atividade continue com mais força, com o intuito de permanecer ao longo dos anos.

Na manhã de quinta-feira, 03, os colaboradores se reuniram para conhecer o objetivo do programa Ecoatitude, que visa entre outras coisas, a redução de custos, coleta seletiva, uso da reciclagem e respeito com os nossos recursos naturais. O Diretor do Meio Ambiente Marcelo Hübel, explicou a classificação dos produtos recicláveis e não recicláveis, e como será implantado o projeto no setor público.

Ele também informou que atualmente se perde muito material que pode ser reaproveitado. “A pedido do Prefeito Magno Bollmann, que enfatiza as questões ambientais, estamos implantando o programa, no qual desejamos que dê muito certo, e que sirva de exemplo para outros órgãos públicos e privados. A Cooperativa de Catadores será nossa parceira. Primeiramente faremos uma avaliação para verificar a eficácia do projeto, e depois é só dar continuidade em todas as ações, para evitar o desperdício de água, papel entre outras questões”, explicou.

Educação ambiental

O principal intuito do programa Ecoatitude é espalhar a ideia do respeito ao meio ambiente e melhoria da qualidade de vida, que se tornou uma preocupação global. Com pequenas ações como reduzir a quantidade de lixo, realizar a coleta seletiva, economizar água, energia elétrica e ar condicionado, se atinge a conscientização dos colaboradores e demais grupos, tornando-se no futuro uma atitude permanente.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

Prefeitura inicia ação focada no desenvolvimento sustentável

03/12/2009

Prefeitura inicia ação focada no desenvolvimento sustentável


Desde maio, a Secretaria de Administração iniciou com os colaboradores da Prefeitura de São Bento do Sul, uma campanha para combater o desperdício de energia elétrica em locais públicos, baseado no programa do governo federal Procel, criado em 1985.

A partir de agora, o Departamento do Meio Ambiente realiza uma parceria com o mesmo objetivo, eliminação do desperdício, reutilização de materiais e principalmente a conscientização dos colaboradores. Ações de gestão ambiental e responsabilidade social serão aplicadas já este ano, para que em 2010 a atividade continue com mais força, com o intuito de permanecer ao longo dos anos.

Na manhã de quinta-feira, 03, os colaboradores se reuniram para conhecer o objetivo do programa Ecoatitude, que visa entre outras coisas, a redução de custos, coleta seletiva, uso da reciclagem e respeito com os nossos recursos naturais. O Diretor do Meio Ambiente Marcelo Hübel, explicou a classificação dos produtos recicláveis e não recicláveis, e como será implantado o projeto no setor público.

Ele também informou que atualmente se perde muito material que pode ser reaproveitado. “A pedido do Prefeito Magno Bollmann, que enfatiza as questões ambientais, estamos implantando o programa, no qual desejamos que dê muito certo, e que sirva de exemplo para outros órgãos públicos e privados. A Cooperativa de Catadores será nossa parceira. Primeiramente faremos uma avaliação para verificar a eficácia do projeto, e depois é só dar continuidade em todas as ações, para evitar o desperdício de água, papel entre outras questões”, explicou.

Educação ambiental

O principal intuito do programa Ecoatitude é espalhar a ideia do respeito ao meio ambiente e melhoria da qualidade de vida, que se tornou uma preocupação global. Com pequenas ações como reduzir a quantidade de lixo, realizar a coleta seletiva, economizar água, energia elétrica e ar condicionado, se atinge a conscientização dos colaboradores e demais grupos, tornando-se no futuro uma atitude permanente.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br