quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Trilha Ecológica será inaugurada na sexta-feira

17/02/2010

Trilha Ecológica será inaugurada na sexta-feira


Oferecer às crianças do município - além de lazer e diversão - conhecimento sobre a fauna e a flora regional é a proposta da “Ecotrilha”, trilha ecológica que será inaugurada na sexta-feira, 19, às 9h, na sede do Grupo Escoteiro Desbravador (Rua Eugênio Poerner, Parque Marista), em São Bento do Sul. Os passeios são abertos a toda comunidade, mas direcionadas às escolas que terão visitas programadas semanalmente.

Os estudantes terão a oportunidade de receber informações sobre a Floresta de Araucária e suas relações com o ambiente. “A educação ambiental apresenta o propósito de sensibilizar e mobilizar o aluno na formação cultural e construção dos valores socioambientais. E é através da identidade do aluno com o local em que vive, o início de uma relação positiva na preservação ambiental”, comentou o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bento do Sul, Marcelo Hübel, principal articulador do projeto.

Marcelo conta que a ideia de construir a Ecotrilha se deu graças ao sucesso obtido na trilha ecológica oferecida em junho de 2009 durante a Semana do Meio Ambiente. A caminhada acontecia nas proximidades do Novotel e não tinha boa estrutura. “Acredito que essa trilha atinja um sucesso muito maior já que será num espaço fechado e melhor estruturado”, comentou. 

A entrada da trilha contempla um portal de Eucalipto com painéis mostrando ações da Prefeitura de São Bento do Sul de melhoria ambiental e qualidade de vida no município. No meio da caminhada há um anfiteatro ao ar livre, onde os instrutores mostrarão as características da floresta. Ao longo do trajeto, os alunos poderão visualizar placas identificando árvores e animais da região. Durante todo o passeio, atividades serão realizadas para melhor compreensão dos estudantes sobre a natureza. Uma delas, é o “Objeto Oculto”, em que as crianças devem encontrar materiais atípicos do local que estarão espalhados pela floresta. “O objetivo dessa brincadeira é buscar atenção do visitante nos detalhes dos elementos que compõem o meio ambiente e que, por menor que sejam, têm importância”, explica o diretor de Meio Ambiente.

O projeto é coordenado pelo Departamento do Meio Ambiente, mas conta com a ajuda de diversos parceiros integrados com o tema: a Secretaria Municipal de Obras atuou na construção do percurso; o Grupo Escoteiro Desbravador cedeu o espaço para implantação da trilha; o Consórcio Ambiental Quiriri entalhou uma placa de imbuia com o logo, (madeira encontrada durante o programa SOS Rio Limpo - etapa Rio Negrinho II); o desenhista Michel Faucz que elaborou o desenho do papagaio de peito-roxo, espécie-símbolo da trilha; Empresa Masisa que doou placas e imagens para ilustração, e Viveiro Florestal do Ffatto com a doação de mudas. “Quase não houve capital financeiro investido, mas sim capital humano. Com uma estrutura simples, mas bem feita, poderemos oferecer uma ótima educação ambiental para as crianças”, disse Marcelo.

A escolha da sede do Grupo Escoteiro Desbravador se justifica pela ampla variedade da fauna e flora da região existente no local. Animais como puma, cotia, capivara e árvores como araucária, vassourão, jerivá são alguns exemplos.



Prefeitura de São Bento do Sul – Jaqueline Dias – Acadêmica de Jornalismo
47 3631-6114 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br