sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Dia de Controle da Poluição Ambiental terá palestras e inspeção veicular


Dia de Controle da Poluição Ambiental terá palestras e inspeção veicular


O dia do “Controle da Poluição Ambiental” é “comemorado” mundialmente, sendo também reforçado em São Bento do Sul para a sensibilização com ações de cunho orientativo. 
São ações desenvolvidas pela Prefeitura, através do Departamento de Meio Ambiente, em parceria com a ACISBS (Associação Empresarial de São Bento do Sul).
Neste dia 14 de agosto serão proferidas pelo menos três palestras no auditório da ACISBS, iniciando com a recepção às 8:30hs, seguindo com as palestras distribuídas em três temas: “O Gerenciamento de Resíduos Sólidos, aterro Classe I e II” com Boanerges Carneiro Jr; “O Tratamento de Águas Residuárias” com Débora Garcia Emboaba e Jean Marcelo Fuck, e o “Controle de Poluição Ambiental como Estratégia de Competitividade” com o Dr. Joel Dias da Silva e Msc Fernando Scaburri.
Inspeção Veicular
Em paralelo com a realização das palestras, também ocorre a “Inspeção Veicular”, promovido pela FETRANCESC (Federação das Empresas de Transportes de Cargas no Estado de Santa Catarina)com ASTRAN Transportes Rodoviários. Os veículos com motores diesel serão analisados com opacímetro e tacômetro nas variadas rotações de marcha lenta informada, livre, máxima e lenta,conferindo as definições da Resolução CONAMA nº 418 e a Instrução Normativa do IBAMA nº 06/2010. 
A analise é gratuita e além verificar se existe poluição impactante, fornece subsídios para ajustes no caminhão ou caminhonete para melhor desempenho e prevenção. Esta analise apresenta validade de 180 dias podendo ser apresentado para clientes do setor de transporte, voltados para as certificações ambientais, e até mesmo para a Polícia Rodoviária Federal, se precavendo de punição por multa por emissão de poluição.
Os veículos serão recebidos em frente a ACISBS na Rua Afonso Grosskopf, 352 – Colonial.
As palestras e a análise veicular são direcionadas para associados da ACISBS, mas a parceria estende para toda sociedade que apresenta interesse em enriquecer seu conhecimento ou ainda garantir a manutenção correta de seu veículo. 
O evento conta com a participação dos parceiros Hera Sul, ASTRAN,  SAMAE, FETRANCESC e Metaquímica.

Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul