quarta-feira, 18 de abril de 2018

S.O.S Rio Banhados 2018 - Limpeza de rio.


Programa S.O.S Rio Limpo no Rio Banhados

O Programa S.O.S Rio Limpo chega nesta quinta-feira (22), ao Rio Banhados. A ação, em comemoração ao Dia da Água, será as 8 horas, com saída na Vila Schwartz, e consiste na limpeza do rio e suas margens, além de orientação aos moradores. 
Realizado em parceria entre o Samae, Secretaria de Obras, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Secretaria de Educação e Departamento de Meio Ambiente, o Programa S.O.S Rio Limpo tem como objetivo minimizar as ações de enchentes causadas pelo acúmulo de material na entrada de tubulações; Minimizar os efeitos de poluição e comprometimento da qualidade da água; Minimizar o odor dos rios causado pela poluição, principalmente de efluente cloacal; Minimizar os problemas de contaminação por agentes parasitários; e Melhorar as condições de vida existentes nos rios e garantir a sobrevivência de espécies do habitat.
“Durante o programa ocorre a limpeza do rio e suas margens, e algumas informações são repassadas aos moradores, como a necessidade de construção de fossas sépticas entre outras”, disse o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Marcelo Hübel.


Sobre a ação desta quinta-feira (22) o diretor explica que o Rio Banhados recebe este nome porque é a microbacia que mais apresenta regiões de banhados, ambientes naturais, de grande importância para a fauna e flora característicos destes locais, além de favorecer na retenção de água. O rio complementa ainda o abastecimento de água da cidade de Rio Negrinho. “Por conta disso, estudos estão sendo finalizados a fim de implantar o programa Produtor de Água do Rio Banhados. O Rio Banhados receberá o Pagamento de Serviço Ambiental (PSA), pois no futuro será um ponto de captação de água para abastecimento público, considerando que o Rio Vermelho, atual captação, apresenta uma limitação de coleta permitida pela outorga cedida pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável”, comentou. 
Viviane de Vargas Miranda
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de São Bento do Sul