sexta-feira, 27 de julho de 2018
quinta-feira, 26 de julho de 2018
Aves nativas recebem sua liberdade
Aves nativas recebem sua liberdade
Na tarde de terça-feira, dia 24, na Usina Rio Vermelho de Energia - URVE, 59 espécies de aves nativas receberam sua liberdade. A APA Rio Vermelho Humboldt, no Rio Natal, local onde foi realizada a soltura das aves, será o novo habitat dos animais silvestres.
O Departamento de Meio Ambiente de São Bento do Sul, através de uma parceria com a Polícia Militar Ambiental do estado e a Associação R3 Animal de Joinville, contemplou todo o processo para que o evento de soltura das espécies fosse realizado.
A Associação R3 ANIMAL, sem fins lucrativos, é responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS localizado no Parque Florestal Rio Vermelho em Florianópolis, com apoio do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA e Polícia Militar Ambiental, esta recebe os animais apreendidos ou resgatados, que são tratados e reabilitados para soltura.
Apenas os que não são mais aptos a vida na natureza são direcionados para zoológicos. “Este trabalho chamou a atenção do Departamento de Meio Ambiente, que iniciou o contato com a R3 ANIMAL, visualizando a oportunidade da soltura de animais na Unidade de Conservação do município de São Bento do Sul, na APA Rio Vermelho Humbold”, disse o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.
O empresário e proprietário da Usina de Rio Vermelho de Energia, Frank Bollmann, parabenizou todo o trabalho e a iniciativa do Departamento de Meio Ambiente.
Dando ênfase aos trabalhos realizados, o médico-veterinário da R3 Animal, João Vitor Roeder, enfatizou todo o trabalho em conjunto para que os animais fossem cuidados e reabilitados para voltar à natureza. “É um processo que fazemos com todo o cuidado para que as aves possam voltar ao seu habitat saudáveis”, disse.
Soltura de Tirivas - Marcelo Hübel |
O prefeito Magno Bollmann destacou que toda a iniciativa tem um carinho especial das pessoas que trabalham e fazem acontecer, pois não se trata de um trabalho fácil. “Queremos realizar mais vezes esta ação. É importante para nós, para a natureza e principalmente para as aves que serão soltas”, completou o prefeito. Magno aproveitou a oportunidade e também presenteou com quadros alguns representantes que contemplaram a iniciativa do trabalho.
No total, foram 59 espécies de aves nativas soltas e entregues a natureza, sendo: 14 Ramphastos dicolorus - tucano-de-bico-verde; 3 Psittacara leucophtalmus – periquitão-maracanã; 4 Brotogeris tirica – periquito -verde; 24 Pyrrhura frontalis – tiriba-de-testa-vermelha; e 14 Pionus maximiliani – maitava -verde.
Estiveram presentes no local, patrocinadores do evento, representantes da Associação de Transporte do Planalto Norte - ASTRAN, Corpo de Bombeiros Militar de São Bento do Sul, Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA, Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente - FUJAMA, Grupo de Escoteiros de São Bento do Sul, Consórcio Intermunicipal Quiriri e demais autoridades do município.
Soltura de Tucanos - Marcelo Hübel |
Jonei Marcos Schritki
sexta-feira, 20 de julho de 2018
A origem dos Imigrantes de São Bento do Sul é Austríaca.
Já neste mapa de 1648 a 1795 observamos que antes do Império Austro-Hungaro a Bohemia já pertencia para a Áustria (cor laranja). |
Neste mapa ainda mais antigo observamos a Boêmia pertencente para a Áustria. |
Brasão Áustria Hungria |
As famílias descritas são parte da genealogia de minha família |
terça-feira, 17 de julho de 2018
Liberdade para 59 aves
Mais 59 aves nativas serão soltas
A APA Rio Vermelho Humboldt, no Rio Natal, será o novo habitat para 59 espécies de aves nativas que estavam presas em gaiolas e viveiros, frutos do tráfico de animais e da consideração errônea como pet de estimação. A soltura destas aves ocorre no dia 24, às 13h30, na Usina Rio Vermelho de Energia.
Das 59 aves que receberão liberdade, 45 são psitacídeos, ou seja, que pertencem a mesma família dos papagaios. Serão soltas 14 Ramphastos dicolorus - tucano-de-bico-verde; 3 Psittacara leucophtalmus – periquitão-maracanã; 4 Brotogeris tirica – periquito -verde; 24 Pyrrhura frontalis – tiriba-de-testa-vermelha; e 14 Pionus maximiliani – maitava -verde.
As aves são, em sua maioria, resultado do serviço de apreensão da Polícia Militar Ambiental, que as encaminha para o Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS, em Florianópolis. O local é administrado pela R3 Animal, que participa de resgates, reabilitação e reintrodução de espécies nativas.
“Após tratadas e reabilitadas, a soltura das aves somente é possível em Unidades de Conservação regulamentadas. Por isso, a ação será feita na Fazenda da Usina Rio Vermelho de Energia, que apresenta uma área de 741 ha ou 7.410.000m², sendo mais de 88% preservado, com predomínio da Floresta Ombrófila Densa, de encosta de Mata Atlântica, sendo ainda uma região de transição com a Floresta Ombrófila Mista, garantindo uma maior biodiversidade, ideal para melhor adaptação das aves que encontram alimento mais facilmente. Com a conquista do território as aves poderão escolher o lugar preferido dentro dos 23.000ha ou 230.000.000m² da APA”, explica o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.
Esta é a segunda soltura de aves realizada no município. Em agosto do ano passado, 32 aves foram soltas no Parque Natural das Aves, em Rio Natal.
A ação é realizada pela R3 Animal, responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS, com apoio do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA, Polícia Militar Ambiental e Departamento de Meio Ambiente.
Viviane de Vargas Miranda
-- Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Bento do Sul