sexta-feira, 1 de setembro de 2017

RIMA E AUDIÊNCIA PÚBLICA DE LT COPEL

Estudo do traçado de energia disponível para consulta

Está disponível para consulta pública na Prefeitura de São Bento do Sul, até o dia 5 de setembro, no balcão de atendimento da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, o Relatório de Impacto Ambiental - RIMA, referente ao licenciamento da Linha de Transmissão de Energia (LT) em 525kV do traçado que corresponde da Subestação de Blumenau para Curitiba, tendo como empreendedora a COPEL Geração e Transmissão SA, com participação da empresa JGP Consultoria e Participações LTDA, responsável pelos estudos, e a I.G Transmissão e Distribuição de Eletricidade LTDA, empresa responsável pelo licenciamento.
O traçado passa por São Bento do Sul, pela APA Rio Vermelho Humbold em 3,98km, sendo uma das nove Unidades de Conservação de SC e PR, que apresentam proximidade ou interceptação do traçado. 
O estudo apresentado é o resumo do Estudo de Impacto Ambiental - EIA, e relacionada todo descritivo do empreendimento, apresentando tópicos importantes como a caracterização do projeto, levantamentos das áreas de estudos, identificações e avaliações dos impactos ambientais, e as medidas de mitigação. 
Esta apresentação visa tornar público a ação, em atendimento às exigências do processo de licenciamento, e atende a necessidade da audiência pública que deve ocorrer no dia 14 de setembro às 18 horas, no Teatro da Sociedade Cultural Artística, Rua Jorge Czerniewicz, 160 – Czerniewicz, em Jaraguá do Sul.
As pessoas interessadas em prestigiar o evento receberão condução até o destino, bastando deixar o nome na lista que se encontra na Prefeitura, junto do RIMA e lista de consulta.
Na consequente validação, após a audiência, o órgão ambiental imite a Licença de Instalação, seguindo naturalmente para a Licença de Operação. Com a expansão do sistema de transmissão de energia é garantido o reforço na transmissão, pois a demanda atual de energia está próxima de ultrapassar a capacidade, e a operação da LT evita futuros problemas no controle de tensão das subestações.
Nas propriedades que receberão a passagem de cabos e torres existirá uma faixa de servidão de 60m (30m lado direito da linha e 30m do lado esquerdo da linha) com permissão de pastagens, cultivo agrícola e  circulação de veículos, mas não será permitido plantar árvores de grande porte, realizar queimadas, usar aviões para agricultura, construir instalações elétricas/mecânicas, jogar resíduos sólidos e construções civis.
A LT vai ocupar uma área estimada de 867 hectares, em toda sua extensão, tendo a previsão de desmatar 77,7hectares nas torres e acessos, sendo que a madeira pode ser aproveitada mediante o Documento de Origem Florestal - DOF. 
Serão implantados quatro canteiros de obras, mas nenhum em São Bento do Sul. As obras não devem interferir em cavernas, sítios arqueológicos. Foram feitos estudos que revelaram a presença de distintas espécies, sendo 38 mamíferos, 210 aves e 31 répteis/anfíbios num total de 2.988 registros de indivíduos dentre estas espécies constam endêmicas e ameaçadas de extinção.
O RIMA é uma excelente forma de apresentação do projeto e sua influência apresentando ainda detalhes relacionados ao meio socioeconômico, saneamento básico, transporte, populações tradicionais, arqueologia, cultura, impactos positivos e negativos e programas ambientais como forma de mitigação.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul