sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Prefeitura inicia ação focada no desenvolvimento sustentável

03/12/2009

Prefeitura inicia ação focada no desenvolvimento sustentável


Desde maio, a Secretaria de Administração iniciou com os colaboradores da Prefeitura de São Bento do Sul, uma campanha para combater o desperdício de energia elétrica em locais públicos, baseado no programa do governo federal Procel, criado em 1985.

A partir de agora, o Departamento do Meio Ambiente realiza uma parceria com o mesmo objetivo, eliminação do desperdício, reutilização de materiais e principalmente a conscientização dos colaboradores. Ações de gestão ambiental e responsabilidade social serão aplicadas já este ano, para que em 2010 a atividade continue com mais força, com o intuito de permanecer ao longo dos anos.

Na manhã de quinta-feira, 03, os colaboradores se reuniram para conhecer o objetivo do programa Ecoatitude, que visa entre outras coisas, a redução de custos, coleta seletiva, uso da reciclagem e respeito com os nossos recursos naturais. O Diretor do Meio Ambiente Marcelo Hübel, explicou a classificação dos produtos recicláveis e não recicláveis, e como será implantado o projeto no setor público.

Ele também informou que atualmente se perde muito material que pode ser reaproveitado. “A pedido do Prefeito Magno Bollmann, que enfatiza as questões ambientais, estamos implantando o programa, no qual desejamos que dê muito certo, e que sirva de exemplo para outros órgãos públicos e privados. A Cooperativa de Catadores será nossa parceira. Primeiramente faremos uma avaliação para verificar a eficácia do projeto, e depois é só dar continuidade em todas as ações, para evitar o desperdício de água, papel entre outras questões”, explicou.

Educação ambiental

O principal intuito do programa Ecoatitude é espalhar a ideia do respeito ao meio ambiente e melhoria da qualidade de vida, que se tornou uma preocupação global. Com pequenas ações como reduzir a quantidade de lixo, realizar a coleta seletiva, economizar água, energia elétrica e ar condicionado, se atinge a conscientização dos colaboradores e demais grupos, tornando-se no futuro uma atitude permanente.



Prefeitura de São Bento do Sul - Adêise Tanji Barbosa – MTb/SC 03133-JP
(47) 3631-6154 – imprensa@saobentodosul.sc.gov.br