Museu Natural na lista do IBRAM
O Cadastro Nacional de Museus, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, realiza a atualização dos dados dos museus procurando gerar conhecimento diversificado. O Museu Natural Entomológico Ornith Bollmann está entre os 3500 museus mapeados em todo Brasil e registrou resultados comparativos impressionantes, com um salto de 325 visitantes em 2016 para 1580 visitantes em 2017.
Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Marcelo Hübel, somente as visitas de final de semana superaram em quantidade os visitantes totais de 2016. “O diferencial é a participação na Semana de Museus, Primavera de Museus, a divulgação no site da Prefeitura, as redes sociais e a colaboração dos jornais impressos, grande impulsionador das informações para a população. Ainda assim, muitas pessoas não conhecem o Museu Natural. Quem faz o diferencial de visitantes é a valorosa presença da população e turistas”, disse.
O prédio, localizado na Rodovia dos Móveis - SC 418, nº 15 – bairro Mato Preto, apresenta uma arquitetura em estilo germânico e abriga a cultura de São Bento do Sul e região, como o histórico das Indústrias Artefama e Zipperer, onde são evidenciadas a fase econômica da fabricação de artefatos de borboletas, com demonstração das bandejas e quadros de época. Os painéis ainda trazem a história dos principais nomes que marcaram a cidade com a tradição de “cultivar borboletas”.
O prédio ainda abriga mais de 5000 borboletas, algumas em exposição e outras no acervo. “Entre as principais peças também estão os animais taxidermizados, utilizados para educação ambiental, com espécies raras e até já extintas para a região, como a onça-pintada. Outras salas apresentam atrações de encher os olhos, trazendo conhecimento, sensibilização e responsabilidade socioambiental”, convida o diretor.
O Museu está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e nos sábados das 9 às 12 horas.