segunda-feira, 8 de abril de 2019

Educação ambiental para os alunos


Educação ambiental para os alunos

Em uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, são realizadas atividades de educação ambiental no Parque Marista na sede do Grupo Escoteiro Desbravador. As ações no local são voltadas para a conscientização e preservação do meio ambiente.


O programa conhecido como “Trilha do Papagaio”, visa a formação conceitual da importância do papagaio-de-peito-roxo, ameaçado de extinção e exclusivo da floresta de araucária. Mas o período de aprendizado vai além de sua espécie bandeira, tendo ainda o conhecimento sobre a flora, a dispersão de semente, a sucessão florestal, a fauna com ênfase na identificação de espécies e no comportamento dos mamíferos, a percepção do ambiente, e muito mais.

Para o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, o propósito é atender a Política Nacional de Educação Ambiental, com enfoque holístico e participativo, com a interdependência entre o meio natural, socieconômico e cultural.

Pelo entusiasmo dos estudantes em contato com o ambiente natural é despertado a conscientização, numa forma apropriada para fixação do ensino. Neste contexto são realizadas cerca de 6 dinâmicas em grupo, sendo aplicadas conforme o nível da turma. Este formato que envolve corpo e mente provoca a mudança de comportamento com o aprendizado, com o desejo sincero de proteger a natureza nos preceitos da sustentabilidade.

--
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de São Bento do Sul