sexta-feira, 22 de junho de 2018

CICLO DE PALESTRAS - IFC

Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de SBS Promove:
Mês do meio Ambiente tem ciclo de palestras no IFC

A programação alusiva ao Mês do Meio Ambiente contou com a realização do Ciclo de Palestras, evento realizado no auditório do Instituto Federal Catarinense - IFC Campus São Bento do Sul, e que para este ano contou com dois temas: Farmácia Viva, com a palestrante Ana Carla Koetz Prade, e Impactos Antrópicos à Fauna, com a palestrante e veterinária Ana Carolina Fredianelli.
Impactos Antrópicos à Fauna, com a palestrante e veterinária Ana Carolina Fredianelli.

O prefeito Magno Bollmann disse em sua mensagem de abertura que diversas ações estão em andamento no município em prol do meio ambiente. Magno destacou o PSA como sendo o programa pioneiro no estado e que é um divisor de águas no que se refere a trabalhos em prol do meio ambiente em nosso município.
Farmácia Viva
Farmácia Viva, com a palestrante Ana Carla Koetz Prade.
O público em grande parte formado por alunos do IFC tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo o programa Farmácia Viva.
Iniciado no ano passado, o programa tem por objetivo a disseminação do cultivo de plantas medicinais para a posterior utilização no tratamento contra diversas doenças.
Diversas espécies já estão sendo plantadas nas hortas comunitárias pelo município, e nesta semana o Departamento de Meio Ambiente iniciou a distribuição de mudas aos proprietários de terras na área do PSA em Rio Vermelho.
Ana também apresentou dados históricos com relação ao uso de plantas medicinais, cujos registram apontam para 5.000 anos atrás.
"A utilização das plantas para a cura é uma prática muito antiga, e muitos dos medicamentos que utilizamos na atualidade provém de substâncias químicas extraídas das plantas", disse a farmacêutica e coordenadora do Programa Farmácia Viva, da Secretaria Municipal de Saúde de São Bento do Sul, Ana Koetz Prade.

Impactos Antrópicos à Fauna
O tema apresentado pela médica veterinária Ana Carolina Fredianelli tratou de demonstrar ao público os impactos causados devido à ação do homem na fauna.
As imagens e os números apresentados em alguns momentos até chocaram o público.
Ana citou a ação do homem por motivos até fúteis, como o massacre de 20 mil elefantes ao ano para extração do marfim com o objetivo de alimentar o mercado negro, a retirada ilegal de corais para produção de jóias e suvenires e até mesmo a morte de tartarugas marinhas para utilização do casco para suvenires.
Na Ásia, por exemplo, três subespécies de tigre asiático já foram extintas devido ao massacre para retirada dos ossos que são utilizados na medicina chinesa, sem necessidade.
Outros números também impressionam como:
Morte de 1200 baleias ao ano para utilização da gordura para indústria de cosméticos;
976 milhões de aves morrem ao ano em colisões contra vidros e janelas;
174 milhões de animais morrem ao ano devido a choques em torres de alta tensão;
72 milhões de aves morrem ao ano devido aos efeitos de praguicidas utilizados pelo homem.
Ana fez questão de divulgar o aplicativo "Sistema Urubu", do qual os usuários podem enviar fotos de animais mortos com geolocalização. Segundo Ana, O material recebido fornece subsídios às autoridades para estudar ações em regiões cujas ocorrências ocorram com maior frequência.

Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa

Licenciamento Modelo da CIMVI - Quebrando Velhos Paradigmas


Quiriri dá mais um passo importante para a construção do licenciamento ambiental


Na terça-feira (19) representantes do Consórcio Intermunicipal Quiriri - CIQ, que abrange os municípios de Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul, estiveram realizando uma visita técnica ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí - CIMVI, único consórcio de municípios no Estado de Santa Catarina que realiza licenciamento ambiental para os municípios consorciados, no caso do CIMVI, um total de 14 municípios.
A visita ocorreu em uma das extensões do consórcio, no município de Indaial, e participaram representantes dos quatro municípios além da secretária executiva do CIQ bióloga Leoni Fuerst e do advogado Manolo Del Olmo, responsável pelo modelo jurídico do licenciamento do Consórcio Quiriri.


