sexta-feira, 24 de julho de 2009

Continua a doação de mudas de pinus

24/07/2009

Continua a doação de mudas de pinus


A Prefeitura de São Bento do Sul, através do Departamento de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Masisa do Brasil, continuam o trabalho de distribuição gratuita de mudas de pinus. Ao todo já foram entregues cerca de 16 mil mudas e a meta é chegar a 400 mil mudas distribuídas. O objetivo deste projeto é fortalecer a renda de pequenos proprietários, para fazer o plantio em áreas pouco aproveitadas pela pastagem, agricultura ou substituição de uma floresta exótica. O limite de é de 20 mil mudas por produtor.
O Pinus foi introduzindo no Planalto Norte Catarinense na década de 60, com sementes da África do Sul, e Estados Unidos. Destas sementes surgiram florestas plantadas que passaram por processo de estudo em melhoramento genético. As mudas que são doadas pela parceria Prefeitura/ Masisa, são originárias de pomar de sementes, com famílias conhecidas em relação ao potencial de rentabilidade consorciadas com o ambiente, garantindo melhor aproveitamento da madeira, seja pelo volume ou pela forma.
As espécies Pinus taeda, Pinus elliotti, são ideais para o desdobramento de tábuas em serraria, sendo favorável para a fabricação de móveis e similares. “No histórico de nossa região passamos pela degradação ambiental, mas hoje a preservação do meio ambiente ocorre devido a existência destas espécies exóticas que evitaram a continuação da supressão das florestas naturais e atualmente nos favorecem como matéria prima para construção civil; móveis; artesanato; papel, entre outros. As empresas com certificação buscam técnicas e métodos respeitando e preservando o meio ambiente”, explicou Marcelo Hübel, diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul. Segundo ele, as florestas plantadas são a base econômica da indústria moveleira que sustenta parte do desenvolvimento regional.
O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul esta cadastrando os proprietários interessados em receber as mudas para plantio. Uma equipe irá acompanhar os produtores para que atendam os requisitos legais, em atenção ao meio ambiente, principalmente em relação aos cuidados com a APP(Área de Preservação Permanente), manutenção e averbação da RL (Reserva Legal) cuidados com a erosão, entre outros. Outro cuidado será com a orientação sobre as melhores técnicas de silvicultura: preparo do solo, espaçamento, controle de formiga, roçada química ou roçada manual, plantio, e condução da floresta com poda e desbaste entre outras. “A Prefeitura e a Masisa do Brasil entendem que o desenvolvimento econômico deve ser compatível com os cuidados ambientais e o benefício social”, finalizou Hübel.
Após o cadastro as mudas devem ser retiradas no viveiro da Masisa, localizado no Bituva Grande, distante cerca de 60Km do centro de São Bento do Sul. Outras informações podem ser conferidas no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul pelo telefone (47) 3631 6076.

Prefeitura de São Bento do Sul - Luís Gustavo Fusinato – [MTb/SC 2068 – JP]
47 9112-0169 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Filhote de capivara é encontrado em São Bento

02/07/2009

Filhote de capivara é encontrado em São Bento


Na tarde de segunda-feira, 29, ao buscar lenha em um pasto próximo de casa, Luciana Alves Ribeiro, moradora do bairro Serra Alta, se deparou com um filhote de Capivara abandonado no local. Ela o levou para a sua casa com a intenção de proteger o animal de ataques de cachorros, e entrou imediatamente em contato com o Departamento do Meio Ambiente para auxiliá-la no que fazer. “A vontade é enorme de ficar com o animal, mas fui orientada pelo meu marido de procurar ajuda”, destacou.

O Diretor Marcelo Hübel, se dirigiu na casa de Luciana para verificar a ocorrência. Ele explica que ocorreram algumas tentativas de localizar a mãe do filhote, mas não houve sucesso, e ainda foi revelado que nas proximidades do local nunca foi visto um animal parecido. Antes de buscar a capivara, Marcelo entrou em contato com a Polícia Ambiental, que orientou procurar o Zoobotânico de Joinville, onde há estrutura suficiente para o recolhimento do animal.

O filhote foi encaminhado para Joinville na manhã de quinta. O Zoobotânico possui animais da mesma espécie, e o novo morador pode ser adotado, recebendo a devida atenção dos funcionários e o tratamento adequado. Marcelo destaca a atitude da moradora. “É louvável o comportamento desta pessoa que além de proteger o filhote, procurou orientação para proporcionar o melhor destino, mesmo que já existisse um vínculo afetivo com o animal”.

Capivara

A capivara é o maior roedor do mundo chegando a medir 1,30 metro, e pesar 70 quilos. Ao nascer, o filhote pode pesar 1,5 quilo. Os dedos apresentam fortes unhas semelhantes a cascos, com curta membrana. A capivara se cria em campos e florestas, mas sempre associadas à água.

A fêmea procria geralmente uma vez por ano podendo gerar até quatro filhotes, no qual amamenta até o quarto mês. Ela vive em grupos de oito a 16 indivíduos, comendo vegetais ou se alimenta de plantas aquáticas, visitando também plantações de milho, arroz, entre outras. É um animal pacifico, vive em torno de oito a 12 anos, quando exposto no ambiente natural. Gosta de mergulhar, e pode ficar cerca de 10 minutos submerso. Além de tudo é um animal que se adapta facilmente ao cativeiro.
  
Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Trilha noturna fecha o mês do meio ambiente

02/07/2009

Trilha noturna fecha o mês do meio ambiente


A semana de meio ambiente foi intensamente trabalhada somando 11 ações, que se estenderam em todo o mês de junho, como o SOS Rio Limpo, Gincana Ambiental, Arborização Urbana, São Bento Sempre Limpa, entre outros. A trilha ecológica, que é mais uma atividade, atendeu mais de 500 alunos de escolas particulares, municipais e estaduais.

A última visita teve uma edição especial, ocorrendo no período noturno, com alunos da Cooepe, de 5ª a 8ª séries, da Educação de Jovens e Adultos. A professora Fátima Roesler e os estudantes foram recebidos e acompanhados pela equipe do Departamento de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, que percorreram a trilha com lanternas, inspirados numa emoção diferenciada em comparação aos outros grupos que realizaram as visitas durante o dia.

No percurso dos estudantes, foi vivenciado a importância das espécies pioneiras, o banco de sementes, as espécies ameaçadas de extinção, o sub-bosque, as espécies chaves da Floresta Ombrófila Mista, as bromélias e a mata ciliar. Embora as placas com textos, fotos ou ainda os blocos de concreto com a pegada das espécies da fauna estivessem no local, os alunos mostraram muita curiosidade, chegando a conclusão da professora que é uma excelente fonte de ensino. “Essa visita a campo é fundamental no enriquecimento do aprendizado”.

A procura pela visita na trilha continua constante, possivelmente o Departamento de Meio Ambiente entrará em parceria com o Grupo de Escoteiros para estruturação de uma trilha permanente, atendendo mensalmente a comunidade.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br