segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Soltura de aves é grande sucesso na APA do Rio Vermelho


Soltura de aves é grande sucesso na APA do Rio Vermelho
Esta quinta-feira (10) foi realmente uma data especial em São Bento do Sul.
diretor de Meio Ambiente Marcelo Hübel; Comandante Major Maicon Dilmo de Souza; Prefeito Magno Bollmann; Condante do Comando de Policiamento Militar Ambiental do Estado, Coronel Adilson Schlickmann Sperfeld; Comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar de São Bento do Sul, Tenente Coronel Fabiano Dias Perfeito; Presidente da CDL de São Bento do Sul, Orlando Torinelli; e o Secretario Executivo da CDL

Na ocasião, a Associação R3 ANIMAL responsável pelo CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) localizado no Parque Florestal Rio Vermelho, em Florianópolis, esteve em São Bento do Sul para realizar a soltura de 32 aves que estavam em reabilitação no CETAS.
Como disse o prefeito Magno Bollmann, "isso aqui é um sonho acalentado há mais de 12 anos".
O evento foi realmente emocionante, pois três grandes gaiolas foram trazidas para o Parque Natural das Aves, e separadamente uma a uma foram abertas para libertar as aves recuperadas no CETAS.
"Algumas espécies inclusive não se vê mais na região", disse o prefeito Magno Bollmann, concluindo que este será o início de uma reintrodução de algumas espécies na natureza local.
O Comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado, Coronel Adilson Schlickmann Sperfeld lembrou do espaço que havia no quartel da Polícia Ambiental em Joinville, para recuperação e depois soltura de aves, e também da longa caminhada e parceria com Magno Bollmann. 
"É uma alegria rever isso acontecendo, essa história que começa nos anos 90 acaba se repetindo nesse momento com muito mais ênfase e mais organização, e é uma felicidade ver que isto está acontecendo justamente com o senhor, que sempre esteve na vanguarda na questão de proteção dos animais, na proteção da floresta, e que é o idealizador na melhoria da qualidade do meio ambiente da cidade", disse o comandante.
Magno Bollmann explicou que esse momento é o fundamento desse projeto do Parque Natural das Aves, que é receber aves de cativeiro, recuperá-las e devolver para a natureza. "Essa é a origem do projeto do Parque Natural das Aves", disse.
Magno ainda destacou que trata-se de uma área de proteção ambiental, com 23 mil hectares, em torno de 45% da área do município de São Bento do Sul, com plano de manejo, que em síntese é tratado como um tripé: preservação, recuperação e uso consciente e responsável.
Citando as futuras gerações, o prefeito elogiou a Polícia Ambiental pelo trabalho junto ao programa Protetor Ambiental, que está formando uma turma de 40 alunos em São Bento do Sul.
"É esta nova geração que irá prosseguir com os trabalhos depois que nós estamos deixando", disse.
O prefeito também fez questão de inúmeras vezes destacar e agradecer o apoio da Polícia Ambiental, Polícia Militar, de toda equipe do Meio Ambiente, educação, imprensa, e demais participantes que prestigiaram o ato da soltura das aves.
Além do prefeito, anfitrião do Parque Natural das Aves na APA Rio Vermelho/Humboldt, estiveram presentes ao evento o vice-prefeito, secretário de Agricultura e Meio Ambiente e secretário de Obras, Márcio Dreveck; diretor de Meio Ambiente Marcelo Huebl e equipe; secretária de Educação Rosemari Strack Cândido; Comandante do Comando de Policiamento Militar Ambiental do Estado, Coronel Adilson Schlickmann Sperfeld; Comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar de São Bento do Sul, Tenente Coronel Fabiano Dias Perfeito; Comandante Major Maicon Dilmo de Souza da Polícia Militar de Joinville; veterinário da R3 ANIMAL, João Vitor de Campos Roeder; a bióloga Juliana Kammer, da Comfloresta, parceira do projeto de soltura; equipe de biólogos da FUJAMA - Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente; alunos da EBM Emílio Engel que participam do programa Gestor Ambiental, juntamente com o instrutor Cabo Freiberger; presidente da CDL de São Bento do Sul, Orlando Torinelli; Presidente da ACISBS, Jonathan Roger Linzmeyer; e diversos policiais militares, militares ambientais, convidados e imprensa.
R3 Animal - A Associação R3 ANIMAL www.r3animal.org, sem fins lucrativos, é responsável pelo CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) localizado no Parque Florestal Rio Vermelho em Florianópolis, com apoio da FATMA e Polícia Militar Ambiental, esta recebe os animais apreendidos ou resgatados, que são tratados e reabilitados para soltura. Apenas os que não são mais aptos a vida na natureza são direcionados para zoológicos.
Aves soltas - As aves soltas no Parque Natural das Aves nesta quinta feira foram 2 sabiás pretas, 4 sabiás coleira, 1 sabiá laranjeira, 2 sabiás poca, 1  trinca-ferro, 1  tangará dançarino, 2 coleirinhos, 2  curiós, 1 pintassilgo, 1 saíra sete cores, 1 tié preto, e 14 tucanos de bico verde.
Prefeito Magno Bollmann e monitor ambiental da PMA na soltura de passeriformes.

Soltura de aves na APA Rio Vermelho Humbold com CETAS - Associação R3 ANIMAL

Joberth Krause – MTB 4280SC
Assessoria de Imprensa