sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS É APROVADO


Plano de recursos hídricos é aprovado

O Comitê do Itapocu iniciou os trabalhos de elaboração do “Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Itapocu” em dezembro de 2015. Nestes últimos dois anos ficou muito evidente os benefícios que o plano oferece em distintas situações, como por exemplo, na qualidade e disponibilidade da água, sem criar a necessidade atual de outorga. Quem utiliza a água, precisa ter esta garantia de volume hídrico considerando as perspectivas de crescimento populacional e da matriz produtiva agrícola ou industrial.
O Diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel acompanhou o processo desde o início, e colaborou com os trabalhos que finalizaram nesta semana com a aprovação do plano pelo “Comitê de Bacia”. 

São Bento do Sul apresenta 48% de seu território dentro da Bacia do Itapocu, com 100% da área como Unidade de Conservação, criada e regulamentada pelo prefeito Magno Bollmann. Em todas as perspectivas de cenários atuais e futuros a área apresenta excelente classificação como contribuinte de água com suas inúmeras nascentes em áreas bem preservadas.
O estudo foi realizado pela UNISUL com apoio da AMVALI, FAPESC, Comitê do Itapocu e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina. A apresentação foi realizada pelo Dr. Celso Lopes de Albuquerque Júnior que apresentou os 60% de área preservada e os 40% de área com algum uso. 
Entretanto fica evidente que a APA Rio Vermelho Humbold regulamentada, o Pagamento de Serviços Ambientais – Produtor de Água do Rio Vermelho são exemplos da necessidade da preservação ambiental, numa forma eficácia de economia verde, que assegura o abastecimento público e a qualidade da água, além de garantir uso da água para outros setores produtivos. “O plano demonstra uma falta de água, que nos faz sentir na pele o entendimento da valoração ambiental”, salientou o prefeito Magno Bollmann.
 
No próximo ano a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável vai iniciar o Plano de Recursos Hídricos para a Bacia do Rio Negro, e São Bento do Sul também faz parte com 52% de seu território dentro desta bacia.