sexta-feira, 24 de julho de 2009

Continua a doação de mudas de pinus

24/07/2009

Continua a doação de mudas de pinus


A Prefeitura de São Bento do Sul, através do Departamento de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Masisa do Brasil, continuam o trabalho de distribuição gratuita de mudas de pinus. Ao todo já foram entregues cerca de 16 mil mudas e a meta é chegar a 400 mil mudas distribuídas. O objetivo deste projeto é fortalecer a renda de pequenos proprietários, para fazer o plantio em áreas pouco aproveitadas pela pastagem, agricultura ou substituição de uma floresta exótica. O limite de é de 20 mil mudas por produtor.
O Pinus foi introduzindo no Planalto Norte Catarinense na década de 60, com sementes da África do Sul, e Estados Unidos. Destas sementes surgiram florestas plantadas que passaram por processo de estudo em melhoramento genético. As mudas que são doadas pela parceria Prefeitura/ Masisa, são originárias de pomar de sementes, com famílias conhecidas em relação ao potencial de rentabilidade consorciadas com o ambiente, garantindo melhor aproveitamento da madeira, seja pelo volume ou pela forma.
As espécies Pinus taeda, Pinus elliotti, são ideais para o desdobramento de tábuas em serraria, sendo favorável para a fabricação de móveis e similares. “No histórico de nossa região passamos pela degradação ambiental, mas hoje a preservação do meio ambiente ocorre devido a existência destas espécies exóticas que evitaram a continuação da supressão das florestas naturais e atualmente nos favorecem como matéria prima para construção civil; móveis; artesanato; papel, entre outros. As empresas com certificação buscam técnicas e métodos respeitando e preservando o meio ambiente”, explicou Marcelo Hübel, diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul. Segundo ele, as florestas plantadas são a base econômica da indústria moveleira que sustenta parte do desenvolvimento regional.
O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul esta cadastrando os proprietários interessados em receber as mudas para plantio. Uma equipe irá acompanhar os produtores para que atendam os requisitos legais, em atenção ao meio ambiente, principalmente em relação aos cuidados com a APP(Área de Preservação Permanente), manutenção e averbação da RL (Reserva Legal) cuidados com a erosão, entre outros. Outro cuidado será com a orientação sobre as melhores técnicas de silvicultura: preparo do solo, espaçamento, controle de formiga, roçada química ou roçada manual, plantio, e condução da floresta com poda e desbaste entre outras. “A Prefeitura e a Masisa do Brasil entendem que o desenvolvimento econômico deve ser compatível com os cuidados ambientais e o benefício social”, finalizou Hübel.
Após o cadastro as mudas devem ser retiradas no viveiro da Masisa, localizado no Bituva Grande, distante cerca de 60Km do centro de São Bento do Sul. Outras informações podem ser conferidas no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul pelo telefone (47) 3631 6076.

Prefeitura de São Bento do Sul - Luís Gustavo Fusinato – [MTb/SC 2068 – JP]
47 9112-0169 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br