sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Primeira reunião do PSA de 2017 é realizada no município

Primeira reunião do PSA de 2017 é realizada no município

DATA DE INCLUSÃO: 23/02/2017 15:50
Esta semana foi realizada a primeira reunião do programa PSA – Pagamento de Serviços Ambientais. Lançado no ano de 2010 durante a gestão do então prefeito Magno Bollmann, o PSA foi reconhecido e premiado em nível nacional e estadual, e atualmente recebe uma nova perspectiva de atuação com o novo comitê que está sendo formado.
Segundo informações do Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, Marcelo Hübel, na primeira reunião do ano estiveram presentes os representantes do SAMAE, Consórcio Intermunicipal Quiriri, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, Fundação Grupo O Boticário de Proteção a Natureza e o Departamento de Meio Ambiente.  A reunião foi coordenada pelo chefe de setor e Analista de Saneamento do SAMAE Paulo Schwirkowski.
Discussões que tratam desde a funcionalidade do comitê, mapeamentos, até questões de enriquecimento informativo com acréscimo de placas educativas, e fotografias do PSA, estes últimos tópicos com investimentos em parceria com a Fundação O Boticário, foram os temas desta primeira reunião do ano. 
PSA - Parte da sub-bacia do Rio Vermelho é atendida pelo Pagamento de Serviços Ambientais (PSA). A área de influência compreende da barragem de captação de água do município até as cabeceiras. As propriedades participantes são envolvidas em ações que melhoram a condição de cobertura vegetal, assegurando a manutenção de equilíbrio hídrico, favorecendo assim a população de São Bento do Sul, pois deste local é retirada a água que abastece as residências. 
A adesão de novas propriedades deve ocorrer de forma natural e gradativa.
Desenvolvimento de mudas nativas - O Departamento de Meio Ambiente lançou a possibilidade de enriquecimento da valoração do PSA. “O propósito é obter sementes nativas locais, com o repasse financeiro para os inscritos no PSA. As sementes serão destinadas para um viveiro específico, e após as mudas atingirem uma altura ideal, voltam a povoar as propriedades do Rio Vermelho. Já as possíveis sobras podem ser aproveitadas em outras áreas”, relata o Diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel. 
O tema voltará para discussão com definições sobre a forma de coleta, proporções, espécies, limites entre outras situações que são relevantes para não impactarem a condição de equilíbrios do ecossistema. O programa deve estar encabeçado pelo Chefe de Divisão de Meio Ambiente Ricardo Gonzalez Fontana que reunirá as distintas opiniões dos integrantes do comitê, e fará a frente de trabalho em campo conjuntamente com todas as instituições que integram o grupo, incluindo a participação técnica da EPAGRI, que apresenta grande afinidade e conhecimento na área pelo programa “Planorte Água e Solo”.
Os agricultores ou ainda moradores devem ter uma frequência maior de visitas de orientação e acompanhamento.
Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul
Contatos: imprensa@saobentodosul.sc.gov.br | 3631.6132 | 3631.6114 | 3631.6154