sábado, 22 de março de 2014

Ornith Bollmann


Texto: painel do Museu Entomológico Ornith Bollmann

SÃO BENTO DO SUL – HISTÓRIA, CULTURA E TRADIÇÃO EM BORBOLETAS

FAMÍLIA

BOLLMANN

ORNITH BOLLMANN

HISTÓRIA
ENTOMOLOGIA
            Ornith Bollmann foi uma pessoa de inigualável ação no campo político, cultural, profissional, familiar e de princípios e valores ambientais reconhecidos, dedicou parte de sua vida na observação e interpretação da entomologia com especial atenção aos Lepidópteros.
            As saídas de campo  eram habituais, rotineiras,  na localidade que hoje é a Unidade de Conservação, Área de Proteção Ambiental Rio Vermelho/Humboldt, criada por lei, e regulamentada com o Plano de Manejo e decreto.  No vale de Rio Natal também encontrava outros observadores como o Sr. Ivo Rank que relatou ao amigo: “Não sou de frequentar bares. Prefiro estar entre a vegetação respirando o ar puro que sai naturalmente da floresta”. Mas a atividade de captura e observação de borboletas também eram feitas em outros estados como no Paraná, Rondônia, com vária investidas de campo na Bacia Amazônica.  Sua atividade de coleta oportunizou uma riquíssima coleção de milhares de borboletas, que atualmente estão tombadas e dispostas no Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann

HISTÓRIA
BIBLIOGRAFIA
ORNITH BOLLMANN
Ornith Bollmann
Ornith Bollmann (14/05/1919 – 08/04/1990) filho de Carlos Bollmann e Catarina Jung Bollmann, casou com Olga Uhlig e tiveram cinco filhos: Sonja, Magno, Christa. Frank e Anete. A apreciação pelas borboletas passou naturalmente pelas gerações. Após a falecimento de Ornith em 08/04/1990, sua coleção passou para o zelo dos descendentes e atualmente compõem o acervo e exposição do Museu. Governou São Bento do Sul, sendo prefeito do ano de 1970 a 1973, pela ARENA (Aliança Renovadora Nacional). Além da política e entomologia também dedicou sua vida pelo esporte e música. Em 1982 participou do torneio internacional de jogo de cartas, denominado Skate, na Argentina, ficando em 3º lugar, mas também foi fundador do clube SKATE em São Bento do Sul e campeão nacional da modalidade. Obteve títulos de “Rei do Tiro” e “Príncipe do Tiro”. Dedicou -se a música, foi professor e incentivador, com influente ação participativa na sociedade. Apresentava habilidade com o pistão. Fundou e coordenou o Jazz Yara, de 1940 a 1961. Integrou a  Banda Treml e a Orquestra da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento. Participou do Coral e
Banda da Sängerhalle. Fundou o Coral Municipal, que gravou o Hino de São Bento do Sul, de autoria do Sr. Pedro Bittencourt, apresentado em 1973 no centenário do município.

            Suas ações em vida forma passadas por gerações de forma natural seus descendentes incorporaram a cultura, valores e princípios de Ornith Bollmann, seus filhos figuraram no esporte na música e na política. Seu genro Odenir Osni Weiss, casado com Crista Bollmann Weiss, foi prefeito de São Bento de 1977 a 1983. Seu filho Frank Bollmann, empresário de sucesso foi prefeito de São Bento do Sul no período de 1993 a 1996. Seu filho Magno Bollmann, reconhecido como ambientalista, foi eleito Prefeito para governar o município de 2009 a 2012.



     

“Coletas em Santa Catarina, Paraná, Rondônia e vária investidas de campo na Bacia Amazônica”

“Milhares de borboletas de suas coletas compõe o acervo do Museu Natural Entomológico que leva seu nome Ornith Bollmann”



“Não sou de frequentar bares. Prefiro estar entre a vegetação respirando o ar puro que sai naturalmente da floresta” Ornith Bollmann

VEJA TAMBÉM:

INAUGURAÇÃO / FOTOS
http://marcelohubel.blogspot.com.br/2011/12/fotos-inauguracao-do-museu-entomologico.html

PROJETO
http://marcelohubel.blogspot.com.br/2011/12/museu-natural-entomologico-projeto.html

Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann


Balcão com medalhas e títulos de Ornith Bollmann

Borboletas do Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann


Sala Ivo Rank e artesanatos, artefatos de borboletas de São Bento do Sul

Sala Ivo Rank 


Painel Ornith Bollmann


Painel APA - Painel de flores nativas - Painel espécies de árvores

Árvore que recebeu bandeiras nos anéis de crescimento referenciando datas importantes. Origem Parque Mariane 

Bugio e Gato-do-mato-pequeno


Painel da APA

Um dos balcões com exsicatas

Jaguatirica e bolacha de tora de araucária. Atualmente em suporte metálico

Hall de entrada do Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann

Diorama

Uma das duas onças do Museu. Esta é de 1973.



Hall de entrada com representação de borboletas gigantes voando

Sala de Animais vertebrados

Tucano-de-bico-verde, símbolo da fauna em São Bento do Sul no diorama da Museu




















quarta-feira, 5 de março de 2014

CABOCLINHO-DE-BARRIGA-VERMELHA, Sporophila hypoxantha

A imagem não é das melhores, mas foi a única oportunidade de fotografar esta ave, que por curiosidade consta como ameaçada. Foi a primeira visualização e até o momento única foto que consegui registrar em São Bento do Sul (SC) a cerca de 900 m de altitude, em local de campo aberto próximo da divisa de São Bento com Jaraguá do Sul. No momento caminhava pela estrada de chão, quando percebi sua vocalização. A fêmea também estava perto, esta é toda na cor parda. Segundo a literatura aqui é o local limite do território da espécie, estreitando para São Joaquim (SC).


CABOCLINHO-DE-BARRIGA-VERMELHA, Sporophila hypoxantha


Tamanho: 10cm

Voz: “zi”. “zlit”

Habitat: brejos e áreas campestres.

Curiosidade: migratório, aparece para nidificar e depois desaparece do local.