sexta-feira, 22 de maio de 2015

Reichenberg e Böhmerwald - São João Nepomuceno para São Bento do Sul Jan Nepomucký em checo e Johann von Nepomuk em alemão


Reichenberg e Böhmerwald - São João Nepomuceno para São Bento do Sul

Jan Nepomucký em checo e Johann von Nepomuk em alemão

São Bento do Sul é uma cidade que recebeu o nome de um Santo, este está estampado em um vitral no altar da Igreja Matriz, neste vitral podemos observar João Nepomuceno na esquerda, São Bento na direita, Maria acima e no centro e por fim dois anjos no lado superior direito e esquerdo. O impressionante vitral colorido parte da bela arquitetura da Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria inspira é o principal cartão postal no município.
O nome da cidade não surgiu na eminente imigração que iniciou em 1873, mas aqui já existia o rio São Bento que então originou o nome da cidade.
Ainda assim o Santo São Bento, de origem europeia, da cidade italiana de Benedito da Nórcia e foi fundador da Ordem dos Beneditinos uma das maiores ordens monásticas (já foi tema de uma postagem do blog), mas temos no mesmo vitral o Santo João Nepomuceno de origem Boêmia (europeia), representam a religiosidade católica cristã dos imigrantes que aqui chegaram. Neste mês de maio o Embaixador Jiří Havlík Consul Pavel Procházka e Petrl Polakovic estiveram em São Bento do Sul e conheceram a Igreja Matriz.
Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria 

Muitos de nossos imigrantes são da região da Boêmia de Reichenberg e Böhmerwald, regiões de origem germânica, “convidados” a colonizar estas regiões, que durante a imigração pertenciam ao Império Austro-Húngaro, e hoje são da República Checa sendo Liberc e Sumava respectivamente.
São João Nepomuceno é de Nepomuk da atual República Checa. João Nepomuceno é de origem humilde, situação que não impediu de se doutor em teologia, tendo facilidade e desenvoltura para evangelização e pregação. Quando se tornou sacerdote conquistou seu espaço e pelo seu talento natural chegou a ser capelão e confessor da corte, mas de trabalho difícil visto que o rei Venceslau IV apresentava um perfil cruel. Já a rainha e imperatriz Joana (Bavaria) era dotada de toda generosidade e compaixão. O rei sempre austero queria o controle da igreja. A rainha solicitou um bispo de Roma e que deixava o rei ainda mais instigado.
João Nepomuceno recebia as confissões da rainha e o rei Venceslau queria que João corrompesse os segredos e lhe contasse tudo.
Esta violação nunca ocorreu, sendo certo dia torturado, morto e jogado o corpo no rio Moldávia no dia 16/05/1383. Já no dia seguinte a comunidade encontrou o corpo boiando sobre a água, mas com um entorno luminoso com cinco estrelas. O corpo foi levado em procissão até a igreja de Santa Cruz onde está até os dias atuais. A canonização ocorreu em 1729 sendo o mártir da confissão e principal santo de Praga e República Tcheca.

Na imagem dos vitrais na igreja vemos o Santo João Nepomuceno com cinto estrelas sobre a cabeça, o crucifixo e o simbolismo de silêncio ou a demonstração de sigilo as confissões da rainha.

Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria 

Igreja Matriz, neste vitral podemos observar João Nepomuceno na esquerda, São Bento na direita, Maria acima e no centro e por fim dois anjos no lado superior direito e esquerdo