quarta-feira, 4 de julho de 2012

Polícia Ambiental recebe Posto Avançado em São Bento do Sul


03/07/2012
Comunidade pede e Polícia Ambiental recebe Posto Avançado em São Bento do Sul
Na tarde do último sábado (30) o prefeito Magno Bollmann juntamente com Walcir Cravi Gonçalves, da Associação de Transporte do Norte Catarinense – ASTRAN, estiveram nas instalações da antiga escola Angelina Soares Pereira, que através de uma grande parceria entre a administração pública e a ASTRAN foi totalmente reformada e adequada à receber as instalações de um Posto Avançado da Polícia Militar Ambiental.
Durante a solenidade de inauguração do posto avançado que contou com a presenta de diversos moradores de Rio Natal, dos oficiais da polícia militar ambiental, demais autoridades e convidados, o comandante da 2a Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Joinville, Major Adilson Schlickmann Sperfeld destacou a grande parceria em ações ambientais e amizade com o prefeito Magno Bollmann desde o ano de 1996.


 
Na ocasião Major Adilson disse que são muitos os municípios que solicitaram já uma unidade avançada da Polícia Militar Ambiental, mas que foi o histórico de grande ações e parceria que pesou a favor de aceitar a instalação da unidade em São Bento do Sul na localidade de Rio Natal.
 
Major Adilson ainda destacou a ótima estrutura que foi preparada e fez questão de afirmar as ótimas condições do espaço para atividades de instrução não só com os policiais, mas com educação ambiental para a comunidade e para as crianças das escolas de toda região.
 
Walcir Cravi Gonçalves, secretário executivo da ASTRAN, destacou a parceria com a administração municipal.
 
Walcir disse que a ASTRAN abraçou este projeto e que ações em prol do meio ambiente são sempre bem vindas.
 
O prefeito Magno Bollmann agradeceu a parceria com a ASTRAN e disse que através destes esforços conjuntos grandes projetos estão sendo realizados em São Bento do Sul.
 
Magno fez questão de dizer que a unidade avançada da polícia ambiental foi instalada atendendo aos pedidos da comunidade. “Quero dizer aos nossos agricultores que não estamos empurrando nada goela abaixo. Esta unidade está aqui porque em diversas reuniões da APA os próprios moradores da região solicitaram esta aproximação com a polícia ambiental. Nós estamos aqui atendendo aos pedidos da própria comunidade”, disse o prefeito.
 
Após proceder com a entrega das chaves e o descerramento da fita inaugural, todos participaram de um coquetel oferecido pela ASTRAN.
 
 
Histórico
A inspiração para a instalação da unidade avançada da polícia ambiental em Rio Natal foi um dos projetos sugeridos no Plano de Manejo da APA Rio Vermelho/Humbold, que passou por regulamentação de lei.
 
Durante as oficinas da APA a comunidade solicitava uma maior aproximação da Polícia Militar Ambiental, ideia esta que foi muito bem recebida pelo Major Adilson Schlickmann Sperfeld durante visita do prefeito Magno Bollmann, diretor de meio ambiente Marcelo Hübel e engenheiro ambiental e coordenador de qualidade da ASTRAN Boanerges Carneiro Jr, a sede da 2a Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental de Joinville no dia 07 de novembro de 2011.
 
E após a visita, a ideia do Posto Avançado da Polícia Ambiental em São Bento do Sul foi ratificada com aassinatura do termo de parceria entre Prefeitura de São Bento do Sul, 2a Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Joinville e ASTRAN – Associação de Transporte do Norte Catarinense, fato este de grande importância e ocorrido no dia 16 de dezembro de 2011, durante a solenidade de inauguração do Museu Natural Entomológico Ornith Bolmann.
 
Através desta grande parceria o município disponibiliza à Polícia Ambiental a estrutura de uma antiga escolana localidade de Rio Natal, reformada para abrigar o Posto Avançado da Polícia Ambiental para São Bentodo Sul e região.
 
Toda a reforma e aquisição da mobília foi realizada pela ASTRAN, que investiu mais de R$ 18.000,00 para deixar o imóvel adequado para o Posto Avançado da Polícia Ambiental.
 
Toda a estrutura está preparada para abrigar os policiais e ainda para receber a comunidade durante a realização de palestras ou cursos que poderão ser oferecidos neste local.
 
 
Prefeitura de São Bento do Sul – Joberth Krause – MTB 4280/SC