Para o prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, idealizador do Consórcio Quiriri que completou 20 anos recentemente, a visita foi muito positiva.
"Primeiro ficamos muito felizes por visitar um consórcio de municípios que nasceu através do modelo do Consórcio Quiriri. É mais um filhote do Quiriri que temos em nosso estado", disse.
Magno relatou que o CIMVI é o consórcio pioneiro no estado no que se refere a licenciamento ambiental e já conta com um roll de 450 empresas atendidas em uma região com potencial de 15.000 empresas ou empreendimentos a serem atendidos.
"Se fizermos uma comparação a nossa região é mais complexa, pois temos desde solicitações de supressão de vegetação até as industriais, com fator poluidor maior, o que representa um potencial maior em nossa região do que na do CIMVI", disse Magno.
Sobre a estrutura que conheceu, Magno comentou que no CIMVI a equipe é formada por 10 profissionais cedidos pelos municípios consorciados, e que o consórcio tem um faturamento de R$ 400 mil ao ano com os licenciamentos, recursos estes que ficam nos municípios e não em órgãos do estado.
"Em função da grande atividade realizada, há inclusive uma concorrência positiva com relação ao órgão estadual, antiga Fatma, agora IMA", disse o prefeito.
O Advogado Manolo Del Olmo, responsável pela elaboração do modelo jurídico para o Licenciamento Ambiental através do CIQ comentou que "a visita foi muito positiva e contribuiu para o andamento de nossos trabalhos. As conversas foram produtivas e esclareceram algumas dúvidas que tínhamos com relação ao licenciamento. Como fomos com uma equipe para esta visita técnica, algumas questões foram inclusive antecipadas, questões estas que só descobriríamos posteriormente com o andamento dos projetos através do Consórcio. Foi realmente uma visita muito produtiva e que contribuiu para acelerar o projeto de implantação do licenciamento ambiental", concluiu. 
O Diretor de Meio Ambiente de São Bento do Sul, Marcelo Hübel, resumiu a visita como "fantástica".
"A forma como o CIMVI organizou o licenciamento ambiental é excelente.  O método foi muito bem aceito pelos municípios e volto feliz desta visita técnica porque só nos mostrou que temos condições de implantar o sistema aqui com a mesma qualidade", exemplificou Marcelo.
Os municípios associados ao CIMVI são: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabirutuba, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Timbó, e todos são beneficiados pelo licenciamento ambiental do consórcio.
Fotos: Colaboração CIMVI e Consórcio Quiriri
Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa

Consórcio Quiriri visita região com Licenciamento Ambiental próprio


Consórcio Quiriri visita região com Licenciamento Ambiental próprio


Os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Corupá e Campo Alegre, uniram forças para criar o licenciamento ambiental regionalizado, independente da FATMA, atual IMA. A ação é através do modelo de consórcio e está em elaboração com toda documentação e estrutura pertinente. 
Contudo para iniciar e permanecer com o sucesso e resultado desejado, a implantação é realizada com todo cuidado no atendimento dos requisitos legais aplicáveis, atendendo sobre tudo ao modelo proposto pela resolução do CONSEMA. 
No Estado de Santa Catarina existe apenas o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí - CIMVI que está licenciando, motivando os prefeitos do Consórcio Intermunicipal Quiriri em viajar para Indaial, e conhecer na prática a funcionalidade do processo de municipalização, analisando os mecanismos de implantação e formato de trabalho.
A viagem ocorrerá nesta terça-feira, 19, e além de conhecerem a estrutura preparada para o licenciamento ambiental através do CIMVI, uma reunião entre os prefeitos e técnicos do Consórcio Intermunicipal Quiriri, e corpo técnico do CIMVI será realizada para definições internas do próprio CIQ e encerramento conclusivo da visita.
O CIMVI apresenta como associados: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabirutuba, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Timbó.  
Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa

Mudas nativas


Entrega de mudas para a população


Na manhã desta terça-feira (12) dando continuidade a programação da “Semana do Meio Ambiente” o Departamento de Meio Ambiente de São Bento do Sul, realizou a entrega de mais de 1000 mudas de plantas para a população do município. A entrega ocorreu no Calçadão em frente ao Centro Cultural Dr. Genésio Tureck, no Centro da cidade.
Marcelo Hübel - Entrega de mudas em São Bento do Sul

Ao todo foram 14 espécies de mudas distribuídas, sendo elas: erva-mate, pinheiro, aroeira, pitanga, tarumã, araçá vermelho, araçá amarelo, jabuticaba, uvaia, gabiroba, cereja, ipê amarelo, canela amarela, bracatinga e guamirim.
O vice-prefeito Marcio Dreveck acompanhou a entrega das mudas e destacou a importância da distribuição. “As mudas serão plantadas em diversas localidades pela própria comunidade, assim teremos mais árvores plantadas em nosso município, preservando a nossa natureza”, enfatizou.
A programação continua nesta quarta-feira (13), onde será realizado o plantio de mudas nativas com a Polícia Militar Ambiental e alunos do Programa Protetor Ambiental na área de Pagamento por Serviço Ambiental - PSA, em Rio Vermelho. 
No dia 20, o Instituto Federal Catarinense – IFC será palco de duas palestras. A bioquímica/farmacêutica da Secretaria de Saúde, Ana Carla Koetz Prade, apresenta o tema “Farmácia Viva”, às 13h45. Em seguida, às 15 horas, a palestrante será a veterinária Ana Carolina Fredianelli, com o tema “Impactos Antrópicos na Fauna”.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul    

