terça-feira, 28 de setembro de 2010

Exposição mostra a natureza brasileira

28/09/2010

Exposição mostra a natureza brasileira


Prossegue até sexta-feira, dia 1o de outubro, a exposição “Natureza Brasileira”, no Shopping Zipperer, em São Bento do Sul. A mostra é desenvolvida pela Prefeitura Municipal, através do Departamento de Meio Ambiente, e faz parte das ações que marcam o Dia da Árvore. As imagens são de Ricardo Zig Koch Cavalcati, emprestadas pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS ).
Ao todo são 28 fotografias em painéis de 80 x 120cm, que retratam os mais variados aspectos como fauna, flora e paisagens. “As imagens impressionam pela beleza, cor e simplicidade, induzindo o visitante a compreender melhor as questões da conservação e a fragilidade do nosso planeta”, diz o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.

Além da exposição, durante a Expoama foram distribuídas quatro mil mudas, entre as espécies de Eucalyptus dunny e Eucalyptus grandis, e de espécies nativas como ingá-anão, ingá-macaco, ipê-amarelo, caroba, pitanga, araçá, gabiroba, uvaia, e cereja-do-mato. “O propósito é fortalecer o produtor rural ou o proprietário de sítios, que podem ser beneficiados pelo aproveitamento de madeira de eucalipto para obras de benfeitoria na propriedade, ou uso da lenha, mas também receberão mudas de espécies nativas de apelo ornamental ou de atração da fauna”, explica Hübel.

Ainda em relação ao Dia da Árvore, uma parceria entre Prefeitura e Instituto de Desenvolvimento Integral (IDI), proporcionará o plantio de outras 773 árvores, em áreas verdes do município. Marcelo Hübel explica que a parceria prevê a participação voluntária de 773 pessoas sendo que cada participante plantará pelo menos uma muda de espécie nativa. O propósito é relacionar a importância das árvores e a relação individual de cada pessoa, a integração social e os compromissos de responsabilidade ambiental.




Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6158 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Lixo eletrônico tem destino correto em São Bento do Sul

13/09/2010

Lixo eletrônico tem destino correto em São Bento do Sul



Desde o início de setembro, a Prefeitura de São Bento do Sul, através do departamento da Defesa Civil, trabalha em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no recolhimento do lixo eletrônico armazenado nas residências, empresas e comércio em geral. O projeto da Federação Catarinense (FCDL), foi apresentado no município e prontamente atendido pela entidade, com apoio da Prefeitura, e tem como principal objetivo dar destino aos materiais eletrônicos que já estão fora de uso e continuam acumulados em locais impróprios.

Essa situação possibilita a criação de animais peçonhentos, como aranhas, mosquitos, ratos e baratas. “Além disso, no caso de uma enxurrada, dependendo onde os materiais estiverem estocados, a água arrasta para os bueiros e rios, agredindo ainda mais o meio ambiente e colocando em risco a saúde das pessoas”, alerta o diretor da Defesa Civil Aluísio Moreira.

Participando da campanha, a empresa Telpar Celulares realizou a entrega de aproximadamente cinco mil itens, armazenados ao longo de oito anos. “Temos a consciência de que essas peças não poderiam ser simplesmente despejadas no lixo comum, mas ao mesmo tempo não tinham destino correto, com essa ação da CDL e da Defesa Civil, sabemos que os materiais serão entregues a uma empresa responsável e que fará a reutilização dos componentes”, declara o gerente Fausto Alexandre Weiss.

A preocupação da CDL é que o comércio, como fornecedor de produtos eletrônicos, possa oferecer aos consumidores uma opção para retirar os equipamentos que não mais interessam, e que não estejam sendo utilizados, afirma o secretário executivo, Gilmar Foitt. “O consumidor adquire o produto com a certeza de que mais tarde quando o equipamento já estiver desgastado, a própria CDL tem projeto para recolher esse equipamento, e assim evitar que fique acumulado em casa ou que as pessoas destinem para o aterro sanitário”, reflete.

