segunda-feira, 23 de julho de 2012

Acidente Ferroviário na APA Rio Vermelho/Humbold

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE ACOMPANHA ACIDENTE








Coleta de material para laboratório. Evidência do vazamento de combustível 20/07/12


11 escavadeiras hidráulicas para reconstrução e limpeza da soja


Soja
Um dos 4 caminhões que fez sucção do óleo/água

Coleta de óleo/água e materiais contaminados. Mais de 40 mil litros

Apoio com barco dos bombeiros

Fiscalização da Polícia Militar Ambiental

Vistoria na PCH - Departamento de Meio Ambiente, PMA e Bombeiros


Coleta da soja 100 pessoas envolvidas

Locomotiva

Soja (um vagão) em rio sem nome que drena para o Rio Vermelho 



Soja e rio



Dia 25 de julho - Chuva - Sacos com soja são cobertos
Dois guindastes e duas escavadeiras hidráulicas removendo as locomotivas. Uma locomotiva por dia










Folha do Norte

Dois guindastes e duas escavadeiras hidráulicas - retirando uma locomotiva por dia


Dia 3 de agosto - soja  germina e fermenta

Novo acidente agora no dia 1 de agosto  - 9 vagões descarrilham e um tomba a carga de milho - mesmo local do 1º acidente
Soja fermentando e germinando
33 dias após o acidente



33 dias após o acidente: 12 vagões, 400 L de óleo lubrificante, ferro, soja germinando e soja apodrecendo

terça-feira, 10 de julho de 2012

Nem só de alemães nasceu a região


Nem só de alemães nasceu a região

Jean Knetschik

Apesar da tradição germânica muito presente na região, o livro “Pioneiros”, lançado pelo escritor Marcelo Hübel, mostra que os primeiros moradores do Planalto Norte e Alto Vale do Rio Negro não forma alemães, poloneses e italianos.
A obra resgata a história das primeiras seis famílias que chegaram ao Planalto Norte, antes da colonização de São Bento do Sul, ocorrida em 1873. Quando revelada a trajetória da família Fragoso, o leitor não fica cercado pela história individualizada da família, mas percebe a característica cultural da época: culinária, educação, produção, comercialização, moradia, namoro, vestimentas, meio ambiente, casamento, música entre outros. O desvendar das sucessivas décadas apresenta a “Grande História” como: os tropeiros, índios Xokleng, revolução federalista e a imigração alemã. Tais temas fizeram parte da vida destes primeiros moradores. As informações contantes na obra parecem revelar um livro de romance, mas são a história de tempos, sendo grande parte retirado dos manuscritos de Zeferina Marian Kernig, complementados com dados bibliográficos.

Na publicação existe uma descrição maior da cultura portuguesa, pouco referenciada e quase esquecida por outros livros de história da região. “Foi o momento de valorizar os usos e costumes desse povo bravio, de origem portuguesa e que prefiro chamar de brasileiros”, diz Marcelo Hübel.
Com apoio da Tuper o livro será distribuído para cada biblioteca escolar com dois exemplares. A publicação está disponível na Banca Gibi, Livraria Boulevard, Livraria Idea e Livraria São Bento.

Fonte: Jornal Folha do Norte – São Bento do Sul – 06 de julho de 2012 – Edição nº 1.513




Trotz der langen deutschen Tradition in dieser Region, zeigt das Buch "Pioniere", die der Schriftsteller Marcelo Hübel veröffentlicht, dass die ersten Bewohner des Northern Highland und Tal des Rio Negro nicht als Deutsche, Polen und Italiener.
Die Arbeit erinnert an die Geschichte von den ersten sechs Familien, die in North Highlands angekommen, vor der Kolonisierung von São Bento Sul, die im Jahre 1873 aufgetreten zu tun. Wenn die Flugbahn der Familie Fragoso enthüllt, wird der Leser nicht durch die Geschichte der einzelnen Familie umgeben, sondern realisiert die kulturellen Besonderheiten der Zeit: Kochen, Bildung, Produktion, Marketing, Gehäuse, Kontaktanzeigen, Kleidung, Umwelt-, Heirats-, Musik und mehr. Die Entwirrung der aufeinanderfolgenden Jahrzehnten präsentiert das "Great Story" wie die Cowboys, Indianer Xokleng, föderalistische Revolution und deutsche Einwanderung. Diese Fragen waren Teil des Lebens der frühen Bewohner. Die Informationen Konstanten in der Arbeit erscheinen, ein Buch des Romans verraten, aber sind eine Geschichte von Schlaganfällen, wird weitgehend von den Handschriften aus Zeferina Maria König, mit bibliographischen Daten ergänzt genommen.