Prefeito acompanha ações da Semana do Meio Ambiente


Prefeito acompanha ações da Semana do Meio Ambiente


Na manhã desta sexta-feira (8), o prefeito Magno Bollmann visitou diversas ações da Semana do Meio Ambiente de São Bento do Sul. A primeira visita ocorreu na Trilha do Papagaio, onde estudantes participaram de uma programação sobre a Educação Ambiental. O acompanhamento foi feito pelo diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.
O prefeito também foi até o Museu Natural Ornith Bollmann, onde é realizada a exposição de 1.406 borboletas. Magno também foi ao bairro Bela Aliança, onde visitou o Horto Municipal, um amplo espaço onde são produzidas mudas tanto de plantas nativas, quanto de frutas e flores. “É um trabalho excepcional realizado no Horto. É aonde tudo acontece”, destacou o prefeito. Acompanhou o prefeito nesta visita, o Chefe de Divisão de Meio Ambiente, Ricardo Gonzalez.
Outro local visitado foi o Instituto Federal Catarinense – IFC, onde serão realizadas palestras durante a programação da Semana do Meio Ambiente. No dia 20, o Instituto Federal Catarinense – Campus São Bento será palco de duas palestras. A bioquímica/farmacêutica Ana Carla Koetz Prade apresenta o tema “Farmácia Viva”, às 13h45. Na sequência, às 15 horas, a palestrante será a veterinária Ana Carolina Fredianelli, com o tema “Impactos Antrópicos na Fauna”.
As visitas continuaram em Rio Vermelho, onde o prefeito foi até o local onde será realizado o plantio de 1000 mudas nativas com a Polícia Militar Ambiental e alunos do Programa Protetor Ambiental na Área de Pagamento por Serviço Ambiental - PSA. Além disso, será realizada a entrega de 1000 mudas de Espinheira Santa na Área de PSA, em Rio Vermelho. “Temos mudas que apresentam propriedades farmacológicas e farão parte do Programa Farmácia Viva”, comentou o prefeito.
“Convidamos toda a comunidade para que prestigie a Semana do Meio Ambiente, participando das ações que estão na programação, visitando as atividades desenvolvidas em prol do meio ambiente. Temos excelentes trabalhos e que precisam ser conhecidas pela população, ajudando ainda mais a preservar o nosso meio ambiente”, destacou o prefeito. 
O calendário de ações segue na terça-feira (12), com a distribuição de mudas nativas no Calçadão, em frente ao Centro Cultural Dr. Genésio Tureck. A programação ainda conta com a exposição inédita de 1.406 borboletas no Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. E no sábado das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas. O museu fica localizado na Rodovia dos Móveis - SC 418, nº 15 – bairro Mato Preto.

Assessoria de Imprensa

Comissão da Alesc discute ações do Consórcio Quiriri


Comissão da Alesc discute ações do Consórcio Quiriri


Marcelo Hübel - ALESC
As ações do Consórcio Quiriri, que integra os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá, foram destaque durante reunião da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, presidida pelo deputado João Amin. 
O encontro aconteceu nesta quarta-feira (6) e contou com a presença dos prefeitos Magno Bollmann, de São Bento do Sul, Julio Ronconi, de Rio Negrinho, e Rubens Blaszkowsky, de Campo Alegre. O secretário de Turismo e Esportes de Corupá, Juliano Milnitz, representou o prefeito João Gottardo.
Também participaram os deputados Silvio Dreveck, Antonio Aguiar, Moacir Sopelsa e Luis Fernando Vampiro. Além deles, representando São Bento do Sul, a diretora de Turismo Luiza da Silva e Marcelo Hüebl, colaborador do Consórcio Quiriri.
Luiza iniciou a apresentação sobre o Consórcio Quiriri, as ações que estão em andamento, com ênfase no Plano Regional de Turismo para a construção do Place Branding, e também do Projeto Acolhida na Colônia, destacando a importância da regionalização do trabalho dos municípios do Consórcio Quiriri, inclusive como modelo para o Estado.
O prefeito Magno falou do objetivo pelo qual o Consórcio foi criado, há 21 anos, que seria cuidar de recursos hídricos. Falou do histórico do Quiriri e destacou resultados obtidos, como a coleta seletiva adequada do lixo, destinação de resíduos, criação de unidades de conservação ambiental, a Área de Preservação Ambiental – APA e o Pagamento por Serviços Ambientais - PSA, modelo para o Brasil, além de premiações nacionais e internacionais que o consórcio recebeu ao longo dos anos. “Quando você é Consórcio Quiriri, você não vê partidos, você tira a camisa dos partidos e trabalha-se em conjunto”, destacou Magno.
Os prefeitos Julio e Rubens também se manifestaram, destacando as ações que agregaram aos municípios através do consórcio ao longo dos anos, como exemplo o cicloturismo e o Place Branding.
Marcelo Hüebl enfatizou o PSA, que recebe um investimento de R$ 400 mil por ano, elencando as características de pontuação para os proprietários de terras.
O colaborador do Quiriri também destacou o ótimo funcionamento do programa, e que se pretende implantar mais dois PSA em São Bento do Sul, um no rio Negrinho e outro no rio Banhados.
O deputado Silvio Dreveck se lembrou do início do Consórcio e citou como exemplo, o primeiro Consórcio de Saúde de Santa Catarina. “Isso só acontece devido à metodologia utilizada, pois começou lá na escola, com as crianças, e todo esse conhecimento foi tomando proporções maiores e hoje a população está muito mais conscientizada”, destacou Dreveck.
O deputado João Amin agradeceu a presença de todos e elogiou toda a dedicação que o prefeito Magno tem para com o Consórcio ao longo de toda a história. “O prefeito Magno realmente é uma figura apaixonada por estas ações e trabalha muito em prol do meio ambiente, por isso gostaria de parabenizá-lo por tudo que tem feito e pela iniciativa desta reunião”, concluiu.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul    

