terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Moradores da Vila São Paulo conhecem programa ambiental

14/12/2009

Moradores da Vila São Paulo conhecem programa ambiental



O grupo de "Gestão de Resíduos Sólidos" está realizando diversas reuniões, discutindo soluções para o melhor aproveitamento de material orgânico e alternativas para destinação final dos resíduos.

O destaque é a coleta seletiva de material reciclado, no qual será introduzido um projeto piloto no bairro da Vila São Paulo, para envolver a comunidade na ação, com objetivo de conscientizar o maior número de pessoas sobre a responsabilidade ambiental.

Na noite de sexta-feira, 11, aconteceu um encontro na Associação de Moradores do Bairro Brasília, com o propósito de apresentar a ideia, e envolver os líderes comunitários e profissionais do bairro. Estiveram presentes representantes do Departamento do Meio Ambiente, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Comunitário e Cooperativa de Catadores de Material Reciclado.

De acordo com o Diretor do Meio Ambiente Marcelo Hübel, a participação dos representantes é muito importante para estruturar um novo modelo na coleta, onde pelo incentivo sobre o tema, possam envolver os colaboradores, fazendo a diferença no sucesso da arrecadação e adequada separação dos resíduos, destinados para a reciclagem.

O programa prevê o desenvolvimento de material informativo para serem distribuídos nas escolas, comércio, empresa, além de ser feita uma visita em cada residência. Na véspera de implantação será feita uma palestra para toda comunidade para reforçar a participação de todos, na importância econômica, social e ambiental.

Com as pequenas ações do cotidiano, serão mostrados os valores na reciclagem, como na economia dos recursos naturais, além da minimização de uso do aterro sanitário aumentando sua vida útil.

As atividades para a implantação do projeto estão sendo aprimoradas. Rotas de coleta para definir o melhor roteiro, datas apropriadas para coleta, fornecimento de sacos plásticos, estratégia de recolhimento com eco pontos de referência, divulgação e engajamento da sociedade, estão sendo planejadas.

Logo depois, será feita uma avaliação final com a comunidade após um mês de atividades. O programa que no momento está em construção deve apresentar os resultados no primeiro trimestre de 2010.


Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br