In der Publikation gibt es eine längere Beschreibung der portugiesischen Kultur, und fast vergessene Stück für andere Bücher über die Geschichte der Region verwiesen. "Es war die Zeit, um die Sitten und Gebräuche der wilden Menschen portugiesischen Ursprungs und dass die Brasilianer am liebsten nennen zu schätzen wissen", sagt Marcelo Hübel.
Mit Unterstützung von Tuper wird das Buch zu jedem Schulbibliothek mit zwei Kopien verteilt werden. Die Publikation ist in Comic-Händler, Boulevard Bücher, Bücher Idea Books und São Bento.

Estatística do blog

Como forma de curiosidade, deixo abaixo as representações estatísticas do Blog até o dia atual , considerando consultas por países e postagens mais acessadas.
Na estatística por páginas de países não constam os países com menos de 10 acessos.





quinta-feira, 5 de julho de 2012

Comitê do Itapocu visita São Bento


05/07/2012

Comitê do Itapocu visita São Bento

Com o objetivo de colher informações para renovar a base de dados do Comitê de Gerencialmente da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, a consultora Anja Meder Steinbach esteve em São Bento do Sul.
 A visita ocorre em cidades que fazem parte da Bacia Hidrográfica e o município está no divisor de águas, com 48%, mais especificamente toda a Área de Proteção Ambiental Rio Vermelho/Humbold, que corresponde a 23 mil hectares, com centenas de nascentes e afluentes que drenam para o Itapocu.


Anja ficou bastante impressionada com as ações ambientais do município, destacando o Plano de Manejo da APA, o PSA e o programa de educação ambiental Econsciência, e  apresentará matéria sobre o tema no Informativo das Águas, lançado recentemente pelo comitê.
O Comitê de Gerencialmente da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu sempre teve a presença de representantes de São Bento do Sul, onde, atualmente, o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, ocupa cadeira no Conselho Consultivo pela Sociedade Civil.
Prefeitura de São Bento do Sul – Viviane Miranda

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Polícia Ambiental recebe Posto Avançado em São Bento do Sul


03/07/2012
Comunidade pede e Polícia Ambiental recebe Posto Avançado em São Bento do Sul
Na tarde do último sábado (30) o prefeito Magno Bollmann juntamente com Walcir Cravi Gonçalves, da Associação de Transporte do Norte Catarinense – ASTRAN, estiveram nas instalações da antiga escola Angelina Soares Pereira, que através de uma grande parceria entre a administração pública e a ASTRAN foi totalmente reformada e adequada à receber as instalações de um Posto Avançado da Polícia Militar Ambiental.
Durante a solenidade de inauguração do posto avançado que contou com a presenta de diversos moradores de Rio Natal, dos oficiais da polícia militar ambiental, demais autoridades e convidados, o comandante da 2a Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Joinville, Major Adilson Schlickmann Sperfeld destacou a grande parceria em ações ambientais e amizade com o prefeito Magno Bollmann desde o ano de 1996.


 
Na ocasião Major Adilson disse que são muitos os municípios que solicitaram já uma unidade avançada da Polícia Militar Ambiental, mas que foi o histórico de grande ações e parceria que pesou a favor de aceitar a instalação da unidade em São Bento do Sul na localidade de Rio Natal.
 
Major Adilson ainda destacou a ótima estrutura que foi preparada e fez questão de afirmar as ótimas condições do espaço para atividades de instrução não só com os policiais, mas com educação ambiental para a comunidade e para as crianças das escolas de toda região.
 
Walcir Cravi Gonçalves, secretário executivo da ASTRAN, destacou a parceria com a administração municipal.
 
Walcir disse que a ASTRAN abraçou este projeto e que ações em prol do meio ambiente são sempre bem vindas.
 
