quarta-feira, 22 de julho de 2009

Filhote de capivara é encontrado em São Bento

02/07/2009

Filhote de capivara é encontrado em São Bento


Na tarde de segunda-feira, 29, ao buscar lenha em um pasto próximo de casa, Luciana Alves Ribeiro, moradora do bairro Serra Alta, se deparou com um filhote de Capivara abandonado no local. Ela o levou para a sua casa com a intenção de proteger o animal de ataques de cachorros, e entrou imediatamente em contato com o Departamento do Meio Ambiente para auxiliá-la no que fazer. “A vontade é enorme de ficar com o animal, mas fui orientada pelo meu marido de procurar ajuda”, destacou.

O Diretor Marcelo Hübel, se dirigiu na casa de Luciana para verificar a ocorrência. Ele explica que ocorreram algumas tentativas de localizar a mãe do filhote, mas não houve sucesso, e ainda foi revelado que nas proximidades do local nunca foi visto um animal parecido. Antes de buscar a capivara, Marcelo entrou em contato com a Polícia Ambiental, que orientou procurar o Zoobotânico de Joinville, onde há estrutura suficiente para o recolhimento do animal.

O filhote foi encaminhado para Joinville na manhã de quinta. O Zoobotânico possui animais da mesma espécie, e o novo morador pode ser adotado, recebendo a devida atenção dos funcionários e o tratamento adequado. Marcelo destaca a atitude da moradora. “É louvável o comportamento desta pessoa que além de proteger o filhote, procurou orientação para proporcionar o melhor destino, mesmo que já existisse um vínculo afetivo com o animal”.

Capivara

A capivara é o maior roedor do mundo chegando a medir 1,30 metro, e pesar 70 quilos. Ao nascer, o filhote pode pesar 1,5 quilo. Os dedos apresentam fortes unhas semelhantes a cascos, com curta membrana. A capivara se cria em campos e florestas, mas sempre associadas à água.

A fêmea procria geralmente uma vez por ano podendo gerar até quatro filhotes, no qual amamenta até o quarto mês. Ela vive em grupos de oito a 16 indivíduos, comendo vegetais ou se alimenta de plantas aquáticas, visitando também plantações de milho, arroz, entre outras. É um animal pacifico, vive em torno de oito a 12 anos, quando exposto no ambiente natural. Gosta de mergulhar, e pode ficar cerca de 10 minutos submerso. Além de tudo é um animal que se adapta facilmente ao cativeiro.
  
Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji – DRT/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br