terça-feira, 16 de outubro de 2018

GENERAL FAZ DOAÇÕES


Animais são doados ao Museu Natural
A riqueza dos museus está associada em grande parte, pela doação de materiais. E o Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann é prova disto. O local recebeu do Oficial-General Jairo Cesar Nass, um falcão-peregrino, um jacaré-de-papo-amarelo e a coruja mocho-diabo.
Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, a primeira doação foi o falcão-peregrino, que ocorreu em 2012. “Esta espécie taxidermizada, “empalhada”, estava com destino certo para o Museu da Universidade de São Paulo, mas foi orientado pelo empresário executivo e ornitólogo Dalgas Frisch, para procurar por um museu em Santa Catarina”, disse.
Nesta semana, uma coruja e um jacaré também foram doados ao Museu. “Estas espécies foram taxidermizadas pelo Sr. Juliano, um profissional famoso neste ramo de atividade, que residia em Joinville. Mesmo com idade bem avançada, ainda fazia as peças na década de 70. Muitas destas peças taxidermizadas ficaram espalhas pelo Brasil e até em outros países, as mais próximas estão no Museu do Seminário de Corupá. Mas agora algumas destas raridades podem ser contempladas em São Bento do Sul. Cada qual com sua curiosidade e importância, sendo instrumentos de ensino para a educação ambiental, para o turismo e para a curiosidade dos moradores da região”, explicou o diretor.

Marcelo Hübel, Oficial-General Jairo Cesar Nass e Ricardo Gonzalez Frontana


Curiosidades - O Falcão-peregrino é migratório, vindo da América do Norte, sendo visto em Santa Catarina em outubro, novembro. Mede de 35 à 51 cm, pesando entre 500 à 1500 gramas, a abertura de asas confere um tamanho de 74 à 120cm, apresentando um dimorfismo sexual em relação ao peso e tamanho, pois as fêmeas são até 20% maiores que os machos.
Sua alimentação é variada, sendo aves que encontra em seu caminho, morcegos, pequenos vertebrados, peixes e insetos. Nas áreas urbanas procura pelos pombos. É um caçador solitário e não briga pela sua refeição, perdendo muitas vezes para outros falcões ou águias e afins, poupando sua energia e condição física, sendo mais fácil pegar outra presa.
É o animal mais rápido do mundo, pois durante a caça pode chegar a velocidade de 250 a 300km/h. Sua forma de voar é semelhante a de um pombo. Sua maior ameaça é a contaminação química dos venenos armazenados em suas presas, pois o veneno deixa a casca dos ovos mais finas, perdendo sua criação com muita facilidade
O jacaré-de-papo-amarelo é um réptil associado aos rios das bacias dos rios Paraná, Paraguai, Uruguai e São Francisco, também ocorre em mangues, apresenta este nome pois o papo fica amarelo no período de reprodução. Pode viver até 50 anos, sendo encontrado até 800m de altitude.
O focinho é longo, maior que qualquer crocodiliano. Pode chegar até 3,5m de comprimento mas é comum ver com 2m. Seu alimento é variado entre moluscos, peixes, aves, crustáceos, morcegos e répteis.
O mocho-diabo é uma coruja que recebeu este nome devido a cor vermelho brilhante nos olhos, que é evidente conforme a luz incide. Sua vocalização são gritos no som agudo de “wouf” e grave “miah”, parecendo um miado. Seu alimento inclui pequenos mamíferos, aves, insetos e morcegos este último capturado em voo. Aproveitam ninhos abandonados de outras aves para por os ovos, mas podem usar uma depressão do solo para ninho. Gosta de montanhas vivento de 600 até 3000m de altitude.

Visite – O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann está localizado na Rodovia dos Móveis - SC 418, nº 15, bairro Oxford.
O local atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Aos sábados das 9 às 12 horas. E no segundo domingo do mês (domingo da família) das 9 às 12 horas. 
--
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de São Bento do Sul