O município de São Bento do Sul foi o primeiro da região a aderir a campanha estadual. “Temos diversos projetos que visam a segurança da população e minimizem os riscos de enchentes, deslizamentos, entre outras situações naturais, e a retirada de lixo, além de contribuir com uma cidade mais limpa, também ajuda na preservação do meio ambiente”, completa Moreira.

Mais parcerias

A Telpar Celulares, além de fazer a entrega dos equipamentos que estavam estocados numa das unidades, também se colocou a disposição para ser ponto de coleta de baterias de celulares e celulares fora de uso. “Já recolhemos há algum tempo esses materiais, mas agora podemos reforçar a campanha e contribuir ainda mais com o projeto”, frisa Fausto. Portanto as baterias e celulares podem ser entregues na matriz da Telpar Celulares, situada na rua Antônio Kaesemodel, 760, Oxford, ou ainda na filial, na Avenida Argolo, 58, Centro.

Como participar

Quem tiver qualquer material eletrônico fora de uso e quiser fazer a doação, pode entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone 199, que a mesma fará a coleta na residência ou empresa. Os materiais entregues devem estar fechados (parafusados). Até completar a carga, todos os equipamentos estão sendo organizados em um galpão. “Em menos de quinze dias já dispomos de um grande estoque, lembrando que a cada carga entregue na empresa responsável, o município recebe um computador para ser doado para uma entidade”, ressalta Aluísio. Ele ainda reforça os benefícios para a cidade com a retirada desses materiais. “Se o eletrônico esta estragado, não tem mais conserto, ou mesmo algo que não esteja mais sendo usado, não deve ser jogado no lixo comum, ligue para a Defesa Civil que vamos buscar”.

Prefeitura de São Bento do Sul – Luciane Nagorski
47 3631-6114 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Alunos conhecem o Aterro Sanitário

02/09/2010

Alunos conhecem o Aterro Sanitário


O departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, em parceria com a Samae, estiveram nesta quarta-feira (01), com cerca de 100 estudantes do Colégio Global, no Aterro Sanitário. A visita teve o intuito de complementar o aprendizado de sala de aula, visualizando na prática a disposição correta de resíduos.

No Aterro Sanitário, receberam informações das diferenças de lixão e aterro, com entendimento da necessidade de recepção e entrada de resíduos, controle do material e circulação de caminhões, impermeabilização que evita a contaminação de solo e água, deposição em camadas com solo, drenagem do chorume e águas superficiais, cobertura de proteção com solo e tela, acessibilidade controlada e impacto visual minimizado por vegetação de entorno.

Os alunos também conheceram as classificações aterro classe I e aterro classe II de resíduos e o caminho correto disposição final para pilhas, baterias, lâmpadas entre outros. Conferiram as antigas instalações do lixão e partiram para o local onde estão as células do aterro e presenciaram as atividades de manejo.

Foram reforçadas as informações de todas as etapas de construção de um aterro, voltadas na preocupação de preservação do meio ambiente. “A visualização do aterro é a melhor forma de sensibilizar os alunos da necessidade de reciclar, pois eram vistos muitos materiais que poderiam ter um destino mais nobre do que o aterro”, relata Marcelo Hübel, diretor de Meio Ambiente.

A segunda etapa da visita ocorreu na Cooperativa de Catadores de Material Reciclável, onde foi possível observar o depósito do material reciclável, a esteira de triagem, a prensa e expedição do material já compactado. No local foi possível reforçar a necessidade de participar da coleta seletiva.

Na última sessão de reciclagem na cooperativa, presenciaram o beneficiamento do óleo vegetal, que também é recebido pela coleta seletiva, em garrafas pet, que armazenam o óleo de fritura, sem risco de quebrar ou partir a embalagem. Com todo processo de decantação, separação de água e sal, o óleo é utilizado como complemento de combustível em motores diesel.

A finalização da visita ocorreu no Parque Florestal do SAMAE, com recepção de João Adilson que fez com os estudantes uma caminhada pela trilha além do plantio de árvores de canela e pinheiro. Na ocasião foram convidados para participarem do Domingo no Parque, que acontece no dia 19 de setembro, com atividades para crianças e adultos.