Destaque ambiental na ALESC


Ações do Consórcio Quiriri serão tema de reunião na ALESC


Nesta quarta-feira (6), os prefeitos Magno Bollmann, de São Bento do Sul, João Carlos Gottardi, de Corupá, Julio Cesar Ronconi, de Rio Negrinho, e Rubens Blaszkowsky, de Campo Alegre e atual presidente, representarão o Consórcio Intermunicipal Quiriri em uma reunião da Comissão de Transporte e Desenvolvimento Urbano da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, a convite do presidente desta Comissão, Deputado Estadual João Amin.
Na ocasião, onde estarão presentes secretários de Estado e integrantes da FATMA estadual e regional, os representantes do Consórcio Quiriri apresentarão para debates a experiência do Consórcio Intermunicipal Quiriri nas áreas de Tratamento de Resíduos Sólidos, Unidades de Conservação, Recursos Ambientais, Educação Ambiental e Turismo Rural.
A reunião iniciará às 11 horas e segundo o prefeito Magno Bollmann, idealizador do evento, trata-se de um importante momento para fortalecer ainda mais as ações, externando-as de forma que possam ser conhecidas e compartilhadas estadualmente. “Todos os quatro municípios trabalham muito de forma integrada através do Consórcio Quiriri, e este é um modelo que merece ser amplamente difundido”, disse Magno.

Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa

Semana de Meio Ambiente 2018


Nesta terça-feira (5) é o Dia Mundial do Meio Ambiente e, em São Bento do Sul, o Departamento de Meio Ambiente promove ao longo do mês, diversas atividades para celebrar a data.
A programação iniciou com uma exposição inédita de 1.406 borboletas no Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. E no sábado das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas. O museu fica localizado na Rodovia dos Móveis - SC 418, nº 15 – bairro Mato Preto.
Alterado devido a greve de caminhoneiros que parou o Brasil

“Nesta semana permanece a agenda para a Educação Ambiental realizada na 'Trilha do Papagaio', baseada nas técnicas do naturalista Joseph Cornel, que definiu a metodologia de “Vivências com a Natureza” (Sharing Nature), que consiste na elaboração de atividades que possam oferecer experiências divertidas e inspiradoras, visando desenvolver nas pessoas os sentimentos de unidade e harmonia com a natureza”, conta o diretor do departamento, Marcelo Hübel. 
O calendário de ações segue no dia 12, com a distribuição de mudas nativas no Calçadão, em frente ao Centro Cultural Dr. Genésio Tureck. No dia 20, o Instituto Federal Catarinense – Campus São Bento será palco de duas palestras. A bioquímica/farmacêutica Ana Carla Koetz Prade apresenta o tema “Farmácia Viva”, às 13h45. Na sequência, às 15 horas, a palestrante será a veterinária Ana Carolina Fredianelli, com o tema “Impactos Antrópicos na Fauna”.
“Neste mês ainda está previsto o plantio de mudas nativas com a Polícia Militar Ambiental e alunos do Programa Protetor Ambiental na Área de Pagamento por Serviço Ambiental, em Rio Vermelho. E também a entrega de 1000 mudas de Espinheira Santa na Área de PSA, em Rio Vermelho. As mudas apresentam propriedades farmacológicas e fará parte do Programa Farmácia Viva”, comentou o diretor. 
Viviane de Vargas Miranda
Assessoria de Imprensa