quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Ambiental 2009 prossegue até sábado

04/11/2009

Ambiental 2009 prossegue até sábado


Município: Nosso Ambiente”. Com este tema, teve início nesta quarta-feira, dia 4, a Ambiental 2009 – Feira e Congresso do Meio Ambiente, que acontece no Pavilhão de Eventos da Promosul, em São Bento do Sul, e que prossegue até sábado, dia 7. O evento tem organização do Consórcio Intermunicipal Quiriri e apoio da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs).

Durante a solenidade de abertura, o prefeito de São Bento do Sul e presidente do Consórcio Quiriri, Magno Bollmann, falou da importância do evento não só para São Bento do Sul, mas também para os municípios de Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá, também integrantes do Consórcio Quiriri. “Hoje nossa região está em festa”, observou o prefeito.

Para Magno, discussões que envolvam o meio ambiente são sempre bem vindas e devem sim ter espaço nas comunidades. “Devemos debater sobre o tema e encontrar formas de um convívio harmônico entre ser humano e natureza, com uso sustentável dos recursos naturais”, frisou Magno.

Para o deputado estadual Silvio Dreveck, que quando prefeito de São Bento do Sul esteve a frente de três edições da Ambiental, nos últimos anos houveram grandes avanços na área ambiental, mas ainda pequenos se comparado com as devastações que ainda são presenciadas. “O tema ambiental deve ser debatido. É necessário políticas públicas para manter nosso ecossistema”, disse.

Já o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Onofre Santo Agostini, falou que é no município que os problemas – sejam eles ambientais ou não - devem ser resolvidos. “O Brasil é abstrato. Ele é um conjunto de Estado. Santa Catarina também é abstrata, já que é um conjunto de município. Só os municípios é que são concretos e é neles que estão os problemas, e também as soluções. E a Ambiental é um destes locais onde soluções serão discutidas”, discursou o secretário de Estado.


O Congresso

Durante o congresso, que prossegue até sexta-feira, dia 6, vários temas ligados ao meio ambiente serão debatidos. Ontem, aconteceu a palestra “Gestão Ambiental e Social o Terceiro Setor”, com Takashi Yamauchi, consultor do Siai – Sistema de Apoio Institucional, tendo constituído mais de 3.200 entidades do terceiro setor. À tarde, aconteceu a palestra “Questão Ambiental e a educação formal com ênfase no papel das universidades e do ensino público”, com Nelma Baldin, pós-doutorada em História Patrimonial, Ambiental, e Educação Ambiental, pela Universidade de Coimbra (Portugal).

Nesta quinta-feira, a partir das 10 horas, acontece a palestra “Competências municipais em meio ambiente”, com Izabella Mônica Vieira Teixeira – Secretária Executiva do Ministério do Meio Ambiente; Cristiane Casini – Coordenadora Jurídica da FUJAMA e Secretária Executiva da ANAMMA; Cláudio Langone – Consultor Ambiental; e Laura Silva Valente de Macedo – Diretora Regional para a América Latina e Caribe – ICLEI

À tarde, às 14h, é a vez da mesa redonda com o tema “Flexibilização da legislação ambiental”, com João de Deus Medeiros, Diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente; e Rode Anélia Martins – OAB/SC. Após, às 16h30, acontece a palestra “Mecanismo de auto suficiência financeira do orgão municipal ambiental”, com Valdemir Bruno Goldmeier, Coordenador do Núcleo de Meio Ambiente da Federação das Associações dos Municípios do RS.

Na sexta-feira, dia 6, às 10h, acontece a palestra “Sustentabilidade sócio-ambiental na nova economia”, com Valéria Rusticci – Bióloga Responsável pelo Núcleo de Educação Ambiental e Pesquisa da SOS Mata Atlântica. E das 14h às 18h30, acontece palestra com os temas “Pagamento de Serviços Ambientais (PSA)” e “Aspectos legais no PSA”, com José Gustavo de Oliveira Franco, Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento – Advogado Associado de Passos de Freitas & Oliveira Franco Advocacia Socioambiental. Após, acontece a palestra “Serviços ambientais baseados na relação entre floresta e água – o programa produtor de água”, com Fernando César da Veiga Neto – Doutor em Desenvolvimento Rural – Gerente de Serviços Ambientais na The Nature Conservancy (TNC). Finalizando o congresso, haverá painel com participação dos palestrantes e Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú.




Prefeitura de São Bento do Sul – Fabiano Kutach - DRT/SC 02844 - JP
47 3631-6132 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br