domingo, 24 de novembro de 2013

Depoimento de Osni José Schroeder



DEPOIMENTO do Prefeito Osni José Schroeder

            Relembrar do Consórcio Quiriri no passado é recordar da minha trajetória política e administrativa. Remetendo ao tempo distante onde delegava funções junto na ACIRNE e mesmo na vida política quando tive a oportunidade de ser vereador por 8 anos, períodos estes que já conhecia o Consórcio sua filosofia e ações ambientais, nas quais também compactuava nos mesmos princípios.
            Assim sendo quando eleito Prefeito e sendo membro do Consórcio Intermunicipal Quiriri, não foi difícil interagir com o tema socioambiental, tendo ainda a oportunidade de interferir para evoluir as discussões para consolidar as ações de melhoria, seja na manutenção de projetos ou na construção de novos desafios.
            O consórcio apresenta um grande mérito de consideração em relação ao trabalho de conscientização ambiental atuante nos quatro municípios  atingindo todas as classes sociais, sendo também o pilar de estruturação de muitas empresas.
            A administração pública em Rio Negrinho vem desenvolvendo várias atividades, atuando dentro dos princípios do consórcio. Entre os programas são destaque o Monitoramento da água o “PIA” , a consolidação do Aterro Sanitário, a reestruturação do antigo lixão, a coleta seletiva, o saneamento, o aproveitamento das garrafas pet no “Natal Encantado” entre tantas ações desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida seja de imediato, médio ou longo prazo. 

            Na temática de saneamento Rio Negrinho avança na distribuição do sistema de coleta de esgoto tendo já executado 60 % do município, devendo chegar em uma cobertura de 90% em 24 meses, tendo a inauguração do sistema de tratamento em 5 de junho.
            A criação das Unidades de Conservação também forma pontos fortes na época, sendo para Rio Negrinho a APA Rio dos Bugres uma estratégia para garantir a preservação de água que pode a ser o futuro manancial de abastecimento do Município. A APA Alto Rio Preto apresenta o potencial do turismo esportivo ou de lazer e ambas passaram por nova demarcação de território,ficando num modelo adequando respeitando a bacia sem impactar com outros setores, como o industrial no caso da APA Rio dos Bugres.
            O Consórcio apresenta uma trajetória próspera sendo importante ilustrar neste momento a visão de futuro com dois projetos importantes, sendo o Licenciamento Ambiental, que deve ser feito pelo Consorcio Quiriri, pelo menos para os de menor potencial poluidor e também o projeto “Lixo Zero” traz a verdadeira sustentabilidade do resíduo num modelo que permite a eliminação do lixo com aproveitamento de geração de energia e substrato orgânico como produto final.
            O Consórcio Intermunicipal Quiriri é o indicador norte das diretrizes de trabalho dos quatro municípios possibilitando ações que somente se complementam por ser um Consórcio, é um modelo que sempre deve ser fortalecido pela somatória dos quatro municípios para benefício social, ambiental e econômico.


Osni José Schroeder

Fonte: Livro"MAIS QUE UMA GOTA" Magno Bollmann
Colaboradores: Marcelo Hübel e Donald Malchinski