O prefeito Magno Bollmann agradeceu a parceria com a ASTRAN e disse que através destes esforços conjuntos grandes projetos estão sendo realizados em São Bento do Sul.
 
Magno fez questão de dizer que a unidade avançada da polícia ambiental foi instalada atendendo aos pedidos da comunidade. “Quero dizer aos nossos agricultores que não estamos empurrando nada goela abaixo. Esta unidade está aqui porque em diversas reuniões da APA os próprios moradores da região solicitaram esta aproximação com a polícia ambiental. Nós estamos aqui atendendo aos pedidos da própria comunidade”, disse o prefeito.
 
Após proceder com a entrega das chaves e o descerramento da fita inaugural, todos participaram de um coquetel oferecido pela ASTRAN.
 
 
Histórico
A inspiração para a instalação da unidade avançada da polícia ambiental em Rio Natal foi um dos projetos sugeridos no Plano de Manejo da APA Rio Vermelho/Humbold, que passou por regulamentação de lei.
 
Durante as oficinas da APA a comunidade solicitava uma maior aproximação da Polícia Militar Ambiental, ideia esta que foi muito bem recebida pelo Major Adilson Schlickmann Sperfeld durante visita do prefeito Magno Bollmann, diretor de meio ambiente Marcelo Hübel e engenheiro ambiental e coordenador de qualidade da ASTRAN Boanerges Carneiro Jr, a sede da 2a Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental de Joinville no dia 07 de novembro de 2011.
 
E após a visita, a ideia do Posto Avançado da Polícia Ambiental em São Bento do Sul foi ratificada com aassinatura do termo de parceria entre Prefeitura de São Bento do Sul, 2a Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Joinville e ASTRAN – Associação de Transporte do Norte Catarinense, fato este de grande importância e ocorrido no dia 16 de dezembro de 2011, durante a solenidade de inauguração do Museu Natural Entomológico Ornith Bolmann.
 
Através desta grande parceria o município disponibiliza à Polícia Ambiental a estrutura de uma antiga escolana localidade de Rio Natal, reformada para abrigar o Posto Avançado da Polícia Ambiental para São Bentodo Sul e região.
 
Toda a reforma e aquisição da mobília foi realizada pela ASTRAN, que investiu mais de R$ 18.000,00 para deixar o imóvel adequado para o Posto Avançado da Polícia Ambiental.
 
Toda a estrutura está preparada para abrigar os policiais e ainda para receber a comunidade durante a realização de palestras ou cursos que poderão ser oferecidos neste local.
 
 
Prefeitura de São Bento do Sul – Joberth Krause – MTB 4280/SC


PSA no Seminário da Águas

02/07/2012

PSA no Seminário da Águas

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul realizou palestra no evento “Seminário das Água” - Aquífero Guarani, fontes superficiais e o futuro de Santa Catarina, que aconteceu nesta semana em Mafra.
 As palestras que ocorreram durante o dia 28 de junho tiveram por objetivo debater pontos importantes em relação a: escassez de água; a perda de reservas de água potável; o desperdício de água, legislação adequada; garantia da qualidade e quantidade de água e estratégias de garantir o abastecimento para agricultura e utilização no meio urbano o fórum encerrou com a formação do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Negro.

Marcelo Hübel - Seminário das águas - Mafra

 
O seminário é organizado pela Assembleia Legislativa de SC (ALESC), A Universidade do Contestado (UnC), a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Mafra, juntamente com a Câmara de Vereadores de Mafra, FATMA, EPAGRI, Patoral da Saúde e COARPA.
 
Entre as apresentações os palestrante Marcelo Hübel e Zaira Zipperer Schroeder apresentaram o PSA - Pagamento de Serviço Ambiental – Produtor de Água do Rio Vermelho, com as fazes de implantação, como: metodologia, objetivos, localização, sustentabilidade jurídica, implantação, base de cálculo, vistorias, comitê gestor e tabela de valoração ecosistêmica. “Contribuímos inserindo uma alternativa inovadora e que atende aos objetivos do seminário”, afirma Marcelo Hübel, Diretor de Meio Ambiente.

Fonte http://www.saobentodosul.sc.gov.br/novo/noticia/10947