sábado, 9 de maio de 2015

Embaixador Jiří Havlík em São Bento do Sul

Embaixador Jiří Havlík Consul Pavel Procházka e Petrl Polakovic em São Bento do Sul

VEJA TAMBÉM NO YOUTUBE NO ENDEREÇO:

https://www.youtube.com/channel/UChwwqFDao-uXCXmOMtTg0iQ

Impressionou e foi impressionado, o embaixador da República Tcheca Jiri Havlik, que adentrou nas dependências da “Sociedade Ginástica” ao clamor da “furiosa” Banda Treml, e passou pelo corredor coberto com arcos verdes ostentados pelos integrantes do Grupo Folclórico Böhmerwald, devidamente trajados O embaixador (Brasília), o cônsul Pavel Procházka (São Paulo), o historiador Petrl Polakovic, amigos, entusiastas e autoridades do município de São Bento do Sul (SC) se dirigiram ao salão da sociedade para a solenidade.

Após a composição da mesa, o anfitrião Hilário Rank, profere palestra retratando os históricos tempos dos primeiros acessos, aos novos traçados, da comercialização de terras até a pujante imigração, citando a grande representação de pessoas vindas da Boêmia, pelo menos nos primeiros 5 anos de colonização. Estes que deixaram o Império Austro Húngaro, área atualmente integrada a República Tcheca, chegara no Brasil com a mesma bravura e disposição Boêmia para enfrentar as maiores dificuldades que encontravam nas primeiras década sucessivas de 1873.

O embaixador Jiri Havlik fez menção a honrosa recepção, e demonstrou muita gratidão e desejo de relacionamento e aproximação dos sãobentenses para conhecerem as terras na República Tcheca, local da origem de seus ascendentes, destes locais que define de forma mais ampla como união europeia, ao passo das pequenas regiões e com diferentes denominações, mencionadas, sendo uma área de cooperação regional, que guardaram em seus países e cidades um caráter cultural e de época. “Vocês sabem que passamos por muitas dificuldades. Meu país que agora se chama República Tcheca, no século XX o nome e o território mudou por cinco vezes, mas oque não muda é a amizade entre as pessoas. E quero agradecer a vocês que ainda guardam afeição pela origem de seus ancestrais e que vocês consideram a origem deste país” Jiří Havlík.

Petrl Polakovic

Já o historiador Petrl Polakovic, que já estava no Brasil em outras ocasiões, e em especial em São Bento do Sul, fez questão de relembrar dos amigos que já lhe hospedaram e daqueles que também contribuíram para a construção de seu museu, um sonho que se estende, preservando a memória dos imigrantes que por aqui fixaram residência. Já Rose Marie Scharf coordenadora do Grupo Folclórico Böhmerwald recordou do orgulho em representar a cultura o município e a sociedade, nas apresentações que também já correram a Europa, reforçando a necessidade da sustentabilidade da cultura e a necessidade de difusão.

O evento é concluído com apresentações folclóricas, seguido por um coquetel e chopp, ao anexo do segundo piso da sociedade, ao som caloroso da Banda Treml.


Da esquerda para direita: Petrl Polakovic, Deputado Silvio Dreveck, Embaixador Jiří Havlík, Prefeito Fernando Tureck, Cônsul Pavel Procházka, Presidente da Câmara de Vereadores Edimar G. Salomon e no púlpito Hilário Rank.


Banda Treml

Grupo Folclórico Böhmerwald
BANDA TREML 
Mapa mostrando o Império Austro Húngaro, momento que se encontrava esta parte da Europa, quando centenas saíram para colonizar São Bento do Sul - Brasil. Na cor rosa a identificação da etnia alemã. Importante lembrar que o Reino da Boêmia (atual República Tcheca) existiu como monarquia hereditária de 1212 até 1918 , sendo que de 1620 a 1918 esteve anexado ao Reino da Áustria.



Império Austro Húngaro e Império Alemão

Checoslovaquia e atualmente República Tcheca