quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Estudante e Meio Ambiente mais próximos

16/12/2009

Estudante e Meio Ambiente mais próximos


O Departamento do Meio Ambiente juntamente com a Secretaria de Obras de São Bento do Sul, Consórcio Ambiental Quiriri e o Grupo Escoteiro Desbravador estão desenvolvendo um projeto chamado “Trilha Ecológica”.

Através de um percurso, que está sendo construído, serão realizadas diversas atividades com o objetivo de aproximar o aluno do meio ambiente, assim como conhecer as suas características.

A trilha deve atender diferentes propostas de trabalho com dinâmicas de grupo proporcionando ao visitante a troca de experiência, consciência, conhecimento, comportamento, habilidades e participação, de forma que torne a educação ambiental como forma permanente de ensino.

De acordo com o Diretor do Meio Ambiente Marcelo Hübel, a implantação da trilha só trará benefícios. “A ecotrilha é uma das ferramentas de conclusão do processo de aprendizado gerado na escola, sendo importante pelo contato ao ar livre, na integração com o meio ambiente. Nessa perspectiva é válido dizer que as ações de melhoria dependem da formação individual, pois a sociedade muda quando é possível sensibilizar a pessoa. A trilha traz ao aluno a percepção real do aprendizado, não sendo apenas uma transmissão de conhecimento”, relatou.

O Grupo Escoteiro Desbravador cedeu o espaço para a aplicação do projeto. A Secretaria de Obras atua na construção do percurso, o Consórcio Ambiental Quiriri está entalhando uma placa de imbuia com o logo da trilha, madeira que foi encontrada no programa S.O.S Rio Limpo, etapa Rio Negrinho II.

Já o colaborador Michel Fausto está elaborando o desenho do papagaio de peito roxo, como referência da trilha, pois este sofre ameaça de extinção. A entrada do percurso contempla um portal de Eucalipto com painéis de vidro. Na sequência aparece um anfiteatro ao ar livre onde é possível contemplar as características da Floresta Ombrófila Mista. A trilha em construção deve iniciar as atividades em fevereiro de 2010, conforme o andamento dos trabalhos desenvolvidos pelos parceiros do projeto.


Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br